27 de dezembro de 2009

Verão, Praia e... Filtro Solar

Muito bom esse artigo que contém uma entrevista com a médica Soraia Lozano sobre a proteção da pele neste alto verão.
Fiz a seleção de alguns trechos. A matéria na íntegra pode ser lida no excelente
Blog Vi O Mundo, do Luiz Carlos Azenha.

Bronzeado Saudável? Existe. Aprenda.
Dra. Soraia Lozano: "Independentemente de idade, sexo e etnia, todos nós precisamos nos proteger do excesso dos raios solares"

por Conceição Lemes

No Brasil, faz sol quase o ano inteiro. Mas, só nesta época, quando ele começa a brilhar mais forte, a maioria se lembra de protetor solar & CIA. Inclusive a mídia e os profissionais de saúde.

Em 11 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de câmaras de bronzeamento artificial em todo o país.

Em 1º de dezembro, teste realizado pela Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, e divulgado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde indicou que apenas dois protetores solares funcionam.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP) seria a fonte do estudo, segundo o que foi publicado. Mas não é verdade: “A SBD-SP desconhece os métodos e critérios utilizados. Por isso não valida os resultados do estudo”.

“Utilizem o protetor que estão habituados e confiam”, recomenda a dermatologista Soraia Aracele Lozano, médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Em caso de dúvida, procurem o médico do posto de saúde, convênio ou particular e peça orientação.”

O segredo? Simples. A exposição saudável ao sol. Como? A doutora Soraia Lozano ensina.

Viomundo – Quem precisa se proteger dos raios solares?

Soraia Aracele Lozano – Todos nós, independentemente de idade, sexo, etnia.

Viomundo – Inclusive os afrodescendentes, certo?

Soraia Lozano – Com certeza. Muita gente acredita que os afrodescendentes podem tomar sol à vontade, pois não teriam risco de câncer de pele. É uma ideia falsa. Os afrodescendentes têm, isto é verdade, menos risco devido à farta produção de melanina. É o pigmento fabricado pelos melanócitos [ células da pele] e que dá cor à pele e atua como filtro solar, prevenindo os danos causados pela radiação solar.

Viomundo – Quem é mais suscetível ao câncer de pele?

Soraia Lozano – Seguramente as pessoas de pele e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos, são mais suscetíveis; têm menor produção de melanina.

Viomundo – Na prática, o que significa exposição saudável?

Soraia Lozano – Evite a exposição direta e prolongada ao sol entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. É por volta de meio dia (13h, no horário de verão) que a radiação atinge seu pico. Use protetor solar na praia, na piscina, assim como ao praticar esporte ou trabalhar sob o sol. Procure lugares com sombra, sempre que possível. Ela protege você dos raios diretos do sol.

Viomundo – Tendas e guarda-sóis funcionam?

Soraia Lozano – As de nylon deixam passar 95% da radiação solar. Logo, não protegem quase nada. Já os feitos de algodão ou lona são mais efetivos: retêm 50% da radiação ultravioleta. Portanto ajudam, mas não dispensam as demais medidas preventivas, inclusive o uso de protetor solar. A luz solar, ao “bater” na areia, calçada, piso, água, reflete em você, provocando danos à sua pele.

Viomundo – Quanto às roupas, o que recomenda?

Soraia Lozano – Vista roupas claras e leves. As cores claras refletem a luz solar, diminuindo a absorção dela pela sua pele. As feitas de algodão filtram melhor a radiação do que as de tecidos sintéticos. Nos dias com muito sol, proteja-se ainda com boné ou chapéu de abas largas, óculos escuros e camisa de manga longa.

Viomundo – Agora, o filtro solar. Fala-se em fator de proteção solar (FPS) cada vez maior. Qual é o indicado?

Soraia Lozano – Varia de acordo com o tipo de pele e o nível de exposição. Normalmente, o fator 15 é suficiente para a maioria das pessoas, pois se sabe que filtra 94% da radiação ultravioleta. Já pessoas de pele e pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos,devem utilizar fatores mais elevados. O ideal é um fator de proteção de 20 a 60. Aplique o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol em todas as áreas do corpo descobertas, incluindo rosto, orelhas, pescoço, colo, dorso das mãos e braços.

