22 de novembro de 2012

No meio do caminho havia uma casa (Humor de Quinta-2?)

As coisas não vão bem em Gaza (pelo menos Israel aceitou um cessar fogo temporário) e na Espanha.
Por aqui o julgamento do mensalão - que ninguém tinha mais saco de acompanhar - perdeu espaço para outro espetáculo jurídico, desta vez fora de Brasília, para desgosto de muitos: o caso do goleiro Bruno, que também já encheu o saco.
É verdade que o Joaquim Barbosa mandou ouvir testemunhas do "mensalão" tucano (ação 536) mas não seria o caso de esperar para julgar mais perto das próximas eleições, igual à ação 470?
Por essas e outras é que estou preferindo esses dias, salvo algumas exceções, navegar por temas menos, digamos, "sérios". Mas isso está dentro do escopo de nosso humilde blog.
Dito isto, segue essa quase estranha história.

No meio do caminho havia uma casa 
Coloquei esse fato real que aconteceu na China em nossa série "Humor de Quinta" mas não tenho certeza se deveria ser categorizada como comédia, curiosidade ou drama. Talvez os três.
O fato: a China que constrói milhões de prédios, estradas, linhas férreas, portos, hidreléticas, aeroportos, etc. na velocidade da luz, tudo ao mesmo tempo agora (neste quesito o Brasil precisa melhorar e muito, resguardadas questões humanas e ambientais) às vezes se depara com alguns problemas não necessariamente técnicos.
Como sabemos (ou deveríamos saber) o não muito confiável governo chinês tem uma certa dificuldade emocional em lidar com fatores humanos. Não que ache que o governo chinês possua algum índice de quociente emocional.
Pois bem, estavam abrindo uma auto-estrada daquelas de alta velocidade e tiravam quem estava no caminho, pagando uma indenização e mandando todos saírem rápido para não atrasar a obra.
Só que entre os que estavam no traçado havia um casal de idosos que se recusou a sair. Alegaram que o valor oferecido pela casa (na verdade um pequeno prédio de quatro andares) a ser demolida era baixo e eles não conseguiriam fazer ou comprar outra residência com aquela quantia, no mesmo nível.
Surpreendentemente o governo chinês acatou a decisão (talvez pelas cobranças internacionais sobre os direitos humanos) mas em compensação não mudou o traçado original da rodovia.
O que fizeram? Deixaram o prédio, os idosos, demoliram tudo em volta e fizeram um pequeno contorno.
Quase inacreditável, quase uma piada. 
Ao que parece o governo resolveu sacanear os pobres donos da casa pois é praticamente impossível continuar morando ali devido ao isolamento, barulho dos carros, possibilidade de atropelamento ou de um caminhão vir direto em cima do prédio.
Vejam as fotos e tirem as conclusões. Se é que dá para tirar alguma conclusão disso.



Um comentário:

Anônimo disse...

Incrivel isso. Depois que li pesquisei na Internet e verdade mesmo. So na China.