8 de agosto de 2014

Mais um factoide

A questão de dar ênfase em factoides que atinjam o governo tem dois motivos: tentar diminuir a intenção de votos em Dilma e esconder o que tem surgido que pode prejudicar o candidato neoliberal (a CPI do Tremsalão paulista, o Aecioporto, etc. que não são noticiados). Como disse no post anterior, isso vai até as eleições.

Após fraude da Veja, agora é a vez do Globo
"Agora que ficou provado que a fraude da Veja era uma fraude, chegou a vez do Globo apelar à baixaria eleitoral.
O Globo amanheceu com uma matéria bombástica:
ScreenHunter_4484 Aug. 08 10.15

O título faz uma acusação fraudulenta à Presidência da República.
O IP que teria modificado os wikipedias de Miriam Leitão remete à rede da presidência da república, mas pode ter sido usado por milhares de funcionários, servidores, algum prestador de serviço trabalhando no prédio, jornalista ou mesmo um visitante qualquer que tenha recebido, por gentileza, a senha de acesso ao wifi. 
Brasília não é Washington. Planalto não é Casa Branca. Não rola paranoia e todo mundo pode acessar internet lá dentro. E ninguém é vigiado pela NSA.
O Planalto recebe visitantes e jornalistas diariamente, e sempre se abre o wifi às pessoas.  
Não há nada que prove que o Planalto alterou o perfil dos jornalistas.
A acusação é leviana e irresponsável.
Qual o interesse da Presidência em alterar o perfil no wikipédia de um zérruela como Sardenberg?
O mesmo IP começou a alterar a wikipedia em 2004, como se pode conferir no link abaixo.
A primeira alteração foi no termo Maçonaria.
O mesmo IP alterou termos como “Cavaleiro do Apocalipse”, “Presença Neerlandesa no Brasil”, “Sporting Club de Braga”, “Liga da Justiça”, “Batman Begins”.
Pretender que o Planalto tenha interesse em alterar esses termos é mais que ridículo, é patético.
O Globo já começou a disparar suas balas de prata."
Fonte: O Cafezinho

CALMA, MIRIAM. SUA BIOGRAFIA JÁ ESTÁ ESCRITA
"Na busca desesperada do 3o turno, a Globo News passou o dia inteiro com a “denúncia” de um factóide.
Alguém entrou na biografia da Miriam leitão no Wikipédia para dizer que ela defendeu o imaculado banqueiro Daniel Dantas.
Primeiro problema: como demonstra nota oficial abaixo, lamentavelmente, não há como identificar o autor da intervenção.
Pode até ter sido um dos coleguinhas do Globo, já que há muitos que a tem em altissíma conta.
Segundo problema: leva a biografia do Wikiédia a sério quem quiser. Porque aquilo ali é uma bagunça sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos.
Terceiro problema: se a Miriam jamais defendeu o imaculado será uma exceção no PiG (*). Porque, como se sabe, no PiG ele é imaculado. No Supremo também.
Quanto `a intervenção na biografia de outro “analista econômico” da Globonews é irrelevante ele ser irmão de um economista dos banqueiros.
O citado analista seria um incorrígível neolibelista (**) mesmo que fosse irmão de Leon Trótsky.
Quanto aos pontos cardeais  da biografia da romancista Miriam Leitão já estão esculpidos em pedra – fora do Wikipédia."
Por Paulo Henrique Amorim

Nota do Planalto
"É lamentável que o endereço IP do Palácio do Planalto tenha sido usado para modificar os perfis do Wikipédia dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.
A liberdade de expressão na internet é um direito de todos. Mas é absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão.
Após consulta à Secretaria de Administração da Presidência, constatou-se que é tecnicamente impossível identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas. Isso porque os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses. As alterações nos perfis dos jornalistas, citadas pela reportagem de O Globo, foram feitas em maio de 2013. Diante disso, não é possível identificar as máquinas utilizadas para estas alterações.
Informamos que, desde julho deste ano, um novo software foi instalado e triplicou a memória do servidor do Palácio do Planalto, o que permite arquivar por mais tempo todas as operações dos mais de 3,7 mil computadores vinculados à Presidência.
Outro dado técnico que dificulta a identificação de quem fez as modificações na Wikipédia é o fato de elas terem sido realizadas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wifi. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações.

Ressaltamos que este governo sempre se pautou por uma relação respeitosa com a imprensa. A liberdade de imprensa é um dos pilares da nossa democracia.””

Nenhum comentário: