13 de novembro de 2012

Cidades Interessantes do Mundo: Xangai

Os seguidores deste blog já perceberam que gostamos de postar vídeos, textos e fotos ligados à natureza, construções que merecem admiração e cidades.
É verdade que pouco temos feito isso nos últimos tempos, época de eleições, julgamento no STF, etc. (ok, musas também...).
Mas mantemos o nosso ecletismo multidisciplinar e vez por outra retornam os temas que não deixamos de gostar.
Sobre "cidades do mundo" (ou à máxima "um dia irei lá"), já registramos aqui visões de Nova York, Paris, Madri, Veneza, Buenos Aires, Rio, etc.
Hoje acidentalmente me deparei com esse video sobre Xangai (eventualmente grafada como 'Shangai') e me lembrei do filme "Skyfall" que vi recentemente. É mais um do agente inglês James Bond e que comemora os 50 anos da série 007.
Tem uma cena que mostra esta cidade à noite, um show de grandes prédios iluminados, uma super-metrópole que guarda características bem próprias por sua história e por ser na Ásia.
O vídeo tem cinco minutos em HD e vale a pena ser visto em tela cheia (cliquem nas setinhas).
Para contrabalançar prometemos postar em breve algumas imagens mais "plácidas", menos agitadas, um pouco de natureza apenas.



"Xangai, por vezes também designada pela forma inglesa Shanghai, é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é administrada como um município da República Popular da China com um estatuto do nível de uma província.

Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil, Xangai cresceu de importância no século XIX devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, com a aquisição do Partido Comunista do continente em 1949, a influência internacional da cidade declinou. As reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo.

A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como o Bund, o Templo da Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design.[6][7] Hoje, Xangai é o maior centro comercial e financeiro na China continental e tem sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia chinesa."  

Nenhum comentário: