30 de agosto de 2014

Southern Rock


Boa dica dos amigos da revista Poeira Zine.
Mas cabe um breve esclarecimento para os não iniciados.
Entre os inúmeros gêneros e subgêneros do velho e bom Rock'n Roll está um chamado Southern Rock ou simplesmente rock sulista, neste caso se referenciando ao sul dos Estados Unidos.
Trata-se de um dos poucos movimentos (se é que podemos tratá-lo assim), legitimamente americano, uma vez que os principais gêneros do rock nasceram do outro lado do Atlântico, na Inglaterra.
Suas referências são o Blues, o Country, pitadas de elementos Jazzísticos, Psicodélicos e Latinos e é claro uma atitude plenamente rockeira.
Sua proximimidade com as raízes da música afro-americana do Mississipi, Louisiana, Alabama, Georgia, etc., deram uma tempero extra deste som feito essencialmente por brancos (com ótimas exceções) a partir do final dos anos 1960.
Os dois grupos que mais se destacaram no cenário foram o Lynyrd Skynyrd e a Almann Brothers Band, coincidentemente duas bandas marcadas por eventos trágicos, mas aí é outra e longa história.
Vale citar também a Marshall Tucker Band, Charlie Daniels Band, Ozark Mountain Daredevils, Black Oak Arkansas, etc.
Existem outras bandas cujos créditos não são exatamente os mesmos do Southern Rock, seja pela variação de estilo, seja por não habitarem o sul e sudoeste americano. Mas dois grupos são da área e eu costumo categorizá-los como tal: trata-se do Doobie Brothers e do Creedence Clearwater Revival.
Dito isso, o que posto a seguir é um desenho animado muito bem explicado pelo texto da PZ.


Brett Underhill é um ilustrador e animador do Brooklyn, New York, acostumado em trabalhar com programas de edição de imagens e vídeo como Photoshop, Illustrator, Final Cut, After Effects etc.

Calhou dele ter também como a sua banda #1 o Allman Brothers Band.

Foi assim então que Brett resolveu fazer uma homenagem (há alguns anos) aos 40 anos de estrada da banda de Gregg e Duane Allman.

Influenciado por Frank Miller e Yellow Submarine, Brett leva o fã a uma jornada pela carreira do Allman Brothers Band em sua animação.

Unindo diferentes trechos de "Statesboro Blues", de diferentes épocas e fases da banda, o artista vai apresentando todos os principais integrantes que passaram pelo conjunto.

Além disso ele incluiu também dezenas de referências a músicas, letras e capas de discos do grupo




E, aproveitando o post musical, seguem amostras de outros grupos citados.
Vale a pena ver e ouvir neste sábado, já fins de agosto.





Little Love Song by: Marshall Tucker Band

 






The Ozark Mountain Daredevils - You Made It Right


2 comentários:

Greg Allman disse...

Aí Marquinho! Finalmente de volta à sua especialidade. Tinha que postar um assunto musical por dia. Só isso basta! Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Doobie Brothers, quer melhor? Valeu!

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pela audiência, "Greg", rs. Que bom que gostou. Aos poucos iremos retornando aos posts musicais. Abraço.