26 de agosto de 2014

Roupas baratas de qualidade no Brasil e no exterior: da Forever 21 à Primark

Saindo um pouco do tema político que tem dominado o blog nos últimos tempos e entrando em assunto mais leve, sem maiores compromissos. Até para eu evitar certa irritação com alguns 'analistas políticos' e 'jornalistas' extremamente tendenciosos e muitas vezes desesperados.
Vamos lá.
Há muito tempo, em um shopping em São Paulo, olhei em um vitrine uma bela camisa social.
Gostei e resolvi entrar na loja, que era bem chic. Não achava que seria barata, mas me assustei com o preço. Atualizando o valor, seria hoje algo em torno de R$ 900,00. Por uma camisa?
Ok, comprar roupas de grife normalmente é garantia de bom 'caimento', beleza e durabilidade.
Mas existe um termo chamado custo-benefício, e em muitos casos vemos um exagero no que seria a margem de lucro de marcas e estabelecimentos.
Aí, independente de ter o dinheiro ou não, soa até estranho pagar preços tão exorbitantes. Coisas que remetem a um consumismo capitalista exagerado. Aquela história de que tudo tem um limite.
Especificamente em relações à roupas, atualmente existe quase um modismo de aproveitar o momento positivo do país que permite viagens ao exterior e aproveitar para comprar roupas de marca (ou não) a 'preços de banana'. Curioso este termo ser utilizado exatamente para designar o principal destino deste 'turismo de roupas': os EUA.
São tantos os brasileiros por lá, que uma das principais cadeias de lojas de roupas para o público jovem, a Forever 21, resolveu abrir lojas no Brasil prometendo manter os mesmos preços praticados lá, apesar da carga maior de impostos aqui.
Fizeram isso abrindo uma filial primeiro no sofisticado Village Mall no Rio e logo depois outra no shopping vizinho, o imenso Barra Shopping.
Aparentemente, pelo depoimento de minha filha que teve a oportunidade de comprar roupas lá (Orlando e New York) e aqui (nos dois shoppings citados), eles fizeram o que prometeram e as lojas só andam lotadas.
Não deve ter sido muito difícil considerando que a maioria das roupas vem da China e da Índia. Foi uma questão de diminuir as margens de lucro uma vez que o custo de transporte deve ser até menor.
Mas se nos Estados Unidos e aqui a questão do preço de roupas de qualidade estão bem encaminhadas (as cadeias de lojas brasileiras estão se adaptando à necessidade de aliar custo e benefício para o consumidor, mesmo as lojas mais caras), o que dizer da Europa?
No velho continente existe uma cultura de se vestir bem. Da corte de Luiz XV ao movimento MOD nos anos 1960, que se estendeu à parte do Rock daquela época (vejam os ternos dos Beatles por volta de 1965).
Entedendo-se isso como elegância, qualidade, novidade, estilo, etc. O clima mais ameno ajuda e a existência de polos de moda como Paris, Milão, Londres, etc. faz com que as pessoas valorizem mais a "segunda pele".
Só que os preços... Não parecem ser uma boa opção para o turista brasileiro que pensa em montar um guarda roupa legitimamente europeu, obviamente sem as pesadas roupas de frio.
No entanto lá também existe uma saída para quem quer bom preço e qualidade. Ok, talvez nem tanta qualidade para os padrões europeus, mas ótima para nós.
Por outro lado, se havia uma certa 'prevenção' com relação a essa rede pelos europeus mais descolados e chiques, isso está desaparecendo depois da crise econômica que se abateu na maioria dos países.
Quem me deu a dica foi uma amiga que passou um mês em Liverpool, Inglaterra. Por coincidência saiu citação no blog "Viagens para mãos de vaca" e que nós reproduzimos abaixo.
Não será surpresa se a Primark resolver abrir lojas por aqui também.
Bem, eu nunca fui à Europa nem aos EUA, mas fica a dica do blog. Lembrando que é cada vez maior a fiscalização para que essas grandes cadeias respondam (inclusive judicialmente) por seus contratos terceirizados, evitando mão de obra semi-escrava e infantil. É sempre importante saber de quem estamos comprando e de suas responsabilidades sociais.


PRIMARK, a loja de roupa com os preços mais imbatíveis da Europa

"Muita gente aproveita as viagens ao exterior para meter o pé na jaca e comprar um montão de roupas de grife, pois o preço é quase sempre muito mais em conta do que no Brasil.

Agora, se você não dá a mínima para a etiqueta na sua roupa, e tudo o que importa é um tecido sobre seu corpo para não sair pelado na rua, a PRIMARK será a loja dos seus sonhos.

Primeiro, porque são produtos de qualidade e, geralmente, de bom gosto.

Depois, porque é tão barato, mas tão barato, que você vai pensar que alguém errou na hora de pôr o preço.

Provavelmente, você nunca terá visto roupas tão em conta em sua vida, nem mesmo em baciadas de comércio popular.

A PRIMARK está presente em vários países da Europa, no Reino Unido, na Irlanda (na verdade, é uma rede irlandesa, onde ela se chama Penneys), na Espanha, em Portugal, na Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Áustria.

Se você estiver montando um enxoval de bebê, por exemplo, encherá a sacola e, no final, o preço será ridículo, às vezes o custo de uma ou duas peças no Brasil.

As lojas têm seções masculinas, femininas, para bebês e crianças, além de roupa de cama, mesa e banho.

Só para se ter uma noção, uma fantasia infantil do Homem-Aranha na loja da Disney está na faixa de uns 40 euros, enquanto que na PRIMARK sai por uns 7 euros, sendo que elas são muito parecidas na fabricação.

A pior coisa da PRIMARK é que só tem na Europa; ir a uma loja de roupas no Brasil nunca mais será a mesma coisa."

3 comentários:

Lia disse...

Eu adoooooro a Forever 21. Quando for na Europa vou na Primark. Show!

Anonima disse...

Eu também. Roupa boa e barata. Fashion! Bjs.

Anônimo disse...

Se é forever deve ser bom rsrs