9 de dezembro de 2009

Deutsche Welle Blogs Awards


A empresa estatal alemã de comunicação internacional Deutsche Welle promove o sexto concurso internacional de blogs, considerado o mair prêmio mundial da categoria. Inscreva o seu!

"Sexta edição do concurso internacional de blogs tem prêmio especial na categoria Mudanças Climáticas. Entre os jurados estão o artista e blogueiro chinês Ai Weiwei e a apresentadora e blogueira brasileira Rosana Hermann."

A Deutsche Welle iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (07/12), a sexta edição do seu concurso internacional de weblogs – The BOBs. Até 14 de fevereiro de 2010, usuários da internet poderão sugerir os blogs que consideram de melhor qualidade em 11 línguas e seis categorias. Acessando o site www.thebobs.com, você pode participar.

A edição do The BOBs deste ano oferecerá um prêmio especial para weblogs e podcasts dedicados ao tema das mudanças climáticas. Além disso, o concurso premiará pela primeira vez o melhor weblog no idioma bengali.

Neste ano, entre os jurados internacionais, está o artista e blogueiro chinês Ai Weiwei. Segundo ele, "os blogs são o instrumento mais eficiente para o movimento democrático na China". "Os blogs ampliam a liberdade individual, sendo também um apelo à justiça social", disse o crítico do regime, que vive na China.

Em uma sociedade na qual faltam condições básicas de expressão individual e participação na vida política e social, os blogs oferecem "uma espécie de democracia virtual", afirmou um dos artistas chineses mais conhecidos internacionalmente.

Mais importante concurso internacional de blogs

The BOBs se estabeleceu como o mais importante concurso internacional de blogs. O prêmio reflete a enorme diversidade temática da blogosfera. "Com esse evento, promovemos um diálogo interlinguístico sobre blogs como forma de mídia", afirma Mark Koch, editor-chefe da Deutsche Welle para os serviços de rádio e internet.

Koch salienta que é importante apoiar sobretudo blogueiros em países com liberdade de imprensa restrita. "Em muitas partes do mundo, weblogs constituem uma das poucas possibilidades de se expressar livremente", diz Koch.

As datas

A partir das sugestões dos internautas, o júri escolherá os finalistas, que serão divulgados no site do evento. Entre 15 de março e 14 de abril de 2010, os usuários poderão votar em seus blogs prediletos. Paralelamente, o júri também fará a sua escolha.

Os melhores weblogs e podcasts serão anunciados em 15 de abril de 2010, durante a conferência de internet re:publica em Berlim. A cerimônia de premiação acontecerá em junho de 2010 no Deutsche Welle Global Media Forum em Bonn, numa conferência de três dias cujo tema central será "As mudanças climáticas e o papel da mídia".

Os parceiros

A ONG Repórteres Sem Fronteiras e a conferência re:publica são parceiros especiais do The BOBs. Os parceiros da mídia são: Al Arabiya, Arabic Media Internet Network, Categorynet.com, Clarín, Detikcom, Folha Online, Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Global Voices, Gooya, Iran-emrooz.net, Lenta.ru, Mister Wong, Radio Zamaneh, RTVE Cámara Abierta, Semana.com, Somewhere in…, TV5Monde e Zeit Online.
CA/dw
Revisão: Simone Lopes

Veja em The Bobs

Fonte: Deutsche Welle

Nenhum comentário: