Para quem não sabe, foi ali um dos berços da Bossa Nova, por volta dos fins dos anos 50 e início da década de 1960. É uma longa história e não vou comentar aqui agora. Mas o "beco" está lá (revivendo inclusive alguns dos seus históricos bares musicais).
O que quero falar é sobre essa pequena loja, um misto de livraria especializada em música (sobretudo brasileira), loja de CDs e DVDs de MPB (tem disco de vinil também) e museu.
Bem, como falei no início, só olhava a loja de passagem. Nunca tinha entrado nela. Nesta semana resolvi ir até lá e achei muito legal. Não tem a grandiosidade da Modern Sound (da Barata Ribeiro), nem os estoques das megastores Saraiva e FNAC da Barra. Mas é um charme, cool, bem no estilo bossa nova.
Quase tudo se refere à Bossa Nova, esse ritmo que uniu o Jazz à Música Popular Brasileira e que até hoje é venerado no mundo todo. Além de livros e discos tem lembranças e instrumentos musicais (quase que somente violões).
Tem também fotos históricas e móveis da época. Só faltou mesmo um barzinho ou um café no local.
Comprei um livro lá, que vem acompanhado de um cd, mas este não tem nada a ver com Bossa Nova. É a história da "Maldita" FM. Um livro raro. Depois eu comento sobre ele aqui no Blog do Felipe (não terminei de ler ainda).
Enquanto isso, recomendo a visita à lojinha. Fica na Rua Duvivier, n. 37, perto de uma concessionária de veículos importados que fica na esquina com a Av. Atlântica.
Eles tem um site: Bossa Nova & Cia.
No video abaixo, um clássico da BN: "Chega de Saudade" com os gênios Tom Jobim e João Gilberto em uma apresentação histórica no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (reparem no alto nível da platéia...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário