28 de junho de 2012

Um pouco de arte

A situação internacional muitas vezes nos obriga a abordar aqui no blog - mais do que desejaríamos - as diversas crises políticas, econômicas, ambientais, etc.
Também a questão do "pragmatismo", do pouco tempo para desfrutar da arte, parece proporcionar um desinteresse nas diversas formas de expressão artística, que exige um mínimo de calma para serem aproveitadas.
E, no final, o conceito de "aproveitar a vida" não exigiria também que abríssemos mão de tantas preocupações, obrigações, etc?
Fica o alerta.
Para dar uma equilibrada selecionei dois pequenos vídeos da BBC que mostram eventos culturais que acontecem por aí e que poucos usufruem.
Notem que escolhi resenhas que falam mais da Europa. É que, lembrando o primeiro parágrafo, temos mostrado muito por aqui a crise econômica do velho continente. Pois mesmo com os problemas, a Europa continua sendo a locomotiva cultural mundial, isso desde sempre.


           
   
           
   
           
   
           
   
           
   
           
           
           
   
       



            
    
            
    
            
    
            
    
            
    
            
             
            
    
        
Video 1 - Aconteceu em Paris a edição 2012 do festival Fete de la Musique, no qual músicos tocam pelas ruas da capital francesa. Apresentações de músicos profissionais e amadores tomaram boa parte das esquinas parisienses, com estilos variados, como clássico, rock, folk e rap. O boletim de artes da BBC Brasil traz ainda uma performance de pessoas nuas em Munique, um concerto para celebrar a independência argelina e um festival de livros artísticos de Madri. A exibição "Mas que Libros" traz exemplos desta forma de expressão original, como pergaminhos, dobraduras, concertinas, itens soltos e impressos.

Video 2 - A tela "Ressurreição de Lázaro", pintada por Caravaggio, volta a ser exposta ao público após 60 anos. A atriz e cantora Romy Schneider ganha exposição na cidade alemã de Berchtesgaden, onde ela passou a infância. A escultora portuguesa Joana Vasconcelos usa panelas para montar uma escultura em Versailles, a casa da realeza francesa. E Aelita Andre, a prodígia asutraliana cujos trabalhos têm sido comparados aos de Jackson Pollock, tem uma nova exposição em Nova York chamada Universo Secreto.

Nenhum comentário: