30 de novembro de 2009

Ótima explicação

Arruda seria o vice do Serra?

Tá rolando na Internet uma matéria que teria sido publicada em outubro de 2008 pela Folha de São Paulo. Trata-se de um encontro que visava uma articulação de uma possível dobradinha SerrArruda. A aliança entre o psdb (em minúsculas mesmo) e os demos seria formatada com a participação do único governador demonoide (não estou sacaneando; é que não sei que palavra usar...).

"Em nome de uma parceria técnica destinada à melhoria de moradias populares, os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) sinalizaram nesta terça-feira a eventual aliança política para 2010. Ambos trocaram elogios mútuos na presença de líderes nacionais dos dois partidos políticos.
A justificativa oficial para o encontro dos dois governadores e das demais autoridades foi a assinatura de um convênio técnico para cooperação em habitação popular. O objetivo é executar programas de regularização fundiária, urbanização e capacitação profissional.
Mas na prática Arruda e Serra indicaram que a união entre os dois e seus partidos está evoluída. O governador do Distrito Federal brincou que estava “copiando” um projeto do colega de São Paulo."

God Only Knows

Só Deus é quem sabe mesmo. Acho que isso vale para tudo. Bem, eu até que tento, mas as notícias musicais vem até mim. Como o verão também já está chegando... Quem estiver em São Paulo depois de amanhã tem uma ótima opção: assistir ao show do icônico grupo praiano The Beach Boys. Eles estão em tour comemorando o quadragésimo aniversário de lançamento do clássico disco "Pet Sounds", considerado por muitos como tendo o mesmo nível de qualidade das obras dos Beatles. Na verdade apenas um componente original está nessa versão da banda, mesmo assim vale a pena rememorar a sonoridade inesquecível: uma mistura única de anos 60 e surf-music. Dia 02/12 no Credicard Hall. Aloha!!

Dezembro (1)

Amanhã começa o mês de dezembro. Uma época que traz diversos simbolismos. Um parênteses no ano que começa a terminar... Depois escrevo mais sobre esse momento. Enquanto isso, fiquem com o piano solo de George Winston, em um tributo que tem como base o seu belo disco "December". Curioso é que as bonitas imagens mostradas são de neve, enquanto por aqui estamos neste calorão. Detalhes deste vasto mundo... Mas a calma melodia faz bem a qualquer um. Em climas tropicais ou abaixo de zero. Boa semana!

29 de novembro de 2009

Antes que eu me esqueça

E o mensalão do DEM(o)... Que coisa né? O Governador do Distrito Federal precisa passar um galho de Arruda!

Avatar

Baseado em um 'anime', o filme "Avatar" que estréia dia 18, marca o retorno do diretor James Cameron ("Titanic"). Trata-se de uma das produções mais caras já realizadas (em torno de US$ 300 milhões) e traduz o cinema ficção atual, com muita ação e algumas mensagens (bem, tinha que ter algum recado para os dias de hoje, uma vez que o filme se passa no Século XXII). Trata-se de uma idéia que levou 14 anos para ser concretizada, pois dependia de avanços na tecnologia digital.

"A história do filme se passa quase inteiramente em Pandora, sendo na verdade uma lua orbitando o planeta gasoso Poliphemus em Alfa Centauri. É muito parecido com o planeta Terra, com formas de vida incríveis; densa vegetação e povoada por uma raça humanóide mais primitiva que a nossa e muito mais sábia, que vive pacificamente em suas florestas. Os humanos não podem respirar o ar de Pandora, então para que possa-se operar por lá, foram criados corpos híbridos, chamados de Avatares. Eles são controlados por pilotos humanos, que projetam suas consciências nesses corpos, vivendo através deles."

28 de novembro de 2009

Um Inglês em Nova Yorque

Na época cosmopolita que vivemos o mundo parece cada vez menor. Seja pela Internet, TVs via satélite, celulares, aviões que nos transportam rapidamente para qualquer parte do mundo (bem, nesse caso tem de ter um pouquinho mais de dinheiro...), o fato é que "estar em nosso cantinho" parece não ser a tônica dominante das próximas décadas. Seremos cidadãos do mundo (que, a propósito, precisa ser preservado: todos em Copenhage, mesmo em casa!) até o final do século XXI. Enquanto isso, ouçamos as descrições de um inglês fora de casa, do outro lado do Atlântico. Sting, um inglês em Nova Yorque. No álbum que contém essa música (ainda do século XX), o cantor e baixista do Police se cercou de feras do Jazz, construindo uma ponte desse estilo com o mundo do Pop-Rock. Como uma ponte que cruza o Atlântico. Bom fim de semana aos amigos leitores do Blog!

