7 de outubro de 2012

Festival de cinema do Rio - "O Dia que durou 21 Anos." Conheça os detalhes de uma história escabrosa e muito recente contra o povo brasileiro!

Não tem sido fácil o tempo corrido, os atuais compromissos, o sono pouco curtido e a minha ausência deste espaço virtual tão querido... mas o que eu quero mesmo destacar nestes instantes antes de mais um processo eleitoral,  é o fato de nesta semana eu ter conseguido afinal assistir a este filme documentário - uma co-produção da TV BRASIL que foi ao ar em 2011 - e fiquei particularmente inflado pela fita, pela qualidade da produção, pela corajosa narração e pela importância histórica para o nosso país e para este povo humilde e tropicalmente desatento, para dizer o mínimo! Leia o que pensa o Jurista Fábio Konder Comparato sobre este tema: AQUI

E olha que o cinema tem este poder! Oferece o real, o óbvio, o que está diante dos olhos...mas a maioria de nós ainda assim fica no imaginário, no sonho desconexo, num estágio letárgico de consciência inconsciente, forças da inércia de nossa formação colonial, escravocrata e tropicalíssima!

No entanto mais uma eleição!

Já o filme foi e é um esforço de fato fantástico para tentar explicar para a nossa gente o que se deu naquele tempo, os momentos de angústia vividos pelos líderes mais nacionalistas e populares de nossa história recente...algo sinistramente parecido e análogo com os acontecimentos atuais por aqui, com esta banalização do julgamento do PT em pleno STF!!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é capaz de fazer a extrema direita no Brasil, contra os interesses da população brasileira, no sentido da aniquilação dos trabalhadores e dos menos favorecidos deste continente, então não perca de vista este documentário.

Encontrei cópias na internet, ainda não pude assistí-las, mas já estou postando aqui no blog...a importância do tema e as urgências políticas do momento não nos permitem esperar...     




"Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares

Segundo Episódio: Cenas da morte de John Kennedy e a posse de Lyndon Johnson abrem este capítulo, dando sequência à estratégia dos Estados Unidos de impedir ao que o sucessor de Kennedy chamou de "um outro regime comunista no hemisfério ocidental". "Vamos ficar em cima de Goulart e nos expor se for preciso", diria Jonhson, numa referência ao ex-presidente João Goulart. Imagens focam no discurso de Jango, apelido de Goulart, na estação Central do Brasil ( Rio de Janeiro) , em 13 de março de 1964, que foi considerado uma provocação pelos arquitetos do golpe. Os americanos já preparavam o esquema, enviando suas forças militares para o "controle das massas", como se refere um dos entrevistados. Paralelamente, articulações para levar o marechal Humberto Castelo Branco ao poder estavam sendo engendradas. As forças americanas não precisaram entrar em campo. João Goulart pegou o avião, foi para Brasília e depois para o sul do país. Por que Jango não reagiu"? É uma questão posta na tela. O general Cavalcanti, oficial da guarda presidencial, resume: "Lamento que foi um golpe fácil demais. Ninguém assumiu o comando revolucionário" Os Estados Unidos estavam mobilizados para, em caso de resistência, fazer a intervenção militar pela costa e assim ajudar os militares. As correspondências de Lincoln Gordon com o primeiro escalão da Casa Branca são mostradas ao público, explorando as ações secretas junto às Forças Armadas, a reação da imprensa e dos grupos católicos no Brasil. Os Estados Unidos reconhecem o novo governo e imagens da vitória e manifestações de rua entram em cenas"



Terceiro episódio do documentário "O Dia que Durou 21 anos", que apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil". Uma coprodução da TV Brasil com a Pequi Filmes, com direção de Camilo Tavares."

2 comentários:

MC disse...

Excelente tema para um dia de eleições.

Ryan disse...

Marcos e Luiz Felipe parabéns por mais uma vez atuarem nas semanas precedentes às eleições no sentido de esclarecer ao público o que está em jogo em muitas ações da mídia e de outras instancias.
Uma grande prestação de serviço que espero se repitam em outras eleições, como já fizeram antes, sobretudo na eleição da Dilma.
Abraços para vocês.