26 de novembro de 2012

André Trigueiro sobre o Black Friday: uma ótima análise das liquidações

Tradicional nos Estados Unidos, o "Black Friday" - superliquidação anual depois do feriado do Dia de Ação de Graças - passou a ser adotado no Brasil nos últimos anos e em 2012 fez bastante estardalhaço.
Aconteceu na última sexta-feira e foi bastante questionado, inclusive pelos Procons, de que estavam "maquiando" as ofertas: aumentavam os preços às vésperas e depois diminuiam no dia.
Comprar em liquidação é sempre uma ótima opção desde que sejam ofertas verdadeiras e preferencialmente adquirir as coisas que estamos precisando ou temos vontade de ter e não conseguimos a preços normais.
Mas na maioria das vezes não é assim. Com a "sociedade de consumo" já consolidada é difícil para boa parte das pessoas escapar dos apelos e armadilhas comerciais. E eu estou nesse time. Até porque vende-se também a promessa de que ideal de felicidade é o possuir.
E é nesse tipo de análise que o jornalista André Trigueiro avança nos dois arquivos de áudio (da rádio CBN) que inserimos a seguir.
Acho o André um dos grandes jornalistas brasileiros na atualidade e sua atuação na área ambiental é exemplar, vide seu programa "Cidades e Soluções" na Globo News.
Vale a pena ouvir. Cada arquivo tem em média 11 minutos.
Wikipedia: "André Trigueiro é coordenador do livro 'Meio Ambiente no Século 21' (Editora Armazém do Ipê/Autores Associados, 2005) e autor dos livros 'Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação' (Editora Globo, 2005) e 'Espiritismo e Ecologia' (Ed. Federação Espírita Brasileira, 2009)."




Black Friday é movimento de manada
Dia de megaliquidação é traço cultural da sociedade de consumo, quando as pessoas compram o que não precisam apenas para participar.



Ter postura consumista não favorece o ser humano, que nunca se sente completamente recompensado
O Ministério do Meio Ambiente e Instituto Alana lançaram a cartilha ‘Consumismo infantil na Contramão da Sustentabilidade’.

Se por algum motivo o seu computador (ou Smartphone) não conseguir com que os players atuem, acessem o seguinte link: André Trigueiro - CBN.

2 comentários:

Anônimo disse...

O André foi por muito tempo apresentador do Jornal das Dez na mesma Globo News.

Anônimo disse...

E a Julia Feldens, como fica? A menina vai chorar. BUAAAAAA

See ya