4 de novembro de 2012

Rio 2014: Um (ou dois) Alerta(s)

Não se trata da Copa de 2014. São eleições mesmo.
Domingo à noite não é bom momento para falar de política mas dei uma rápida passada nos blogs de nossa lista e vi esse texto no Viomundo do Luiz Carlos Azenha.
Foi um leitor que escreveu e coincide com alguns pontos que tenho observado. Mas nem todos.
Segue para análise dos nossos leitores fluminenses (não necessariamente tricolores, até porque o título já está na mão... rs.)

Dois alertas sobre o Rio de Janeiro
"Aproveito este espaço democrático, para pedir-lhe que alerte os colegas petistas em relação ao perigo político que representa o ex-governador Garotinho. Apesar da negligência da mídia carioca quanto ao fato, a verdade é a seguinte: Ele está mais vivo do que nunca e pode causar sérios problemas ao PT no 2º maior colégio eleitoral do país, onde o partido sempre obteve um excelente desempenho nas eleições presidenciais.
O Garotinho, além de ter conquistado expressivas vitórias nas eleições municipais do estado do Rio ( São Gonçalo/Campos), participou de quase 30 coligações vitoriosas, sem contar que foi eleito Deputado Federal em 2010 com mais de 700 mil votos. Contudo, o perigo maior, é conceder espaço para ele se comunicar e o governo federal não contra-atacar. Ele tem um programa na Rádio Manchete e um blog muito popular (Blog do Garotinho ), onde ataca diuturnamente o PT, a Dilma, o Lula e o Sérgio Cabral. É de dar inveja ao PIG!
Outro alerta: Iludem-se aqueles que acham que o governador Sérgio Cabral é o grande cabo eleitoral da Dilma no RJ. O Cabral está queimadíssimo e desgastado dentro e fora do PMDB, pelos seguintes motivos: Disputa pelo controle do PMDB/RJ com o ex-deputado Jorge Picciani – traído em 2010 pelo Cabral; indisposição com a cúpula nacional do PMDB após usar o Prefeito Eduardo Paes para reivindicar a Vice-Presidência da República para 2014; é visto pelo PMDB nacional como um político inábil e que possui apenas um projeto político pessoal; teve o seu nome ventilado no Caso DELTA, sendo inclusive, flagrado no patético episódio da “Gangue dos Guardanapos”; e possui um alto índice de rejeição entre os servidores públicos estaduais.
Pode anotar: “Na próxima eleição o Cabral não fará o sucessor. E se o candidato do PMDB for o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o partido corre sério risco de não chegar nem ao 2º turno”.
Ainda em analogia à perda do prestígio político do atual governador do Rio, cabe ressaltar o resultado das eleições municipais desse ano, onde se torna perceptível que o grande derrotado chama-se Sérgio Cabral. Apesar do uso vergonhoso da máquina pública e da cumplicidade do TRE/RJ agindo como serviçal do Palácio Guanabara, o PMDB teve o número de suas prefeituras reduzido de 42 para 24.
A derrota só não foi maior, por causa da vitória do Eduardo Paes, que diga-se de passagem, venceu graças aos investimentos que estão sendo realizados pelo governo federal na capital do RJ, referentes aos eventos esportivos de 2014 e 2016.
Quem elegeu o Paes foi a Dilma e não o Cabral. Tanto é verdade, que no interior – onde existe pouco reflexo dos investimentos para Copa e as Olimpíadas – o governador não conseguiu transferir votos para a maioria dos seus candidatos, que tiveram em muitos casos, derrotas acachapantes.
Por último, acho que o governo federal deve fazer uma reflexão a respeito da sua aliança com o PMDB/RJ e, consequentemente, passar a considerar o Senador Lindbergh Farias como o candidato natural a ser apoiado em 2014. O Lindbergh é o único político do estado que reúne condições para derrotar o Garotinho na disputa para o governo estadual. Se o Lula fizer intromissões indevidas e a Dilma chancelar o apoio ao candidato do PMDB, o Garotinho ganhará de bandeja o governo do estado, assim como, a Presidenta sofrerá sérios prejuízos com a perda de votos preciosos no Rio de Janeiro.
O Lula apesar de ser um grande estrategista político, também não deixa de cometer os seus equívocos. Conseguiu eleger um excelente “poste” em São Paulo, todavia, errou feio em: Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus."

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Em complemento, está rolando na Internet uma polêmica sobre a eliminação dos canditos que postaram imagens do cartão resposta do Enem no Instagram. A Veja teria estimulado este comportamento. A questão é que ela não diz que as imagens seriam do cartão resposta. Mas sabia que não era para os estudantes entrarem com nenhum equipamento no local da prova. A polêmica vai longe.

Anônimo disse...

Acho que Sérgio Cabral é um ótimo governador sim, e que o Pezão será a melhor opção para continuar os trabalhos que o governo vem realizando.