16 de novembro de 2009

Villa-Lobos

Não sou especialista na chamada 'música erudita', mas entre as coisas que ouço habitualmente encontram-se composições de Bach, Mozart, Beethoven, etc. (ao lado de Metalica, AC/DC, RHCP, Chico Buarque, Roberto Carlos, Pink Floyd, Genesis, John Coltrane, Miles Davis... ou seja tudo que é bom!). Bem, amanhã (na verdade daqui a pouco, são 23:05 h agora) completa-se meio século da morte daquele que é provavelmente o maior compositor brasileiro: Heitor Villa-Lobos, considerado um gênio em todos os recantos do mundo. E o mais importante é que toda sua inspiração vem das origens da música brasileira, o seu folclore, a sua natureza. Em homenagem a ele o Blog selecionou "Bachianas Brasileiras - Nº 5", uma composição que de tão linda chega a ser "indecente" para os padrões mortais. É um orgulho que Villa-Lobos tenha nascido no Brasil. Mas ele é acima de tudo do Planeta Terra.



Outro clássico, desta vez para quem gosta de uma música mais 'animada': "O Trenzinho do Caipira" (Bachianas Brasileiras Nº2).

3 comentários:

Andre Pinto disse...

Olá Professor Felipe! Gostei muito da matéria do Villa-Lobos! Olha, sempre que vou ao prédio de meu irmão em Botafogo, visito o Museu Villa-Lobos, que fica em frente! É um Museu que todo brasileiro deveria visitar! Você chega e logo vai para uma sala que te apresenta um curta-metragem da vida e obra do mesmo. Sensacional! Você pode ver os pianos, os instrumentos, as roupas usadas, os charutos e cachimbos que ele gostava, as obras, as fotos, enfim, muita coisa! Só em pensar que ele se inspirou nos sons dos índios brasileiros para suas composições e era avesso ao estrangeirismo! Valeu Professor! Você me animou a postar no nosso blog uma matéria sobre este museu!
Abraços verdes
Andre Pinto

M.O. disse...

Boa dica para os leitores do Blog, André: conhecer o Museu Villa-Lobos. Obrigado!

Luiz Felipe Muniz disse...

Muito boa a matéria mesmo, André!Muito legal que tenha gostado.

O Marcos Cardozo tem sempre umas tiradas musicais singulares...é um grande conhecer do tema...

Bacana que o blog o tenha animado a publicar mais sobre este magnífico compositor clássico do Brasil.

Valeu e um forte abraço,

Luiz Felipe