31 de dezembro de 2009

O fim e o recomeço

Foto: Rio das Ostras - RJ
Último dia deste ano de 2009. O ano está acabando. O tempo na Região dos Lagos (litoral do estado do Rio de Janeiro) amanheceu com um pouco de sol e nuvens altas - foi assim a semana toda. Pode ser que chova até o final do dia mas a temperatura, que anda 3º C acima da média, parece ter diminuído um pouco. Vejo na TV que o trânsito em São Paulo continua congestionado em direção ao litoral paulista (Anchieta / Imigrantes). Já na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, que abrange a região metropolitana, chove direto desde ontem à tarde. Ali a perspectiva é de um réveillon com chuva.
Descrevo um pouco esse amanhecer como uma espécie de registro. O último dia do ano, com seus preparativos para a mudança do calendário, traz sempre alguns símbolos que de uma forma ou de outra mexem com os sentimentos da maioria das pessoas.
A perspectiva de um recomeço, de um novo nascer, da tentativa de deixar para trás fatos não tão positivos, substituídos pelas boas novas de um novo tempo que começa agora. No fundo é o que desejamos para nós, para os que estão ao nosso redor, parentes, amigos, colegas de caminhada e para todo esse vasto planeta.
Os asiáticos, com seus oráculos, dizem que o Ano do Tigre que está começando será de mudanças. Que elas sejam positivas para nós, para o mundo.
Amor, paz, saúde... É o que a humanidade costuma desejar nestes momentos. Que esses desejos se transformem em ações no dia a dia no decorrer de todo o ano de 2010.
Aqui do Blog, em meu nome e do titular Luiz Felipe Muniz (que deve estar em algum ponto do litoral brasileiro com a família), enviamos nossos votos aos estimados leitores (anônimos ou não), sejam eles em número de 17 (como dizem os jornalistas) ou 1.700. Votos que são óbvios: amor, paz, saúde, etc., mas que são sinceros e trazem em si uma energia positiva para todos vocês, pois são também de agradecimento pela atenção dedicada a esse espaço ao longo deste 2009 que termina agora e não volta mais... Continuemos juntos, para frente, buscando evoluir, agora em 2010.
Abraços a todos.

Um comentário:

Ricardo disse...

Parabéns pelo texto e pelo Blog, Marcos. Feliz Ano para vc e família.
Abraço.