4 de novembro de 2009

Aos 100 anos morre um dos maiores pensadores do nosso tempo, o antropólogo Lévi-Strauss



Nos meus momentos de maior busca filosófica e introspecção para consolidar visões e afirmar convicções sobre o mundo e a realidade humana, as leituras de ensaios e artigos do Claude Lévi-Strauss eram (e ainda são) como um elixir sagrado, tamanha grandeza de suas colocações. Este antropólogo, crítico da visão ocidental de dominação, realizou importantes registros sobre os povos indígenas brasileiros, de tal forma que hoje as leituras de seu feito são como uma obrigação acadêmica, para todos que desejarem conhecer melhor a complexa realidade tropical do povo brasileiro.



É com pesar que o blog registra esta perda! Mas um homem que vive 100 anos e deixa uma obra tão magnífica merece ser celebrado com enorme felicidade, mais ainda pelo legado que este gigante da antropologia mundial nos deixou a respeito da tropicalidade e dos povos indígenas brasileiros.

 
 
Na década de 30 este antropólogo se embrenhou pelo Brasil e no final produziu o livro: Tristes Trópicos, que mereceu enorme destaque literário... vale conferir. Destaco abaixo um artigo recentemente publicado sobre este grande pensador e seu livro:
 

 "'Tristes Trópicos': um dos principais livros do século XX


(AFP) – Há 18 horas


PARIS, França — Em 1954, a editora francesa Plon encomendou a um jovem especialista em populacões esquimós e lapônias, Jean Malaurie, que criasse uma coleção etnográfica intitulada "Terra Humana".


Malaurie, então, pediu a Claude Lévi-Strauss um relato de suas viagens. Em quatro meses, o antropólogo terminou seu manuscrito, baseado na viagem que fizera ao Brasil nos anos 30. Na ocasião, ele havia iniciado um projeto de romance, do qual aproveitou o título: "Tristes trópicos".

"Eu tinha uma bolsa cheia que tinha vontade de esvaziar", contou. E o que ele colocou disto na obra não foi apenas seu conhecimento, mas também sua alma: esta é a diferença entre um relato erudito, mesmo de alto nível, e uma obra de arte..."

LEIA MAIS AQUI

2 comentários:

Marcelo Aguiar disse...

Muito boa a iniciativa do blog de registrar a passagem desse pensador tão importante para a história. Isso tinha de estar como destaque, dessa mesma forma do texto criado aqui, no noticiário das TV.

Marcos Oliveira disse...

Defensor do multi-culturalismo, igualdade (em importância) entre as sociedades e ecologia (ao modo indígena: sobreviver da natureza sem destruí-la), Lévi-Strauss foi um pioneiro que mereceria um prêmio Nobel. Aliás deveria existir um Prêmio Nobel nas áreas humanas de Sociologia, Antropologia, Psicologia, Filosofia e Ecologia. Ótimo texto de homenagem, Felipe.