9 de novembro de 2009

As várias faces da violência!

Dois artigos recentemente publicados pelo sempre elegante e coerente Mauro Santayana, jornalista e analista político do JB, chamaram muito a minha atenção e acho que também deveriam chamar a sua:

"AS LISONJAS E O RESPEITO" e

"Acordo Eua-Colômbia: sem os véus da alegoria".

Não há nada de muito novo na descrição do cenário que apresenta, porém, é preciso que façamos as conexões corretas dos diversos eventos para entendê-los na correta dimensão, pois na velocidade atual em que as coisas estão se dando no campo sócio-político-econômico deste novo Brasil, penso que será preciso muito mais do que bons discursos, bons cursos, boas universidades e excelentes artigos.


Será preciso fazer frente sim ao avanço desmedido das velhas e carcomidas oligarquias mundiais, hoje ensandecidas por conta da gravidade da crise imposta pelos mercadores neo-liberais, pelo aumento desmedido do desemprego nos territórios mais ao norte e pela falência declarada dos modelos de desenvolvimento ainda em vigor e com vigor... todos parecem, mais uma vez, mobilizados para invadir os trópicos atrás de seu quinhão, assim pensam, por isso nos elogiam tanto e nos afagam tanto!

Dentre nós também há muitos “papagaios de pirata” dando sinais e rotas indeléveis aos ouvidos dos sedentos, que podem ferir de morte a nossa já frágil democracia; não acredita? Pois devemos é ficar bem atentos!

Não morro de amores pelo venezuelano Chávez, mas ele faz o que faz não é à toa e nem é sem motivos históricos e atuais...


Leiam os artigos e tirem as suas próprias conclusões, boa leitura.

Nenhum comentário: