Fotos que tirei há pouco em frente ao Odeon, achei ótimas... por acaso estava com minha Canon!
Por Gabriel Medeiros
" O que significa ser genial no cinema contemporâneo? No caso específico de dois grandes cineastas do nosso tempo, Quentin Tarantino e Pedro Almodóvar, a criação de uma obra-prima passa pelo processo de construção de um sistema de referências (filmes vistos, livros lidos, situações vividas, etc.), que precisa ser desconstruído, misturado e reinventado para que algo novo possa nascer de coisas que já foram utilizadas antes. No caso do cineasta espanhol, a mescla de gêneros, que podem ir do filme noir ao melodrama, da comédia escrachada à ficção científica, tudo isso em um mesmo filme (ou, até mesmo, em uma única cena!), sempre foi sua marca registrada. Em A Pele que Habito, que invade as telas do festival do Rio 2011, temos a oportunidade e o privilégio de observar a maestria do diretor em controlar essa salada de gêneros, em mais uma trama de complexidade única, que já nos acostumamos a ver em grandes filmes como Fale com ela (2002) e Má educação(2004)."
SAIBA MAIS
"No fim de cada ano, a expectativa dos cinéfilos de plantão aumenta à medida que se aproxima um dos maiores festivais do mundo. Mas os 428 títulos de mais de 60 países podem frustar aqueles que desejam assistir a todos os filmes do Festival do Rio 2011, que começa nesta quinta-feira (6) para o público e vai até o dia 18. Nesta edição, diretores consagrados terão seus filmes exibidos, como A pele que habito, de Pedro Almodóvar; Inquietos, de Gus Van Sant; George Harrison - Living in a material world, de Martin Scorsese; Dark horse, de Todd Solondz; Separação (filme vencedor do Urso de Berlim 2011), de Asghar Farhadi; 4:44 Last day on earth, de Abel Ferrara; We need to talk about Kevin, de Lynne Ramsay; A árvore do amor (Under the hawthorn tree), de Zhang Yimou; Et maintenant on va ou? (vencedor de Toronto 2011), da libanesa Nadine Labaki, entre muitos e muitos outros."
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Aos amantes da arte cinematográfica mais uma amostra para colocar na agenda, a estréia é hoje no Cine Odeon, na Cinelândia, com "A pele que habito", um esperado filme de Almodóvar.
O Rio tem destas coisas fabulosas das cidades cosmopolitas em franca evolução e transformação. É ao mesmo tempo um atrator feroz do mundo dos negócios e um poderoso mosaico sócio-cultural de altíssima performance, mesmo que seus habitantes ainda tenham que saltar por "valas negras" em plena Zona Sul carioca, ou mesmo tenham que conviver com os absurdos irresponsáveis e incertos dos "bueiros voadores" de propulsão a gás!
Seja como for, os apreciadores da Sétima arte como eu, já bem sabem que no Rio ainda há espaço para o melhor do cinema, com vcs o Festival do Rio 2011.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
2 comentários:
Muito oportuno Felipe!
O Festival de Cinema do Rio já é (mais uma das boas) marca registrada da cidade.
Pena que é uma maratona que tem de ter tempo para acompanhar...
Em tempo: o filme do Almodovar tem levantado muitas polêmicas. Deve ser muito bom.
Abraço.
Felipe, é bom lembrar que o festival tem patrocínio cultural da Petrobras.
Do blog Fatos e Dados:
"A maratona do cinema mundial no Rio de Janeiro vai começar. A partir desta quinta-feira (06/10), com a exibição de “A Pele que Habito” – o mais recente filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar – o Festival do Rio dá a largada para o público. Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras, serão apresentados cerca de 350 filmes de mais de 60 países.
Ao todo, serão 18 mostras. Além das já conhecidas do público, como a Panorama do Cinema Mundial, Première Latina e Expectativa, o Festival traz este ano algumas novidades: Imagens de Israel; Made in USA, com documentários que abordam a realidade americana; e Semana da Crítica, que exibirá clássicos da cinematografia francesa e brasileira, são alguns dos exemplos.
Outro destaque desta edição fica por conta das homenagens. O cineasta húngaro Béla Tarr, considerado um dos mais talentosos e originais realizadores da atualidade; o documentarista chileno Patrício Guzmán, que receberá o Prêmio de Personalidade Latino Americana; e o cultuado mestre do terror moderno Dario Argento, que ganhou uma retrospectiva de sua obra, são alguns dos lembrados neste ano."
Postar um comentário