26 de outubro de 2012

O "Livro Branco de Defesa Nacional"

O "Livro Branco" é uma espécie de carta de intenções expressa pela Nação aos diversos setores da sociedade nacional e internacional. Um exercício fabuloso de transparência em busca do aperfeiçoamento da identidade nacional do nosso povo e da confiança das demais nações com o Brasil.

Tomei conhecimento esta semana de que o Brasil lançou no último mês de Julho o seu primeiro "Livro Branco de Defesa Nacional", apresentado ao Congresso Nacional pela Presidenta Dilma e pelo Ministro da Defesa, o grande Celso Amorim,  um marco nacional, pois o nosso país é um dos últimos, senão o último entre as grandes Nações, a apresentar o seu "Livro Branco".

Não me lembro de ter visto qualquer destaque na imprensa, mas o tema é fundamento para o fortalecimento de nossa democracia e cidadania, daí a importância da divulgação, do destaque necessário e do esperado debate em torno do tema pelos diversos segmentos da sociedade brasileira.

Muito do que lá foi produzido se deve ao atual momento pujante de nossa economia e de nossa história recente de fantástica inclusão social, frente à crise que se agrava em todo o continente Europeu, Oriente Médio e nos EUA. Boa parte do mundo nos olha com inveja e preocupante intenção de ganância comercial e financeira.

As recentes descobertas do Pré-sal pela Petrobras, também fazem parte do enredo e das estratégias de defesa apontadas no referido livro, fato revelador e identificador do que hoje é chamado de "Amazônia Azul" pelos especialistas no assunto. Mas não é só, há muito mais por lá!

Portanto, penso que dar visibilidade a esta obra, faz parte da luta em favor da soberania nacional e do povo brasileiro, particularmente neste tempo estranho de fragilidades da democracia em todo canto do mundo, e, ainda mais em nossas raias nacionais, quando atônitos assistimos aos evidentes excessos praticados pela imprensa de massa que por aqui imperam, em vergonhosa e descarada parceria com setores do Judiciário.

Para acesso ao livro na íntegra, basta clicar no endereço abaixo:

http://www.camara.gov.br/internet/agencia/pdf/LIVRO_BRANCO.pdf

2 comentários:

Anônimo disse...

A reativação da 4ª Frota americana que atua no Atlântico e Pacífico Sul mostra bem a disposição do (ainda) Império Militar. E isso aconteceu depois da descoberta do Pré-Sal...
Ótimo esse Livro Branco que a imprensa não comentou. Resta agora o governo investir pesado no reaparelhamento humano e mecânico das Forças Armadas do Brasil.
A indústria brasileira está apta para isso.

Jonas disse...

Interessante e importante a divulgação.