23 de janeiro de 2010

Algumas Fotos deste Verão (1)

Fotografia é um dos passatempos ('hobbies') que gosto mas que ando afastado ultimamente. Mesmo assim registrei algumas imagens neste mes de janeiro. Vejam a seguir um resumo com alguns comentários. Tive que reduzir a qualidade para poder inserir aqui. Para ver melhor, clique em cada foto. Todas foram registradas com uma Canon EOS 40D, no automático mesmo, sem regulagens especiais.

Em primeiro plano a praia de Costazul em Rio das Ostras (RJ), ao longe o suporte do emissário submarino que está sendo chamado de 'Pier' e que foi construído também com objetivos turísticos (o pessoal fica pescando ali até altas horas).

Uma marca desse verão: pessoal na praia até anoitecer. Essa foto eu tirei por volta das 20:00 h, ontem. E o tempo estava nublado...

Estive em Buenos Aires na semana passada e registrei algumas imagens. Uma das coisas que achei legal lá foi essa profissão regulamentada: 'passeador de cachorro'! O profissional recolhe os cães em casa e passeia pela cidade. Ele chega a levar 12 animais de cada vez e todos vão bem calmos (sem brigar entre si, nem latir) pelos parques.

Olhem só: no hotel em que fiquei estava hospedada também a equipe que venceu o Rali Dacar (Argentina-Chile) edição 2010 (categoria caminhões). Esse foi o veículo vencedor, que ficava parado em frente ao hotel.

A revitalização do Puerto Madero serviu de exemplo para muitos projetos semelhantes no mundo. Esta semana, por exemplo, o prefeito do Rio assinou contrato com o mesmo arquiteto espanhol que criou a interessante Puente de La Mujer (que é móvel) em Buenos Aires (ao fundo, na foto). O projeto a ser feito no cais do porto será a sede da Rio +20 e marcará a base para revitalização do cais do porto da cidade maravilhosa. Em Puerto Madero estão localizados os melhores restaurantes da city, além de uma agradável e longa área para caminhadas, seguindo o curso do Rio de La Plata.

Projeto criado por um paisagista franco-argentino, os bosques de Palermo em Bs.As. lembra um pouco o Aterro do Flamengo do Rio. O bairro Palermo - que é uma continuação do bairro Recoleta com seu museus, casas de chá e inúmeros parques e praças - é o 'pulmão verde' da cidade. Muito bonito e culturamente imperdível.


5 comentários:

Anônimo disse...

Marcos, estou pensando em ir a Buenos Aires, pode dar algumas dicas ?(passeios, compras, restaurantes).
Obrigado.
Religare.

Marcos Oliveira disse...

Religare(?!). OK, vamos lá. Em poucas palavras. Os portenhos (é assim que se chama quem nasce em Buenos Aires) tem motivo de orgulho da sua cidade. Ela tem um padrão europeu, com avenidas largas, arborizadas e preservam a sua história, pois praticamente todos os belos e grandiosos prédios do século XIX e primeira metade do séc. XX estão em pé, em boas condições. O básico para visitar, além do centro, são os bairros que ficam ligados ao mesmo: San Telmo, Puerto Madero (onde tem os melhores restaurantes), Recoleta e Palermo, cada um com características diferentes. Museus: muita coisa. Recomendo o Museu Nacional de Belas Artes e o MALBA (Museu de Arte Latino Americana de BsAs.). Compras: basicamente roupas de grife a preços bem mais em conta (metade do preço em relação ao Brasil); artigos eletrônicos não tem muita diferença; artesanato aos domingos em Recoleta; antiguidades também aos domingos em San Telmo. Não deixe de ir a pelo menos dois cafés: Tortone (Av. de Mayo) que é do séc. XIX e Café Biela, 'très parisiense'. Experimente um sorvete da Freddo. Visite pelo menos dois shoppings que valem pela arquitetura e história: Galerias Pacifico e Abasto Shopping. E é claro não deixe de ir a um show de Tango e conhecer o bairro La Boca, do estádio La Bombonera e do Caminito (bom para tirar fotos das casinhas coloridas).
Fora isso, se gostar de história, se ligue na arquitetura dos inúmeros prédios do centro e dê uma volta na linha A do metrô, do século XIX!
Vale a pena!

Luiz Felipe Muniz disse...

Boas fotos e boas dicas, Marquinho!

Cultivo grande saudade de Buenos Aires...cheguei a pensar em ir no último dia 19 para curtir os 25 anos de casado, mas não deu...espero voltar por lá em breve!

Anônimo disse...

Marcos, obrigada a vc pelas otimas dicas. Acho q vou em abril, junto com uma amiga.
Bj.
Religare.

Marcos Oliveira disse...

Felipe, BsAs é realmente muito legal. Por coincidência eu estava lá no dia 19. Parabéns a vcs pela data.