Viomundo – Tem gente que usa FPS 60, por exemplo, achando que pode ficar muito sol.

Soraia Lozano – É outra ideia falsa. Mesmo usando filtro solar com fator 60, não se deve permanecer longos períodos ao sol.

Viomundo – Quanto tempo dura a proteção do filtro solar?

Soraia Lozano -- O tempo é limitado. Há uma fórmula para calculá-lo, mas não é funcional. Na prática, reaplique a cada três ou quatro horas, durante a exposição solar. Também após entrar na água, praticar esportes ou suar muito. Já existem produtos “à prova de água”, que também devem ser reaplicados.

Viomundo -- Protetores solares com fator 30, 60 exigem reaplicação?

Soraia Lozano – Sim. Portanto, se usá-los, reaplique a cada três ou quatro horas. Igualmente após entrar na água, se exercitar ou transpirar muito.

Viomundo – Em dia de mormaço é preciso usar protetor solar?

Soraia Lozano – Sim. Embora a “ausência” de sol atenue a radiação ultravioleta, a neblina quente e úmida, resultante de forte calor, é suficiente para produzir queimaduras. Ou seja, o mormaço apenas mascara a falta de sol aparente. Portanto, para se proteger realmente, use, sim, protetor solar, mesmo que só tenha mormaço.

Viomundo – Quando usar filtro solar?

Soraia Lozano – Sempre que frequentar piscina, praia, rio ou cachoeira. Também se trabalhar ao ar livre – como carteiros, garis, salva-vidas e vendedores; sair para caminhar ou resolver assuntos em dias ensolarados. É importante levar consigo o filtro para reaplicação, se necessário.

Viomundo – O filtro solar previne todos os tipos de câncer de pele?

Soraia Lozano – Previne a imensa maioria. Vou explicar. A pele é dividida em camadas. O tipo de câncer depende da camada afetada. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, os mais frequentes são o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, e o carcinoma epidermoide (ou espinocelular), com 25% dos casos. Felizmente, o filtro solar previne ambos...

Viomundo – E o melanoma?

Soraia Lozano – O melanoma, não. Ele corresponde a 4% dos casos de câncer de pele no Brasil. É o mais agressivo, com alto risco de se espalhar para outros órgãos, através dos gânglios linfáticos, provocar metástase e ser fatal. Quanto mais cedo forem o diagnóstico e o tratamento do câncer de pele, menor o risco de mutilações e maior a probabilidade de cura.

Viomundo – O melanoma é mais freqüente em quem?

Soraia Lozano – Nas pessoas de pele clara, mas podem se formar também em negros, mulatos, indígenas. Na maioria das vezes manifesta-se por lesão pigmentada que surge do nada ou da transformação de uma pinta que o indivíduo tem desde o nascimento. Atenção, portanto, às pintas, perebas, manchas. Mudou de cor, tamanho e sensibilidade, corra para remover.

Viomundo -- A exposição excessiva ao sol faz realmente mal em todas as idades?
Soraia Lozano – Seguramente , do bebê ao idoso. Embora os efeitos nocivos dos raios solares sobre a pele se manifestem principalmente a partir dos 40 anos, eles se acumulam ao longo da vida.

Viomundo – A partir de quantos meses, os bebês podem se expor diretamente ao sol?

Soraia Lozano – Só depois dos 6 meses. Antes, não devem – de modo algum! Seus melanócitos ainda não funcionam.

Viomundo – Doutora, a esta altura, há leitores – principalmente mulheres – murmurando: “Ah, mas eu adoro me bronzear. Bem queimada fico linda...

Soraia Lozano – Realmente, você fica mais bonita agora, mas, no futuro, a sua pele envelhecerá mais depressa, as rugas e as manchas serão mais precoces. Pense nisso.

Nenhum comentário: