8 de março de 2014

Na Primavera, em Nova York

Ao longo da vida não fiz muitas viagens longas, a locais distantes.
Não por falta de vontade mas devido a outras prioridades que foram surgindo, por opção própria ou não.
Espero ainda poder reverter o quadro e conhecer pelo menos mais alguns lugares que me interessam, mundo afora.
Pelo meu estilo sou mais Europa e alguns pontos da América do Sul e Central do que os campeões de preferência: EUA.
No entanto reconheço que existe ali pontos de interesse e, entre os mais famosos está - obviamente - a cidade de Nova York.
Minha filha, que já esteve por lá, concorda. Mas ela é suspeita, considerando ser adolescente em busca de ótimas compras de vestuário, cosméticos... tipo MAC, Forever 21 e outras coisas made in China (às vezes tenho a impressão que tudo no mundo é feito na China).
Por aqui estamos chegando ao fim do verão e já vem por aí o outono. O que significa que no hemisfério norte é tempo de primavera.
Sempre me pareceu ser essa estação a melhor para conhecer a 'parte de cima' do planeta e, no que tange a Nova York, o pessoal do interessante blog Viagens Para Mãos de Vaca pensa o mesmo.
Reproduzo a seguir parte de um comentário a respeito. Vejam o post todo, com diversos links, aqui.
Pode ser um bom indicador para quem está pensando em pegar a estrada. Ou melhor, o voo.

A primavera em Nova York - a mais agradável das estações
"Se você tiver a oportunidade de passar a transição de uma estação para a outra, perceberá como o próprio humor das pessoas também muda.
O inverno vai embora, as primeiras folhinhas verdes brotam nos galhos das árvores, e os nova-iorquinos acordam da hibernação. E logo, em poucas semanas, todos os parques estão floridos, os casacos são guardados nos armários, os restaurantes voltam a pôr mesas e cadeiras nas calçadas para que os clientes desfrutem do calorzinho gostoso.
No começo da estação (em 21 março), ainda é preciso vestir roupas quentes e sempre há o risco de uma frente fria baixar a temperatura; porém, em abril, o clima já está bem agradável (numa média de 20 ou 25 graus), as flores já dominam a cidade e, para onde se olhar, há beleza. Na minha opinião, esta é a melhor época do ano.
Em maio, ouve-se os americanos murmurando, deslumbrados:
— Mayflowers, man, mayflowers! (Flores de maio, cara, flores de maio!)
As feiras nas ruas reaparecem, a ordem delas é meio aleatória, às vezes, você está andando pela Quinta Avenida, vira numa rua, e encontra uma feira imensa, tomando conta de toda uma avenida principal; nelas, vende-se de tudo, desde camisetas I Love NY até CDs especializados em dança do ventre, o cheiro dos petiscos paquistaneses empesteando o ar e o cachorro-quente rolando solto.
O calor leva os americanos às praças e parques e o legal é comprar seu almoço em algum lugar, num McDonald’s ou, sendo politicamente correto, uma saladinha, e imitá-los, sentando-se num banco de praça ou escadaria e almoçar ali mesmo, vendo o movimento, os passeadores de cachorro, o pessoal jogando capoeira (isto mesmo!). A Union Square ou a Madison Square Park são ótimos lugares para se fazer isto.
Para os passeios ao ar livre não há melhor estação, não é cansativo, o sol não é tão inclemente e sempre há uma brisa refrescante.
Ao nos aproximarmos do final da primavera, em 20 de junho, as temperaturas sobem bastante e já sentimos as primeiras consequências do escaldante verão.

Alguns lindos passeios para fazer na primavera
Central Park
O maior e mais famoso parque de Manhattan é uma atração para todas as estações do ano.
The Cloisters
Este incrível museu medieval é um contato com uma outra época, inscrutado num belo parque com vista para o Rio Hudson.
Bryant Park
Atrás da Biblioteca Pública de Nova York, o Bryant Park é um oásis para jogar-se na grama, fazer um piquenique e namorar.
Brooklyn Botanical Garden
Com uma variedade imensa de flores e plantas, este jardim botânico se destaca na primavera. O festival da sakura, em abril, é repleto de cores e alegria."

Nenhum comentário: