8 de dezembro de 2009

O "Conversa Afiada" de Paulo Henrique Amorim num combate frontal contra a sempre pessimista Miriam Leitão, que agora só quer falar de "ecologia"!


Em 2003, Jim O’Neill, economista-chefe do banco americano Goldman Sachs, criou o acrônimo BRICs – ou seja, Brasil, Rússia, Índia e China.


Ele previu que, em 2050, a soma das economias dos BRICs seria maior do que a soma dos países do G-7 de hoje, liderados pelos Estados Unidos, Japão e Alemanha.

Na época, segundo testemunho de O’Neill, muitos brasileiros com quem ele conversava – estava no início do governo Lula – se espantavam: mas, Jim, o Brasil não merece esse lugar de destaque, ainda mais agora … (*)

Além disso, recentemente, O’Neill defendeu a tese do “decoupling”, ou “descasamento”: os BRICs iam se descasar dos países ricos e iam sair da crise quase sem ferimentos.

O PiG (**) e a Miriam Leitão diziam exatamente o oposto: o tsunami da crise vai engolir o Brasil e derrubar o Presidente Lula.

O’Neill acaba de divulgar uma atualização de suas previsões.

Os BRICs serão maiores que o G-7 não em 2050, mas em 2032.

Brasil, China e Índia terão os melhores desempenhos (a Rússia ficou para trás, por enquanto).

SAIBA MAIS

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

O que incomoda o PIG é eles terem de ficar acertando os rumos de acordo com o desempenho de Lula, exatamente por não terem outra opção. A pesquisa divulgada ontem mostrou que na atualidade Lula é o único presidente em todo o planeta que tem aprovação na faixa dos 80%!