6 de março de 2014

Enquanto isso, na Crimeia...


Parlamento da Crimeia decide por anexação à Rússia e convoca referendo

Por unanimidade, Legislativo aprovou incorporação do território a Moscou; no dia 16 de março, população da região vota para ratificar união

"O parlamento da região autônoma da Crimeia, na Ucrânia, aprovou nesta quinta-feira (06/03) por unanimidade a incorporação de seu território à Rússia. Para ratificar a decisão do Legislativo, será convocado um referendo sobre o assunto no dia 16 de março, em que a população da Crimeia decidirá se continua como uma república autônoma da Ucrânia, ou se passa a fazer parte da Rússia.

"Esta é a nossa resposta à desordem e ilegalidade de Kiev. Decidiremos nosso futuro nós mesmos", disse Sergei Shuvainikov, parlamentar da Crimeia. "A decisão de hoje foi adotada pelos deputados como uma política de responsabilidade. Nós vivemos aqui e entendemos melhor a situação", completou Vladimir Konstantinov, presidente do parlamento.

A data do referendo foi fixada duas semanas antes do previsto inicialmente. Além de indagar sobre a autonomia da Crimeia, a consulta popular também perguntará aos eleitores se a Constituição de 1992 da Crimeia deve ou não ser restabelecida. De acordo com tal Carta Magna, a república autônoma da Crimeia pertence à Ucrânia, mas tem suas relações com Kiev definidas com base em acordos mútuos.

Na semana passada, o Legislativo da Crimeia já havia, em sessão extraordinária, condenado a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich, rompido com Kiev, sinalizado por mais autonomia, dissolvido o Executivo regional e empossado o governo pró-Moscou de Sergei Axionov."
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: