11 de junho de 2012

Fronteiras do Pensamento: As Transformações do Mundo Contemporâneo - Um Novo Humanismo

Fernando Pessoa disse (baseado em navegadores da época do Império Romano) em sua conhecida poesia de 1914 que "Navegar é preciso, viver não é preciso".
Preciso no sentido de necessário ou relativo à precisão de uma bússola?
Se estamos por aqui, vivamos ao máximo cada momento. Mas com relação à precisão, estamos cada vez mais perdidos.
Perdemos a bússola neste século XXI, tantas e tão rápidas são as transformações.
Tempo, ciência, tecnologia, informação, natureza, educação, amor, trabalho, religião...
O video a seguir traz uma palestra do filósofo francês Luc Ferry, um dos mais respeitados da atualidade, exatamente sobre "as transformações do mundo contemporâneo".
O bom é que ele não é do estilo "acadêmico para acadêmicos". Basta dizer que um dos seus livros mais vendidos chama-se "Aprender a viver".
O mediador é outro "fera": o médico psiquiatra, psicanalista e escritor Jorge Forbes autor de, entre outros livros, "Você quer o que você deseja?".
Para os nossos padrões de "tempo livre" o debate é longo (quase duas horas). Sugiro que tentem ver os primeiros dez minutos, depois decidam se vale a pena continuar vendo (mesmo se for em 'capítulos', que é o que estou fazendo).
Talvez nem seja tão importante assistir, afinal lembremos de outro filósofo - brasileiro - que diz: "deixa a vida me levar, vida leva eu..." (Zeca Pagodinho).



"Café Filosófico CPFL Especial Fronteiras do Pensamento 2011 – Luc Ferry – filósofo francês que se tornou best-seller por expor suas idéias de forma leve e bem-humorada, e como ministro da Educação causou polêmica ao banir o uso de véu pelas estudantes muçulmanas nas escolas públicas –, é o convidado do Café Filosófico CPFL Especial Fronteiras do Pensamento.

A conferência de Ferry sobre As transformações do mundo contemporâneo tem tradução simultânea. A mediação é do psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes. Notável defensor do humanismo secular, filosofia baseada na razão, na ética e na justiça, Ferry é professor de Filosofia nas universidades francesas de Lyon II, de Caen, e de Paris VII, e também um dos fundadores do Collège de Philosophie.

Reconhecido por sua didática em ensinar filosofia, suas obras combinam formação acadêmica sólida com um texto acessível. O best-seller Aprender a viver, lançado em 2006, vendeu 700 mil exemplares, 40 mil deles no Brasil. Como ministro da Educação da França, de 2002 a 2004, foi o mentor da polêmica lei que baniu o uso de véu pelas estudantes muçulmanas nas escolas públicas francesas.

Jorge Forbes
A mediação da conferência de Ferry será feita pelo psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes, um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Forbes teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana e o Projeto Análise (projetoanalise.com.br) e dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior. É autor, dentre outros livros, de Você Quer o Que Deseja?, e co-autor de A Invenção do Futuro, em que pensa soluções para viver nessa nova era de quebra dos ideais."

Gravada no dia 29 de setembro de 2011.

E, já que citei Fernando Pessoa...

Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

Nenhum comentário: