11 de dezembro de 2012

Lounge


Música calma para relaxar mas que não seja ao estilo 'ambient': tenha também ritmo e melodia. E que seja pelo menos um pouquinho sensual.
Essa é a ideia básica do que se convencionou chamar primeiro de Chill Out e depois de Lounge Music.
O que me faz lembrar do título de um livro: "Música ao Longe". É trocadilho e é piadinha, mas vale. E o título é legal. Mas não me perguntem o autor, é exigir demais desta memória combalida. E me recuso a ir ao Google agora.
No cenário atual se pode achar dezenas de sonoridades com esta designação, da Bossa Nova à criações eletrônicas. Instrumentais ou com vocais.
Vale quase tudo. Depende do gosto do ouvinte. Ou do cliente. Ou do paciente.
Só não se pode perder de vista o objetivo de relax, ainda mas a um calor de quase 40 graus, correria natalina e cenário político fervendo.
Quem pode, que saia fora disso tudo. 
Fique só com a música à sombra de uma árvore, quem sabe à beira mar.
Bem, se não puder, ligue o aparelho de ar condicionado (ou o ventilador) e clique no play abaixo. Dê uma paradinha... Tá bom, pode terminar de ver a novela!

e

2 comentários:

Alice in Wonderland disse...

Marcos, segue informações sobre o livro Música ao Longe.
Adorei as músicas.
Bjs.


Música ao Longe é um romance escrito por Érico Veríssimo e publicado em 1936.

A obra retrata a decadência econômica e moral da rica e tradicional família Albuquerque sob o ponto-de-vista de jovem professora Clarissa, personagem do romance homônimo de Érico. Em Música ao longe, a jovem, apaixonada pelo primo Vasco, dá os primeiros passos em direção à vida adulta e à maturidade.

O título do livro remete aos sentimentos de Clarissa, que são como uma "música ao longe", pois ela não tem certeza se eles são mesmo verdadeiros.

O livro foi vencedor do "Prêmio de Romance Machado de Assis", instituído em 1934 pela Cia. Editora Nacional de São Paulo.

Marcos Oliveira disse...

Oi Alice.
Obrigado pelas informações.
O Erico (pai do Luis Fernando) Veríssimo foi um dos maiores escritores brasileiros.
Esse eu não li, mas lembro vagamente de ter lido na adolescência os romances "Clarissa", "Olhai os Lirios do Campo", "Incidente em Antares" e acho que um do volumes de "O Tempo e o Vento", todos do Erico.