17 de março de 2014

Julia

 
Vou lhes confessar uma coisa: eu assisti ao reality show Big Brother Brasil!
Mas foi só uma vez, juro. Foi o primeiro. Depois nunca mais, que eu pareço mas não sou (totalmente) alucinado.
Naquela época me lembro que o título do programa tinha alguma coisa a ver com uma música linda que eu não conseguia me lembrar.
E não era aquela do Paulo Ricardo.
Eu assisti também há muito tempo a umas duas adaptações do livro "1984" do George Orwell mas não me lembrava da canção fazer parte das trilhas.
Bem, acho que todos sabem que a idéia do programa é baseada em um dos tópicos do livro do inglês, lançado em 1949, a do Grande Irmão, que a tudo vigia para garantir a perpetuação do violento poder totalitário.
É um livro "pesado" mas uma das mais importantes obras políticas (através de um romance de ficção-científica) de século XX.
Soube que a Kristen Stewart, a mocinha de "Crepúsculo", está trabalhando em uma adaptação "romântica" do livro, o que é uma temeridade. Mas se despertar o interesse pelo livro nos jovens já terá valido a pena.
Mas e a música? O tempo passou e eu me esqueci da história. Mas me recordei recentemente ao ver o comercial do mesmo reality show. E voltou a me incomodar o fato de eu não conseguir me lembrar do que se tratava. Se existia essa música mesmo, relacionada a "1984".
Como já descevi aqui, 2/3 de minha coleção de discos de vinil (uns três mil LPs) foram devorados por cupins. Até então tenho comprado alguns CDs e baixado raridades na Internet.
Pois me perguntei se não estaria no meio daquela perda essa música que eu não sabia qual era.
Comecei então a verificar em CDs e vinis que sobraram e depois nas centenas de Gigabytes de mp3 distribuidas em CDs, DVDs, pen-drivers, HDs, cartões, Smarthphones, etc. É claro que isso é trabalho para décadas. A sorte é que uma luz se acendeu: me lembrei que Rick Wakeman tinha lançado um disco em 1981, chamado... "1984"!
Mas quem é Rick Wakeman? Um dos mais importantes tecladistas do milênio. Tem formação erudita. Fez parte do grupo inglês Yes e tem centenas (acho que isso não é exagero) de discos solo de quase todos os estilos: do Rock Progressivo à New Age, passando pela música erudita, adaptações e world music.
Suas obras mais importantes são os três primeiro álbuns solo dos anos 1970, com banda e orquestra: "As seis esposas de Henrique VIII", "O mito e a lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" e "Viagem ao Centro da Terra".
Pois no meu atual Smarthphone está lá escondido em 48 GB de música o disco "1984" do Rick Wakeman e que eu não ouvia há anos.
Estaria ali a música que eu nem sabia se existia mesmo ou se era fruto da minha imaginação? A resposta é sim. Sim ela existe. Achei!
Não sei se chegou a fazer parte da trilha de alguma adaptação para cinema ou TV, mas aqui está ela, mais de dez anos depois de procura.
O nome é o título do post. Nome de mulher, personagem do filme.
Recomendo o disco e o livro. 
Vamos ver a adaptação que a Kristen participa e que deverá se chamar "Equals". Poderiam colocar "Julia" na trilha. Já valeria o ingresso.



Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! Muito bem lembrado dessa obra do Rick Wakeman!