1 de outubro de 2012

Joey Ramone: New York City (e Plain White T's, Tim Burton, Stephen King e Frankenweenie)

Devo sempre considerar que boa parte dos nossos estimados leitores não são iniciados nos meandros do Rock. Pelo menos em seus milhares e milhares de detalhes.
Assim é bom dar uma pequena introdução ao tema que escolhi para este post, que nada mais é que um videoclipe muito legal mostrando pessoas com jaqueta de couro, cantando uma canção e mostrando o tempo todo a cidade de Nova Iorque.
Punk Rock foi um estilo que surgiu no Reino Unido em meados da década de 1970 do século passado. Em sua maior parte tinha temática de crítica social e a sonoridade apostava em um retorno à simplicidade básica do Rock - nada muito mais do que três acordes.
Do outro lado lado do Atlântico, com algumas características próprias, o Punk também tinha seus representantes.
Talvez o maior deles, que atravessou décadas para além do movimento, foi o grupo novaiorquino Ramones que viria a ter seu nome intimamente ligado àquela cidade.
O núcleo dos Ramones foi formado por volta de 1974 com Joey Ramone (vocalista), Dee Dee Ramone (baixista) e Johnny Ramone (guitarrista). Apesar do sobrenome não eram parentes, apenas adotaram como nome artístico, uma brincadeira, bem como o quase uniforme: calça jeans e jaqueta de couro.
Ao longo de mais de 20 anos de carreira e 15 discos de estúdio pelo menos mais cinco componentes passaram pela banda.
Infelizmente os três criadores do grupo já se foram.
Joey, o mais popular, partiu em 2001, com 49 anos, vítima de câncer linfático. Dee Dee, 51 anos, em 2002 por overdose de heroína e Johnny em 2004 devido à cancer de próstata aos 55 anos.
O vídeo que touxemos é bem recente. Foi gravado este ano nas ruas de 'New York City' com diversos amigos e desconhecidos dublando a música que foi inserida em um disco póstumo de Joey ("...Ya Know?", que reúne demos e faixas inéditas que o vocalista gravou durante seus últimos 15 anos de vida) lançado no ano passado.
O diretor Greg Jardin utilizou centenas de fotografias para montar o clipe.
Em Nova York existe uma "Joey Ramone Place" em homenagem ao cantor.
Assistam em tela cheia clicando nas setinhas que se encontram na parte inferior à direita. E não precisa gostar de Rock para achar o vídeo legal.


 
Em complemento:
A seguir um vídeo da banda Plain White T's.
E o que eles tem a ver com os Ramones?
É que a banda regravou um dos maiores sucessos do grupo: "Pat Sematary", canção baseada em livro do Stephen King, composta pelo grupo para a adaptação cinematográfica.
Essa versão entrou como trilha sonora do mais recente filme de Tim Burton, a animação "Frankenweenie".
Ficou legal mas... nostalgicamente preferia que fosse a original, registrada em 1989 para "Cemitério Maldito" (título do filme no Brasil). O escritor Stephen King era fã e amigo do grupo.



Sinopse - A história de “Frankenweenie” centra-se em Victor, um pequeno rapazinho que vê o seu cão, Sparky, ser mortalmente atropelado enquanto brincava com ele na rua. Ao ler o livro “Frankenstein”, Victor tem a ideia de utilizar os ensinamentos de Victor Frankenstein para dar vida ao seu cão, no entanto, esta sua ideia acaba por não surtir os efeitos desejados.
P.S.: Bom mês de outubro!

3 comentários:

Zeca Ramone disse...

Como fã incondicional dos imortais Ramones agradeço e parabenizo por este texto e o novo clipe que eu não tinha visto ainda.
Concordo com você, a versão do Plain White ficou muito pop para uma música dessa. Ramones!
Valeu!!!

Anônimo disse...

Também agradecemos em nome do fã-clube.
E esse filme do cachorrinho parece ser bem legal. Tétrico e humorístico ao estilo do Tim Burton.

Fernando Motta disse...

The Cure está na trilha sonora desse filme; como sempre, inusitados...