9 de dezembro de 2009

A Ciência Médica de House

As férias estão chegando e aqui no Blog costumamos das algumas dicas de livros, filmes, música, viagens, etc. nessa época. Vou começar por uma sugestão literária.
Eu não recomendaria a um leigo (e curioso), interessado por medicina, adquirir livros como “Semiologia Médica: As Bases do Diagnóstico Clínico” (Revinter Editora, 1245 páginas). Mas posso recomendar “A Ciência Médica de House” (Editora Best Seller, 285 páginas). De autoria de Andrew Holtz, jornalista da CNN especializado em medicina e mestre em Saúde Pública, trata-se de uma interessante obra que visa facilitar o entendimento dos detalhes médicos apresentados na ótima série de TV “House” (exibida no Brasil pelo Universal Channel e Record), que já se encontra na sexta temporada. Para quem conhece a curiosa série, algumas perguntas sempre estão presentes: Como House consegue chegar àquelas conclusões? Aqueles casos estranhos já aconteceram no mundo real e estão mapeados na literatura médica? Os tratamentos não ortodoxos prescritos são legais e efetivamente fariam o efeito desejado? Enfim, o que é verdade, o que é ficção? De leitura (relativamente) fácil, o livro é um ótimo complemento à série além de fornecer interessantes informações que podem até mesmo ser utilizados em nosso dia a dia no que se refere à saúde. Exemplo: como funcionam e que informações fornecem exames como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-Sonografia, etc.
Bem, essa foi a nossa primeira dica. Aguardem outras. Em tempo: na verdade a segunda dica. A primeira foi o filme “Avatar” que estréia daqui a dez dias (18 de dezembro). Relembrando: “'Avatar', longa dirigido por James Cameron, busca despertar o sentimento de preservação do meio ambiente, segundo o próprio diretor. Filme se passa, em sua maior parte, num planeta chamado Pandora”. Oportunamente colocaremos um novo trailer aqui. Não percam!
Logo abaixo um vídeo contendo uma entrevista com Hugh Laurie (House), Lin-Manuel Miranda (Alvie), Andre Braugher (Dr. Nolan) e Katie Jacobs (Diretora e Produtora-Executiva) falando sobre a 6ª temporada de “House”.

“Uma das séries americanas mais assistidas e elogiadas atualmente no mundo, House, que conta com o talento de Hugh Laurie, duas vezes premiado com o Grammy de melhor ator, é curiosa não apenas pelo jeito rabujento e cativante do médico protagonista, dr. House, mas também pelos casos complicados com os quais ele lida. Andrew Holtz, ex-repórter de saúde da CNN, pesquisou as doenças incomuns e os tratamentos pouco ortodoxos com que o médico e sua equipe se deparam no programa. Será mesmo que existe malária no cérebro? O fumo poderia realmente auxiliar na cura de uma inflamação intestinal? Os fãs de House poderão, finalmente, desvendar os misteriosos casos da série que conquistou o Brasil e o mundo.”

Um comentário:

Suzana disse...

House é a melhor série já feita. Acompanho todos os episódios. Seu comentário sobre o livro foi ótimo. Eu não sabia que tinha. Vou comprar. Obrigado.