12 de janeiro de 2010

Bodas de Prata: Rock In Rio 1

Entre esta semana e a semana que vem estão sendo comemorados 25 anos de realização da primeira edição do Rock In Rio. Parece que foi ontem, mas já são Bodas de Prata! Foi o maior evento musical já realizado no Brasil e que colocou o nosso país na rota dos mais importantes shows internacionais.
Embora tenham sido realizados mais duas versões, nada se comparou àqueles 10 dias de janeiro de 1985 (do dia 11 ao dia 20), não só pelas atrações, mas também pela atmosfera que rolava durante todo o tempo.
Era um congraçamento entre as pessoas, que superava as dificuldades como a dificuldade de acesso, chuva, lama, infra-estrutura, etc.
Eu estava lá e nunca mais esqueci. Não vi confusão. Mesmo com o consumo da cerveja Malt 90 ter sido recorde. Ela nem existe mais, mas marcou época: eu via o Chopp chegando em caminhões pipa! Ele era servido em copos de 750 ml!
Assisti ao Queen, Whitesnake, Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osbourne, Scorpions, Yes, Nina Hagen, Rod Stewart (que, aliás, está fazendo 65 anos hoje - 'alma de rockeiro não envelhece'), etc., fora os nacionais como Barão Vermelho, Kid Abelha...
Parece que com a revitalização do Rio prometido pela Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, o idealizador Roberto Medina está querendo voltar com a franquia às origens, talvez já em 2011.

2 comentários:

Roberto Gomes disse...

Eu também fui. Inesquecível. 10 dias de paz, amor e música. O maior festival do mundo na década de 80. Não acredito que já se passaram 25 anos. Estou ficando velho!
Valeu Marcos.

Marcos Oliveira disse...

É verdade, Roberto. Também me surpreendi. Parece que foi ano passado, quando em 19 de janeiro de 1985, um sábado, eu estava lá, na noite do Heavy Metal: Scorpions, Ozzy Osbourne, Whitesnake, AC/DC, etc.
Inesquecível!
Mas não estamos velhos não. Ainda gostamos de música!