10 de novembro de 2009

Mikhail Gorbatchov chama a atenção dos líderes mundiais para o imenso muro da crise climática global - Deu no Jornal Valor Econômico


No momento em que o mundo todo comemora os 20 anos da queda do Muro de Berlim, o ex-presidente da antiga União Soviética publica artigo convocando todos os grandes líderes mundiais para derrubada dos muros atuais, que separam a humanidade de um futuro promissor diante da ameaça indiscutível das mudanças climáticas planetárias já em curso, veja abaixo um trecho e o caminho para leitura integral:

" Abordar as mudanças climáticas exige uma mudança de paradigma de tamanho similar à que foi necessária para acabar com a Guerra Fria. Precisamos, contudo, de uma "interrupção", para escapar da abordagem usual que domina atualmente a agenda política. Foi a transformação trazida pela "perestroika" e "glasnost" que preparou o palco para o grande salto à liberdade da União Soviética e do Leste Europeu e abriu caminho para a revolução democrática que salvou a história. A mudança climática é complexa e está intimamente entrelaçada com uma série de outros desafios, mas é necessária uma ruptura similar em nossos valores e prioridades.


Não há apenas um muro a derrubar, mas muitos. Há o muro entre os Estados já industrializados e os que não querem ser contidos em seu desenvolvimento econômico. Há o muro entre os que provocam as mudanças climáticas e os que sofrem suas consequências. Há o muro entre os que prestam atenção às evidências científicas e os que cedem a interesses velados. E há o muro entre cidadãos que mudam seu próprio comportamento e querem ações mundiais sólidas e os líderes que, até agora, os estão decepcionando.
.
Hoje, observando o profundo vão entre ricos e pobres, a irresponsabilidade que provocou a crise financeira mundial e as respostas fracas e divididas às mudanças climáticas, sinto amargura. A oportunidade para construir um mundo mais seguro, justo e unido vem sendo amplamente desperdiçada.


Ecoando o que me foi pedido pelo meu finado amigo e parceiro de disputas, presidente Ronald Reagan: senhores Obama, Hu, Singh e, novamente, em Berlim, Merkel e seus homólogos europeus, "Derrubem este muro!". Porque este é seu "Muro", seu momento decisivo. Vocês não podem desviar-se do chamado da história."

LEIA NA ÍNTEGRA AQUI

Nenhum comentário: