28 de dezembro de 2011

Yanni numa encantada viagem na Grécia, nem tão antiga assim...poesia, música, arte, harmonia, humanidade...é possível novos caminhos para os sapiens, mesmo na depressão dos mundos atuais!

Eu até agora não consegui tempo e nem inspiração para afrouxar colarinhos e me dedicar profundamente ao deleite da escrita descompromissada, livre e entusiasta, algo que amo fazer no esconderijo explícito deste espaço virtual.

Não eram tolos aqueles primeiros sapiens que criaram os calendários e nos doutrinaram em ritmos, em compassos, em meses, em semanas, em horas, em minutos, em segundos... nestes sentidos para lá de humanos, onde o começo, o meio e o fim dão significados de impermanência à vida e provocam o aprimoramento das percepções dos caminhantes eternos! Não, não eram tolos!

Ao final de cada período nos tornamos mais sensíveis - não é à toa que olhamos tudo com um pouco mais de ternura, ou, em alguns casos, até mergulhamos em profunda depressão... alguns poucos chegam aos limites improváveis do suicídio por não encontrarem sentidos plenos entre suas próprias vidas num mundo tão magnificamente vasto e em permanente expansão veloz, mesmo neste breve olhar do tempo... outros simplesmente saltitam como antílopes na savana tenra após a chuva derradeira, param o tempo, fotografam ao redor, apreciam o melhor de si mesmos e são capazes de contaminar meio mundo com os seus gestos, suas gingas, suas palavras desprovidas de intenções, e tudo porque o fim de um período representa a possibilidade real de libertação das amarras, amarras de um determinado tempo prisão.

Na verdade toda esta atmosfera de fim de ano, representa um convite ao sonho de novos projetos, a retomada daqueles desejos ocultos ainda não focados. De fato são nestes instantes que as brechas estão expostas para os arremessos mais densos de nós mesmos em simbiose plasmada com os demais atores, estruturas, relações e sonhos - este sim é o momento em que podemos estar num frenético processo de transformações e transbordamentos das idéias sobre nós mesmos, o mundo e os outros,  sem as preocupações com as metas ou com as seduções do como...agora é só desejo, só festa, um momento fértil aos visionários.

Se o tempo é de mutações constantes, se a ordem do dia inferniza a vida dos intransparentes, se a primavera árabe veio para ficar e invadir o mundo dos capitais, se o clima continuará refletindo a febre da Terra, se a tecnologia nos arremessará em mundos cada vez mais radicais, se as guerras serão inevitáveis, se a incompreensão e a torpeza humana são próprias da natureza das coisa, se os grandes pensadores são os mais pessimistas, se a biosfera dá sinais de limites intransponíveis, se o ódio, se a desconfiança, se a inveja, se a miséria, se a inteligência coletiva não avança na velocidade e urgência dos fatos...então...resta aos alegres por natureza, aos mestres por dedicação, aos guerreiros por destino, aos curandeiros por sabedoria e aos visionários por convição, uma reflexão profunda em busca da paz genuina na gratuidade dos nichos que ocupam...

Meus queridos caminhantes deste blog, a todo o momento eu chego a pensar em parar de vez com minha presença neste espaço virtual, vezes outras eu percebo o quanto sinto falta desta experiência, deste compartilhar com vocês e o Cardozo, que é um guardião robusto deste singelo projeto. Começamos na euforia de romper barreiras políticas sim...e acabamos inaugurando uma forma muito prazerosa de transcomunicação, conseguimos unir prazeres diversificados e, até certo ponto, totalmente incompatíveis. Fugimos um pouco de tudo, e de tudo trouxemos para cá. O expertise do Marcos Cardozo foi capaz de colorir com maestria algo que tínhamos somente no campo das idéias, e é fato que o blog hoje merecia um outro nome, uma outra identidade, algo que expressasse mais e melhor tudo que representa! Eu confesso que não tive fôlego para arregimentar argumentos e propostas de mudanças, por absoluta ausência de tempo, de oportunidade pessoal, de capacidade de concentração...mas o fato é que o blog é muito mais do que um "Blog de Luiz Felipe Muniz", e saibam que eu tenho o maior orgulho disto! Eu sempre vi no Marquinhos uma fabulosa capacidade de realizar conexões impensáveis aos comuns, e acabei me sentindo também impulsionado em provocá-lo para este caminho conosco...e aí está, um dos blogueiros mais antenados da blogosfera brasileira, com um mix e um poder de encantamento somente próprio aos artistas e intelectuais de primeiríssima linha!

Mais uma vez não terei tempo de tratar de todas as dimensões abertas por estas breves linhas, mas quero lançar o desafio de encontrarmos juntos, nós todos, os novos ares que devem - ou deveriam - ser assumidos e ajustados...novo nome, nova identidade, e tudo em nome da conquista deste espaço...

Agora não teremos de fato oportunidade de pensarmos em algo objetivo, mas se vcs já tiverem alguma idéia, participem conosco...este momento é o início de uma jornada...enquanto ele não chega definitivamente, eu quero oferecer este magnífico show de Yanni que encontrei...é uma obra de arte simplesmente magnífica, uma orquestra incomum, com músicas e arranjos fantásticos e que nos convidam às mutações improváveis nos delírios dos rítmos de vários instrumentos e várias sonoridades culturais, as imagens não estão das melhores, mas o som está legal, tirem um tempo, a apresentação é relativamente longa para os padrões deste espaço, mas saibam: vale a pena ouvir ao sabor de um bom vinho ou aquela cerveja bem gelada do fundo da geladeira.

 






Yanni from Kasparov on Vimeo.

6 comentários:

J.C. disse...

Excelente texto Luiz Felipe. Parabéns! A você e ao Marcos. Grande blog que eu e muitos outros acompanhamos sempre.

Marcos Oliveira disse...

Grande Felipe!!!

Estávamos com saudades desses seus escritos brilhantes.

Análises e crônicas que mostram com perfeição as nossas limitações e perplexidades de nosso tempo.

E que também dão pistas de que caminhos podem ser seguidos nesta encruzilhada do século XXI.

Um texto como esse é para ser lido mais de uma vez, com calma, para que possa ser desfrutado e apreendido.

E é por isso que tem sido um prazer colaborar aqui com o seu Blog (sim, é o Blog do Luiz Felipe Muniz, sem dúvida) sobretudo em momentos em que suas demandas não tem permitido a presença constante por aqui.

Mas... vale a pena esperar por crônicas/depoimentos como esses!

Agradeço suas simpáticas palavras sobre minha colaboração, fato que tem me dado prazer e ajudado em meu caminhar. É claro que também gostaria de ter mais tempo livre para poder me dedicar um pouco mais. Por causa da pressa nem sempre conseguimos manter o nível constante que gostaríamos...

No mais é desejar a você, aos seus e a todos os nossos amigos leitores do blog um ótimo 2012!

E lá vou eu ler outra vez!

Abraços fratenos.

P.S.: Ótima escolha musical para ilustrar sua crônica: o grande Yanni!

Maria Inês disse...

Bom dia!
Parabenizo a ambos os blogueiros que se complementam nesse ótimo blog. Pena que não é muito conhecido como muitos outros que insistem em ser monotemáticos, o que cansa. Ou são políticos, ou analisam o noticiário, ou são de auto-ajuda e por aí vai.
Este blog atua com categoria e boa comunicação em todos os assuntos.
Adorei o seu artigo Luiz Felipe, parabéns pela visão amplificada. Concordo com suas palavras sobre o seu parceiro Marcos Oliveira.
Feliz Ano Novo!

Dacia Oliveira disse...

Felipe,texto magnífico,embora escrito com palavras rebuscadas(confesso que tive que ler duas vezes,para melhor entendimento,rs),complexo e atual. Concordo que os blogueiros Luiz Felipe e Marcos Oliveira conduzem com muito afinco o blog,haja vista a falta de tempo de ambos.
Aproveito o espaço,para desejar a vc e toda família um FELIZ 2012!! bjs a todos.

YannInsideBrazil disse...

Texto absolutamente magnífico! Muito obrigada por fazer meu dia melhor!
E a música não poderia ser mais inspiradora e maravilhosa!
Um excelente 2012 a todos!

Alba from Brazil
www.yanninsidebrazil.com.br

Marcos Oliveira disse...

Em complemento e em nome do Blog (sobretudo do Felipe que fez este ótimo post pois não sei se ele está com acesso por esses dias)agradecemos os comentários e a presença por aqui. Continuaremos juntos em 2012.
Feliz Ano Novo!