7 de novembro de 2012

Sinestesia: Música & Cores

Wikipedia: "Sinestesia (do grego (syn) "união" ou "junção" e (esthesia) "sensação", é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica."

Vejam essa frase, aplicando a figura de linguagem: "Era uma sonoridade aveludada como a superfície de uma flor" (Giuliano Fratin) - (sonoridade = audição / aveludada = tato)".

Esta rápida explicação é porque é este o título deste projeto visual/sonoro que tenta 'musicar' diversas cores ou dar cor a 16 músicas.

Não acredito que haja nenhuma pesquisa científica por trás disso, apenas criatividade: a tentativa de unir sons e cores através da percepção do artista. Neste caso um DJ que fez boa mixagem pois as músicas vão entrando na sequencia sem grandes impactos de continuidade.

Mas tem mais uma atração. Os veículos escolhido para apresentar as músicas (quase todas instrumentais) são o LP e o toca-discos, em um resgate que vem em bom momento.

Eu achei muito legal. Vale a pena ver as músicas e ouvir as cores através da rotação do velho vinil. Lado A e Lado B.

Atualizado às 13:00h: No site Synaesthesia Eight Five vocês podem ouvir cada música na íntegra e, se desejarem, baixar todas gratuitamente! 

3 comentários:

Lívia Blondet disse...

Adorei!!!
O melhor é que no site dos criadores do projeto tem link pra você "ouvir" todas as cores na íntegra!!
http://www.05031985.com/#SYNAESTHESIA

Denise D+ disse...

Show!!!

Marcos Oliveira disse...

Valeu pela dica, Lívia!