29 de janeiro de 2010

Bossa Nova & Companhia: Chega de Saudade

Há algum tempo olhava aquela pequena livraria que fica na esquina do Beco das Garrafas, na rua Duvivier, pertinho da praia, em Copacabana.
Para quem não sabe, foi ali um dos berços da Bossa Nova, por volta dos fins dos anos 50 e início da década de 1960. É uma longa história e não vou comentar aqui agora. Mas o "beco" está lá (revivendo inclusive alguns dos seus históricos bares musicais).
O que quero falar é sobre essa pequena loja, um misto de livraria especializada em música (sobretudo brasileira), loja de CDs e DVDs de MPB (tem disco de vinil também) e museu.
Bem, como falei no início, só olhava a loja de passagem. Nunca tinha entrado nela. Nesta semana resolvi ir até lá e achei muito legal. Não tem a grandiosidade da Modern Sound (da Barata Ribeiro), nem os estoques das megastores Saraiva e FNAC da Barra. Mas é um charme, cool, bem no estilo bossa nova.
Quase tudo se refere à Bossa Nova, esse ritmo que uniu o Jazz à Música Popular Brasileira e que até hoje é venerado no mundo todo. Além de livros e discos tem lembranças e instrumentos musicais (quase que somente violões).
Tem também fotos históricas e móveis da época. Só faltou mesmo um barzinho ou um café no local.
Comprei um livro lá, que vem acompanhado de um cd, mas este não tem nada a ver com Bossa Nova. É a história da "Maldita" FM. Um livro raro. Depois eu comento sobre ele aqui no Blog do Felipe (não terminei de ler ainda).
Enquanto isso, recomendo a visita à lojinha. Fica na Rua Duvivier, n. 37, perto de uma concessionária de veículos importados que fica na esquina com a Av. Atlântica.
Eles tem um site: Bossa Nova & Cia.
No video abaixo, um clássico da BN: "Chega de Saudade" com os gênios Tom Jobim e João Gilberto em uma apresentação histórica no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (reparem no alto nível da platéia...).


Nenhum comentário: