13 de março de 2014

Internet: quase nada é o que parece ser (ou:"Os Otários-Quase Humor de Quinta")

Acho que gostamos de ser enganados.
No fundo sabemos mas não damos o braço a torcer.
É legal, é verdade.
Até os casais que não se conheciam se beijando.
Até o maior selfie, que era propaganda da Samsung.
Virais planejados milimetricamente para incautos. Ou pseudo-incautos.
Sigamos em frente. Ou para trás.
Bem, concordo que o "First Kiss" é legal. Pronto. Falei.

Assistiu o vídeo dos 20 estranhos se beijando pela primeira vez? Gostou? Era mentira

"Dez casais formados por pessoas que nunca se viram se beijam. A diretora de cinema Natalia Pilieva filma tudo. As cenas parecem saídas de um bom filme francês ou uma comédia romântica decente. Eles e elas trocam algumas palavras, dão risadas, perguntam uns aos outros se estão preparados. Tudo espontâneo e natural. O vídeo explodiu no YouTube (mais de 30 milhões de visualizações em dois dias e contando). Quem assistiu enxergou esperança no amor e na raça humana.

Exceto que é mentira.

Quer dizer, era uma propaganda de uma grife chamada Wren. Atores, músicos e modelos estavam se beijando. Segundo o site Slate, havia nomes bacanas de Los Angeles como as modelos Natalia Bonifaci e Langley Fox (filha de Mariel Hemingway), além da cantora Nicole Simone e da atriz Soko (que interpretou a canção que serve de trilha sonora). Alguns já se conheciam.

Havia algumas pistas. O nome da Wren aparece no começo. As pessoas são atraentes. Provavelmente o resultado não seria o mesmo se Pilieva saísse às ruas convocando estranhos de verdade. Estranhos mesmo — gordos, carecas, baixinhas, enfim, gente comum. E eles pareciam à vontade, exatamente como ficam atores diante desse tipo de situação.

Quem se enganou queria ser enganado? Mais ou menos. O certo é que a Wren vai, provavelmente, vender mais roupas e ficou famosa com a ajuda de milhões de inocentes.

Muito do que se torna viral hoje em dia são campanhas planejadas com antecedência. Durante o Oscar, por exemplo, a apresentadora Ellen Degeneres fez um selfie épico, acompanhada de Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e outros rostos milionários. A foto era uma ação publicitária da Samsung (Ellen usa um iPhone, como todo o mundo).

É relativamente parecido com um reality show. Não há nada de real nos participantes de Big Brother, digamos (a não ser a burrice galopante). Nada é o que parece na internet. Mas uma coisa é certa: o vídeo dos 20 Estranhos Se Beijando Pela Primeira Vez continua bonito."
Do Diário do Centro do Mundo

2 comentários:

Alice disse...

Também adorei o video mas essa de ninguém cohecer ninguém é armação mesmo.
Bjs.

Anônimo disse...

Essa do maior selfie da história ser uma jogada de mestre da Samsumg eu não sabia.
Esses caras não são fáceis.
Tudo cobra criada.
Nessa derrubou a Apple.