13 de dezembro de 2012

As acusações à Lula e a falta de provas

O fato sobre as acusações de Marcos Valério a Lula é que não foram apresentadas provas. Ligado a tudo isso, assuntos "requentados".
Por isso o Ministério Público está cauteloso, por mais que a imprensa pressione.
Mas a grande mídia - que é a verdadeira oposição à Lula e ao PT com medo do retorno dele ao processo eleitoral já que os partidos de oposição estão à beira do colapso - não quer nem saber: aproveita para rechear os fracos suportes jurídicos e usa para tentar enfraquecer Lula.

Mas... o povo não é bobo...
No áudio em anexo uma análise que demonstra esta nossa tese (no caso sem apoio a Lula, trata-se da CBN): não há provas! É questão política!

5 comentários:

Anônimo disse...

Manual para entender a manipulação de notícias
Enviado por luisnassif, qui, 13/12/2012 - 11:33

Autor: Luis Nassif

Independentemente de motivações políticas, ideológicas ou meramente de mercados, existem consensos sobre alguns aspectos tanto do jornalismo quanto da investigação criminal:

1. Jornalismo declaratório - aquele que se baseia apenas nas declarações de fontes - é lixo. É o mesmo que publicar a pauta. Em qualquer jornalismo sério, feclarações de fontes servem como ponto de partida para investigações. Depois, tem que embasar a reportagem em documentos, provas substantivas. Tanto assim, que na maior reportagem investigativa do século passado, Watergate, declarações de fontes, antes de serem utilizadas, eram checadas com pelo menos duas outras fontes. No máximo, aceitam-se declarações de fontes de ilibada reputação. Nenhum jornal sério de país desenvolvido abriria manchetes com o tal depoimento de Marcos Valério.

2. Jornalismo declaratório de fonte em off é o lixo do lixo. Isso é do conhecimento de qualquer aluno de curso de jornalismo. Nenhum jornal sério do mundo se vale desse recurso. Indague de qualquer professor de jornalismo ou jornalista experiente, qual o primeiro indício de jornalismo sem seriedade e eles responderão: praticar jornalismo declaratório em cima de fontes em off.

3. Jornalismo declaratório de fonte em off, com informações inverossímeis, só é aproveitado por tablóides. Típico episódio é a história dos dólares cubanos que teriam sido mandados para a sede do PT em São Paulo dentro de garrafas de aguardente - um dos "furos" que Carlinhos Cachoeira passou para Veja.

4. O jogo do junta os pontos. No meu livro "O jornalismo dos anos 90" relato inúmeras jogadas de "esquentamento" ou de manipulação de reportagens. Junte alguns pontos verdadeiros (por exemplo, Rosemary Noronha adquiriu um apartamento no endereço ypisilone, de valor xis, do fulano de tal). Em cima disso, junte uma declaração de fonte em off e preencha os pontos de acordo com o desenho que quiser dar.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/manual-para-entender-a-manipulacao-de-noticias

Lula em Paris disse...

“Quando político é denunciado, a cara dele sai noite e dia nos jornais. Vocês já viram banqueiro nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia”

Anônimo disse...

Caro blogueiro,

como voce é um advogado bem inteirado das questoes e disputas políticas recentes no Brasil, principalmente do processo de criminalizacao da política e da militancia do PT, tenho um pergunta.

Como voce bem sabe, este processo de criminalizacao, envolvendo gente da grande mídia, do stf e do MP, avanca a passos largos. Passa a ser uma válvula de escape dos que nao conseguem vencer o PT no voto, na política democrática.

Na democracia e normal buscar atingir o adversário, mas quando isso vira uma desqualificacao completa do "outro" passa a ser preocupante.

Petistas (e ai propositalmente nao se faz dinstincao) estao sendo chamados de "ratos" na internet. Pelo que sei o "conceito" foi formulado pelo Olavo de Carvalho. Esta semana o blogueiro Marcelo Bessa Cabral, funcionário da Justica Eleitoral em Campos, e que diz nao entrar em questoes partidários devido à seu cargo, publicou uma postagem sobre a argentina, na qual faz referência explícita aos "ratos" do Olavo de Carvalho (http://marcelobessacabral.blogspot.de/2012/12/o-embelezamento-publicitario-dos-ratos.html).

Assim ela encerra a postagem: "Afinal de contas, ou a gente acaba com os ratos, ou os ratos acabam com o Brasil, não é mesmo?....


Minha pergunta é: Isso pode? Devemos (sou apenas simpatizante nao filiado, mas me sinto profundamento ofendido e agredido com isso)aceitar esse tipo de pronunciamento (ainda mais vindo de um funcionário da Justica Eleitoral!) que, ao fim e ao cabo, propoe nos extirpar da cena política brasileira? Ou caberia alguma acao judicial, afinal uma convocacao a "acabar com os ratos" da margem a muita coisa...


forte abraco

Marcos Oliveira disse...

Caro 'Anônimo' (das 13:22h)
Acho que não vale a pena esquentar a cabeça, muito menos divulgar esse tipo de opinião. Mesmo porque, recorrer a quem mesmo? À justiça?! Não sei não.
Só tem um caminho: o povo que está ao lado de Lula.
Valem iniciativas (e explicações) como a descrita a seguir pelo Altamiro (e que é o caminho do nosso blog), referente à iniciativa da UJS.
Abraço.

Tuitaço: #MexeuComLulaMexeuComigo
Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

"Desde o julgamento da ação penal 470, em que a mídia/tucanato, tentou a todo custo impor uma derrota as forças de esquerda, iniciou-se uma nova ofensiva contra o ex-presidente Lula e seu legado de transformações sociais profundas.


A ação coordenada pela direita, mídia e capital financeiro ficaram nítidas nos últimos dias, primeiro, depois de sucessivos cortes na taxa de juros, o The Economist pede a cabeça do ministro da fazenda, pressionando desta maneira a presidenta Dilma a mudar o rumo da política econômica. Não nos enganamos quanto a esta opinião, não passa de uma encomenda, de dentro para fora, não à toa o presidente Lula criticou os banqueiros em seminário sobre desenvolvimento na França, “são eles (banqueiros) que pagam as propagandas que saem lá”, referindo-se aos grandes meio de comunicação.

Se de um lado é preciso provar que a política econômica do governo Lula/Dilma é um fracasso, é preciso também desgastar a imagem do ex-presidente Lula, pois, sua alta popularidade, respeito e admiração que tem o povo brasileiro por sua trajetória de vida, constituem uma barreira intransponível para o retorno das forças reacionárias a presidência da república.

O depoimento de Marcos Valério, estranhamente vazado da Procuradoria Geral, é consequência do desespero do empresário pela condenação que sofreu no STF. Desesperada também está a direita golpista, que mesmo com todas o espetáculo armado pela grande imprensa na ação penal 470, amargou fracassos nas eleições municipais, sendo derrotada no seu ninho e maior cidade do Brasil, a cidade de São Paulo.

É por isso que se apegam a acusações sem nenhuma credibilidade, que tenta manchar a imagem do ex-operário, que não tendo ensino superior construiu 14 universidades públicas, colocou mais de 1 milhão de jovens no ensino superior através do Prouni, construiu 224 escolas técnicas, retirou cerca de 30 milhões de pessoas da miséria, e continua atuando politicamente para que o projeto democrático e popular eleito em 2002 avance.

A União da Juventude Socialista nunca se furtou às grandes batalhas, foi assim em 2005 quando convocamos, pela segunda vez na história, o movimento dos caras pintadas e dissemos “Fica Lula".

As mesmas forças com os mesmos objetivos de 2005 se assanham novamente. Estamos atentos e mobilizados, nas redes e nas ruas, para defender as conquistas do povo brasileiro! Junte-se a nós e participe do tuitaço #MexeuComLulaMexeuComigo."

Serviço:

Tuitaço: #MexeuComLulaMexeuComigo

Quando: 14/12

Horário: 12h00 (horário de Brasília)

Anônimo disse...

Merval explica a Celso de Mello como votar


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/merval-explica-a-celso-de-mello-como-votar