8 de dezembro de 2009

COP 15 - A visão dos povos indígenas...


COP-15 - Indígenas: “Somos um exemplo do que virá”


Por Setephen Leahy, da IPS

Copenhague, 07/12/2009 – Representantes de diferentes povos indígenas mostrarão aos participantes da Conferencia das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que começa hoje em Copenhague, os vídeos documentários que fizeram sobre o impacto imediato do fenômeno em seus territórios e em seu estilo de vida. “Queremos mostrar às autoridades o que uma seca de três anos faz às comunidades de meu país”, disse Stanley Selian Konini, um maasai residente em Oltepesi, no distrito de Kajiado, na província queniana de Rift –Valley.

“Todos nossos animais estão mortos. Até às zebras e os macacos das florestas morreram”, disse Konini à IPS. “Os dirigentes devem mudar suas políticas para nos ajudar”, acrescentou. O vídeo do Quênia mostra como a forte seca acaba com o gado, que é o principal, e às vezes o único, meio de sustento da comunidade massai. A mudança climática “afeta nossa cultura. Não podemos assumir o pagamento do dote porque não temos animais”, explicou Konini, um dos jovens realizadores do vídeo. “Os mais velhos dizem que nunca viram uma seca assim. É algo que foge à compreensão e à experiência do povo maasai”, ressaltou.

O documentário de Konini faz parte da série de vídeos “Conversações com a Terra”, realizados por comunidades indígenas de quatro continentes, com provas e testemunhos dos problemas causados em suas vidas pela mudança climática. A série é uma colaboração entre a organização Land Is Life (A terra é vida), de defesa dos povos indígenas com sede em Boston, o grupo de capacitação em vídeo comunitário InsightShare, da Grã-Bretanha, que forneceu os equipamentos e o treinamento em colaboração com o fotógrafo francês Nicolas Villaume.

VEJA MAIS

Nenhum comentário: