22 de maio de 2013

Documentário: A Guerrilha do Caparaó

A Serra do Caparaó é mais uma daquelas cadeias de montanhas bonitas de Minas Gerais. 

Na verdade fica na divisa entre Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

É onde se localiza o belo Pico da Bandeira. Vale a visita ao Parque Nacional.

Aconteceu ali um episódio da história recente do Brasil que muitos não conhecem bem.

Alguns se referem ao fato como o "movimento que nunca se consolidou".

É a Gerrilha do Caparaó.

Este documentário, dirigido nos anos 2000 por Flavio Fredrico e postado no Vimeo (pelo Luiz Carlos Azenha) e no Docverdade, conta um pouco dos detalhes do acontecimento, narrado por alguns dos protagonistas.

Foi o vencedor do Festival "É Tudo Verdade" de 2004.

Interessante.



"Nem todos os militares se venderam para o Golpe Militar. Na verdade, foram os sargentos que, lutando contra  os Generais, garantiram a posse de Jango em 1961. Centenas e centenas deles foram, logo após 1964, demitidos, perseguidos, presos e torturados. Alguns deles lutaram bravamente contra a ditadura.
A verdadeira luta de classes já ocorria dentro dessas instituições.
Caparaó seria a primeira guerrilha do Brasil, mas uma série de fatos transformou numa das mais frustrantes tentativas da nossa história. (docverdade)"

O Parque Nacional do Caparaó

Wikipedia: "A Guerrilha do Caparaó foi a primeira insurgência armada contra o regime militar brasileiro. Inspirado na guerrilha de Sierra Maestra, teve lugar na Serra do Caparaó, divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, no período 1966 - 1967.
Promovida pelo Movimento Nacionalista Revolucionário - MNR, organização baseada inicialmente em Montevidéu, a guerrilha contou com o apoio financeiro cubano, obtido através de negociações entre Leonel Brizola, auxiliado pela A.P e o governo de Cuba. Segundo Denise Rollemberg, alguns membros do grupo - majoritariamente constituído por ex-militares, expulsos das Forças Armadas - também receberam treinamento na Ilha.
Posteriormente o governo cubano teria preferido apoiar Carlos Marighella. O movimento perdeu seu suporte financeiro e os guerrilheiros foram praticamente abandonados no alto da serra."

Um comentário:

Alice in Wonderland disse...

Adorei esse documentário. Gosto muito dessas histórias reais que contam a vida das pessoas. E eu não conhecia essa história dos guerrilheiros, que eram soldados mesmo, do Caparaó. Acho que deveria ser feito um filme e não só um documentário, contando essa interessante história real do início da ditadura. Bjs.