5 de dezembro de 2012

R.I.P.: Oscar Niemeyer *Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 +Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. 
A curva que encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do céu, nas ondas do mar. De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein."

"A vida é importante; a arquitetura não é. Até é bom saber das coisas da cultura, da pintura, da arte. Mas não é essencial. Essencial é o bom comportamento do homem diante da vida."


"Nossa passagem pela vida é rápida. Cada um vem, conta sua história, vai embora e depois ela será apagada para sempre. A vida continua."

"A razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita."
 

"A Arquitetura não muda nada. Está sempre do lado dos mais ricos. O importante é acreditar que a vida pode ser melhor para todos".
Ao invés de postar aqui várias obras magníficas projetadas por Oscar Niemeyer preferi colocar algumas frases que mostram um pouco quem ele era.
Homem de esquerda, preocupado acima de tudo com o humano.
Niemeyer criou uma obra única, inimitável, peças de arte que colocaram o Brasil na história da arquitetura universal.
Aos 104 anos ainda produzia com sua equipe. O arquiteto da invenção. Do improvável.
E, apesar de sua humildade, vai ficar sim registrado na memória da humanidade como um dos grandes gênios de todos os tempos.
Hoje Dave Brubeck vai tocar "Blue Rondo a La Turk" especialmente para Niemeyer, o comunista que projetou palácios preocupado com o povo que olhava admirado para aquelas curvas e vãos impensáveis para um um homem comum.
Obrigado por ser brasileiro e amar esta terra, Niemeyer.
Rest in Peace.

7 comentários:

J.L.M. disse...

O maior de todos os tempos.
Ótimo depoimento Marcos.
Infelizmente não surgirão mais brasileiros como ele, como Ivo Pitangui. Esse período da história brasileira está acabando.
Ainda bem que estivemos por aqui na mesma época deles.
Viva Oscar Niemwyer!!!!

Dilma disse...

O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida.

Poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele.

A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva.

Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades.

Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária.

Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior.

Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países.

Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança.

Anônimo disse...

Chico Buarque - "Oscar Niemeyer teve uma vida muito bonita. Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte."

Roberto D'Ávila, jornalista – "O brasil todo está triste (...) Os grandes gênios viveram muito tempo, como Picasso e Miró, mas ninguém chegou aos 104 anos trabalhando. (...) Ele deixou uma grande escola, mas a arquitetura dele não é repetível. Era um homem extraordinário. Ele se precoupava com a questão humana de tudo, ele tinha uma bondade incrível."

M. disse...

De uma entrevista:

Pergunta: O senhor uma vez escreveu: “minha posição diante do mundo é de invariável revolta”. Onde é que nasceu esse sentimento?

Niemeyer: “Veio da miséria que nos cerca. Ninguém resolve. É uma luta de milhares de anos : a gente vê os mais ricos usufruindo tudo. Quando faço um projeto de um prédio público – por exemplo- procuro fazer algo bonito. Primeiro,porque esse é o caminho da arquitetura. Eu sei que os mais pobres não vão usufruir nada desse edifício, mas sei que, se o edifício for bonito, os pobres vão parar e ter um momento de espanto e alegria ao ver uma coisa diferente”.

Oscar Niemeyer disse...

"Na minha posição, de homem de esquerda, o que interessa não é analisar exaustivamente os programas de governo que cada um dos candidatos apresenta, mas defender a permanência das diretrizes fixadas pela gestão de Lula, tão autêntico e patriótico que surpreende o mundo inteiro."

“O governo Lula pela primeira vez deixou o povo brasileiro sorrir um pouco.”

Luiz Felipe Muniz disse...

Belíssima postagem Marquinhos. O artista Niemeyer superou o seu tempo e a sua gente, um firme e dedicado homem público que soube honrar o seu compromisso com os mais humildes por meio das magníficas obras públicas que produziu...siga em paz!

Luiz Felipe Muniz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.