18 de abril de 2014

Para a Sexta-Feira da Paixão

O CD acima eu importei lá pelo início dos anos 2000 (é óbvio que nunca foi lançado aqui, infelizmente).
Originalmente foi lançado por uma gravadora alemã em 1998. A minha edição é da gravadora independente americana "Hearts of Space", dentro de sua séria "Sacred Treasures".
É um que está entre aquelas dezenas de CDs (e vinis) que comprei e ficaram guardados muito tempo. Em outras palavras, pouco ouvi ao longo desses anos.
Ainda com pouco tempo livre (acho que isso só vai melhorar quando me aposentar), estou tentando resgatar aos poucos estas pérolas.
No caso deste, ótimo oportunidade é nesta Sexta-Feira da Paixão.
Trata-se de uma versão atualizada da obra coral do compositor italiano Gregorio Allegri, composta por volta de 1630, baseada no Salmo 50 (em algumas versões é o 51), também chamado "Miserere mei, Deus"(em latim: "Tende misericórdia de mim, Deus"). Na época a peça era cantada de forma restrita à Capela Sistina, acesso apenas ao Papa nas madrugadas da Semana Santa, quando ele se ajoelhava e fazia as orações à luz de velas na atmosfera solene da igreja.
Esta versão contém a obra-prima de Allegri acrescentada de trechos compostos pelo maestro Vladimir Ivanoff que revigora o antigo clássico.
Foi gravado em uma catedral alemã pelo Chorus Onasbrück Boys (Metamorphoses), com acréscimo de um Cornetto (por Ian Harrison), que é uma espécie de trompete muito usado na Europa Medieval.
Vou parar para ouvi-lo hoje e recomendo, por isso acrescentei o mesmo na íntegra, abaixo. Mas é "parar" mesmo. De olhos fechados. Só assim se consegue entrar na atmosfera sagrada, celestial, de misericórdia e renovação da alma proposta por Allegri e complementada por Ivanoff. Afinal trata-se de uma oração. Aliás pode-se fazer a sua própria oração ao som do Cornetto e Coral. Ou apenas respirar pausadamente, meditando.
Com uma ressalva: evite se não se achar no "bioritmo" e pensamento adequados ao que escrevi acima. Pois se não estiver assim vai achar a obra lenta, assustadora, devastadora, triste, horrível, etc.
Por outro lado, se conseguir, a sexta-feira santa estará positivamente garantida para a sua mente, corpo e espírito.
Bom feriado!

Um comentário:

Maria Inês disse...

Lindo! De chorar!
Obrigada.
Bjs.