6 de outubro de 2011

Festival de Cinema do Rio 2011 também começa hoje!

                                                                       Fotos que tirei há pouco em frente ao Odeon, achei ótimas... por acaso estava com minha Canon!

Aos amantes da arte cinematográfica mais uma amostra para colocar na agenda, a estréia é hoje no Cine Odeon, na Cinelândia, com "A pele que habito", um esperado filme de Almodóvar.

O Rio tem destas coisas fabulosas das cidades cosmopolitas em franca evolução e transformação. É ao mesmo tempo um atrator feroz do mundo dos negócios e um poderoso mosaico sócio-cultural de altíssima performance, mesmo que seus habitantes ainda tenham que saltar por "valas negras" em plena Zona Sul carioca, ou mesmo tenham que conviver com os absurdos irresponsáveis e incertos dos "bueiros voadores" de propulsão a gás!

Seja como for, os apreciadores da Sétima arte como eu,  já bem sabem que no Rio ainda há espaço para o melhor do cinema, com vcs o Festival do Rio 2011.

 




Por Gabriel  Medeiros
" O que significa ser genial no cinema contemporâneo? No caso específico de dois grandes cineastas do nosso tempo, Quentin Tarantino e Pedro Almodóvar, a criação de uma obra-prima passa pelo processo de construção de um sistema de referências (filmes vistos, livros lidos, situações vividas, etc.), que precisa ser desconstruído, misturado e reinventado para que algo novo possa nascer de coisas que já foram utilizadas antes. No caso do cineasta espanhol, a mescla de gêneros, que podem ir do filme noir ao melodrama, da comédia escrachada à ficção científica, tudo isso em um mesmo filme (ou, até mesmo, em uma única cena!), sempre foi sua marca registrada. Em A Pele que Habito, que invade as telas do festival do Rio 2011, temos a oportunidade e o privilégio de observar a maestria do diretor em controlar essa salada  de gêneros, em mais uma trama de complexidade única, que já nos acostumamos a ver em grandes filmes como Fale com ela (2002)  e Má educação(2004)."

SAIBA MAIS

"No fim de cada ano, a expectativa dos cinéfilos de plantão aumenta à medida que se aproxima um dos maiores festivais do mundo. Mas os 428 títulos de mais de 60 países podem frustar aqueles que desejam assistir a todos os filmes do Festival do Rio 2011, que começa nesta quinta-feira (6) para o público e vai até o dia 18. Nesta edição, diretores consagrados terão seus filmes exibidos, como A pele que habito, de Pedro Almodóvar; Inquietos, de Gus Van Sant; George Harrison - Living in a material world, de Martin Scorsese; Dark horse, de Todd Solondz; Separação (filme vencedor do Urso de Berlim 2011), de Asghar Farhadi; 4:44 Last day on earth, de Abel Ferrara; We need to talk about Kevin, de Lynne Ramsay; A árvore do amor (Under the hawthorn tree), de Zhang Yimou; Et maintenant on va ou? (vencedor de Toronto 2011), da libanesa Nadine Labaki, entre muitos e muitos outros."

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Muito oportuno Felipe!

O Festival de Cinema do Rio já é (mais uma das boas) marca registrada da cidade.

Pena que é uma maratona que tem de ter tempo para acompanhar...

Em tempo: o filme do Almodovar tem levantado muitas polêmicas. Deve ser muito bom.

Abraço.

Marcos Oliveira disse...

Felipe, é bom lembrar que o festival tem patrocínio cultural da Petrobras.

Do blog Fatos e Dados:

"A maratona do cinema mundial no Rio de Janeiro vai começar. A partir desta quinta-feira (06/10), com a exibição de “A Pele que Habito” – o mais recente filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar – o Festival do Rio dá a largada para o público. Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras, serão apresentados cerca de 350 filmes de mais de 60 países.

Ao todo, serão 18 mostras. Além das já conhecidas do público, como a Panorama do Cinema Mundial, Première Latina e Expectativa, o Festival traz este ano algumas novidades: Imagens de Israel; Made in USA, com documentários que abordam a realidade americana; e Semana da Crítica, que exibirá clássicos da cinematografia francesa e brasileira, são alguns dos exemplos.

Outro destaque desta edição fica por conta das homenagens. O cineasta húngaro Béla Tarr, considerado um dos mais talentosos e originais realizadores da atualidade; o documentarista chileno Patrício Guzmán, que receberá o Prêmio de Personalidade Latino Americana; e o cultuado mestre do terror moderno Dario Argento, que ganhou uma retrospectiva de sua obra, são alguns dos lembrados neste ano."