26 de novembro de 2009

Um pouco de Relações (Políticas) Internacionais

Não tenho estado com muito tempo livre para escrever textos maiores sobre política e, confesso, também um pouco sem “saco” (desculpem o termo). Mas a reação da imprensa à recente visita do presidente iraniano me fez resolver publicar aqui no Blog do Felipe algumas considerações.
Acho que a imprensa está equivocada ou de má fé mesmo, ao resumir o ato em simples questão econômica, cujos dividendos são francamente desfavoráveis ao Brasil devido à péssima imagem no líder daquele país em todas as instâncias internacionais.
Análise extremamente simplista, reducionista e sacana. Vamos por pontos:
1 - Mahmoud Ahmadinejad não é nenhum santo. Ponto em comum. Sem discussões. Mas será uma boa estratégia neste momento ficar apenas criticando ele? Estou falando em “estratégia”.
2 – Antes de se encontrar com ele, Lula recebeu este mês também o presidente de Israel, Shimon Peres, e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.
3 – Antes disso já havia estado com Presidentes de outras nações da região, como os do Egito e do Líbano.
4 – Em um dos seus discursos Lula disse ser necessário a presença de novos atores para se buscar a paz no Oriente Médio.
Resumindo esses quatro pontos vemos que no fundo o objetivo da vinda de Ahmadinejad, foi conseguir o início de uma nova configuração internacional que põe o Brasil como interlocutor de um possível caminho que pacifique a região. Os EUA não são considerados neutros (nem pelos árabes/palestinos, nem por China e Rússia). Assim, é hora daqueles que desejam a paz, não criticar a atitude de Lula, nem julgar quem quer que seja e sim ver uma possibilidade do Brasil estar na vanguarda internacional desse problema que dura décadas sem solução. O povo quer a paz, como disse Lula.
Há outro detalhe: uma nação só se torna grande em todos os sentidos quando assume para si a responsabilidade de colocar a “cara na reta” de questões espinhosas na política internacional. E essa acertada e desafiadora atuação diplomática de Lula está incomodando muita gente... Atitudes como esta fazem Lula merecer o Nobel da Paz, muito mais que o Obama, que começa a dar indícios de querer ‘pisar na bola’, inclusive em outras questões, como a ambiental. Ele que trate de arranjar uma boa meta para a COP 15 (e que a cumpra)! E a imprensa de modo geral que critique, mas de uma forma mais responsável, colocando de forma clara a possibilidade aqui explicitada.
MCO

Nenhum comentário: