30 de outubro de 2011

O problema de saúde de Lula e as aberrações da Internet

Como muitos devem estar sabendo, estão surgindo na Internet comentários torcendo para a morte do Lula ou mandando ele se tratar no SUS.
Sobre essas aberrações posto abaixo um ótimo artigo que o amigo de Facebook Galvão Junior escreveu lá. Muito bom!

Lula enfrenta o câncer, e a vitória está prevista para o primeiro turno
Por Galvão Junior

"Vejam bem, eu acho uma falta de humanidade desejar que alguém morra. Não estou falando das vezes que se fala da boca pra fora quando se está com raiva. Mas é uma ignorância desejar que alguém que possua câncer morra. Porque o câncer, de fato, mata, ao contrário da sua raiva contra a pessoa. Veja que é totalmente diferente.
Quer dizer, as pessoas inundam a timeline com posts sobre “maldito câncer” e não têm vergonha na cara de depois desejar que uma pessoa morra dessa mesma doença. Vista a carapuça se quiser.
Eu fico me perguntando, e talvez, perdendo o meu tempo, sobre o que se passa na cabeça de um cristão que fala uma merda dessas. Vcs estão sendo irresponsáveis, sério. É difícil acreditar que alguns desses sejam meus amigos, principalmente se vc me conhece e conhece alguém que morreu com essa doença. Estão sendo irracionais e cegos pelo fanatismo político. “O câncer não é instrumento de vingança política, não é uma lição de vida, não é um livro didático! Ele só ensina que é preciso vencê-lo. Nada mais!” (Reinaldo Azevedo).
Por outro lado, é ter um horizonte muito curto achar que se o Lula tratar-se pelo SUS a situação da saúde vai mudar, ou que deveria ser assim pra que ele provasse do resultado de sua administração em relação à saúde. Vcs por acaso moram em que planeta? Saúde, educação, segurança etc, no estado em que estão não são resultados da administração do ex-presidente. O Brasil nunca foi uma Noruega, Finlândia ou França. E o Brasil não pirou depois do PT, vejam os índices!
Ainda sim, não faz sentido quem é rico, no caso de Lula, que deve acumular rendimentos na casa dos milhões ao ano, ocupar uma vaga num hospital público de quem não pode pagar por hospital privado (No caso do Sírio-Libanês o custo do convênio NOTRE DAME para internações é de R$ 8.900,00). Vale lembrar, para os de memória conveniente curta, que ter dinheiro não significa nada quando se trata de câncer. Nem ser rico e nem ser um político influente. Dou dois exemplos: ex-vice-presidente José Alencar e Stevie Jobs. Verdade, nem o poderoso magnata, com toda a sua fortuna escapou do câncer.
É esse tipo de gente, com um comportamento raso que quer mudar o Brasil? Me desculpe, mas eu não quero morar nesse mesmo país de vocês.
Vms melhorar a saúde do Brasil, sem cruzar a fronteira do bom senso. Faça com cidadania e não com vingança. Pra construir um Brasil sério vocês tem que amadurecer primeiro.
E vocês da oposição(PSDB e DEM), DEVEM ter uma postura não apenas civilizada, mas humana. Parem com isso, é ridículo. Vá comentar então o fato de José Serra ter sido transferido de helicóptero pra um hospital top de linha no Rio de Janeiro quando jogaram nele UMA BOLINHA DE PAPEL."

6 comentários:

Anônimo disse...

"O Câncer de Lula me envergonhou"

"Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?

Lula teve muitos problemas. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.

Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.

Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Gilberto Dimenstein."

Ryan disse...

Excelente análise do Galvão daquilo que vc chamou corretamente de "aberrações da internet".
Abraço.

Anônimo disse...

Se o câncer fosse no FHC, a reação dos petistas radicais seria idêntica a esta da turma raivosa Anti-Lula.

rc disse...

Prezado anônimo das 12:59h,
Você está criando hipóteses. O correto é comentar sobre fatos reais.

Mas, se por hipótese acontecesse isso, também estaria errado. Ninguém pode ou deve comemorar um câncer de outrem. De que partido for.

Não podemos deixar de ficar indignados com twitters do tipo abaixo, feitos por um presidente de uma das Juventudes do PSDB. Trata-se uma cria direta do “casamento” do jornalismo de esgoto com a política lixo.

“NÃO TO FELIZ NADA… SE ESSE PORRA MORRER VAI VIRAR MARTIR E BRASILEIRO IDIOTA VAI VOTAR NO PT POR CAUSA DELE”.

“ASSINOU O ATESTADO DE CACHACEIRO RT @UOLNoticias Tumores na laringe têm relação direta c/ tabaco e bebida, diz médico”.

“hahaha #Lula lá no SUS RT @PSDB: QUE O LULA VENÇA O CANCER, PQ PRO FERNANDO HENRIQUE ELE PÉRDEU 2 VEZES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK” .

“Gente, eu não gosto de desejar a desgraça pra ninguem, mas se o LULLA ficasse sem falar ia ser mto bom pros nossos ouvidos rsssssss”.

Anônimo disse...

Prezado rc,
sem criar hipóteses e citando fatos reais ocorridos no passado, o falecimento de Sergio Motta, Ministro das Telecomunicações de FHC e o "trator" das privatizações, causou grande comemoração dos petistas radicais. Não defendi a reação, que é errada, mas citei que ela ocorre em função da raiva e da mágoa, em todos os partidos políticos, independentemente se o doente ou o morto é bandido ou mocinho.

rc disse...

Ok.
Concordamos então que reações como essa devem ser encaradas como um absurdo total.
Como o que está acontecendo agora é com o Lula vamos então nomear esses carniceiros imbecis e não aceitar tal fato.
Se acontecer daqui pra frente algum problema com alguem da atual oposição agiremos da mesma forma.
O que não dá é ficar justificando o absurdo de alguns por causa do erro do passado de outros radicais.