Pacto de Sobrevivência - Copenhague 2009

Assine o Pacto de Sobrevivência


Esta semana, o Presidente Nasheed – o líder de uma nação que, estando muito pouco acima do atual nível do mar está perante o risco muito real de extinção iminente devido à subida do nível das águas – fez um poderoso discurso em que apelou a um “pacto de sobrevivência”.
CLIQUE AQUI para ler todo o discurso em inglês.


Agora, apenas um mês antes de irmos para Copenhague, temos de nos unir. Todos nós, desde Presidentes a políticos, a cientistas e cidadãos, temos de aproveitar este momento e levar este movimento pela sobrevivência um passo mais longe.

Será que você pode se juntar a este apelo à ação assinando o pacto de sobrevivência abaixo? Os membros da equipe da 350.org irão entregar os vossos nomes e mensagens para o Presidente Nasheed pessoalmente nas conversações de clima de Copenhague.

ASSINE AQUI

27 de novembro de 2009

Hoje é Sexta!

No domingo passado incorporei ao Blog um video da Deise Novakoski dando uma receita de um bom drink (no caso, o "Tom Collins"). A postagem fez sucesso entre os, digamos, apreciadores de um álcool refrescante... E andaram me perguntando que programa era aquele. A Deise participa toda sexta (hoje é dia!) de um programa chamado "Happy Hour" que vai ao ar todos os dias pelo canal por assinatura GNT, entre 19:00 e 20:00 h. Capturei um outro video (anterior ao postado abaixo) com outra receita: desta vez é o "Gato Preto", que leva cerveja preta e suco de laranja. Apreciem com moderação...

Tá calor?

E a temperatura continua subindo... Faltam apenas alguns dias para a Convenção do Clima em Copenhage, Dinamarca. Nos últimos três dias tivemos algumas notícias boas vindas da China e EUA. O Brasil já havia determinado sua meta. Continuemos acompanhando e, na medida do possível, pressionando!

object>

Dubai e os Faraós


O conceito de obra faraônica deriva das mega-construções que os faraós do antigo Egito patrocinavam, entre elas as pirâmides. Nestes séculos XX e XXI o sinônimo de Faraó é Sheik. E as obras representadas sobretudo pelo inacreditável projeto urbano em desenvolvimento em Dubai. Uma ilha da fantasia do Século XXII. Agora nos vem a notícia da quebradeira naquele Emirado exatamante por conta dessas construções. A dívida chega a 70 bilhões de dólares e derrubou as bolsas mundo afora. Provavelmente Dubai vai ser salvo pelos outros Emirados, sobretudo Abu-Dabi, mas fica a lição que não estamos mais na época dos Faraós.

26 de novembro de 2009

Pulseiras

No princípo não acreditei, mas parece que a coisa é séria mesmo e já chegou ao Brasil. O único caminho é o diálogo com os filhos adolescentes...

Pulseiras do sexo
"Virou moda entre muitas meninas britânicas o uso de pulseiras de plástico coloridas, apelidadas de "shag bands" ("pulseiras do sexo", em tradução-livre).
Cada cor representa um ato afetivo ou sexual que, em teoria, a meninas precisariam fazer caso um menino consiga arrebentar a pulseira. Esses atos vão desde um inocente abraço até sexo oral e relações sexuais completas.
A moda está causando enorme polêmica entre pais e professores e chegou até a secretaria da Criança do país.
Com meninas a partir de oito anos de idade aparecendo com as pulseiras, algumas escolas já proibiram o uso.
Muita gente acha que trata-se apenas de brincadeira de criança, que as pulseiras não significam que as meninas irão realmente fazer o que as cores determinam e que jogos com fundo sexual não são novidade no parquinho. Quem nunca brincou de pega-pega em que o menino dá um beijinho na menina, perguntam eles.
Por outro lado, há quem acredite que a prática expõe crianças pequenas a termos sexuais que elas não conheceriam de outra forma e promove a erotização infantil.
Há também o temor de que proibir as pulseiras só vai torná-las mais desejáveis."


Fonte: BBC Brasil

Um pouco de Relações (Políticas) Internacionais

Não tenho estado com muito tempo livre para escrever textos maiores sobre política e, confesso, também um pouco sem “saco” (desculpem o termo). Mas a reação da imprensa à recente visita do presidente iraniano me fez resolver publicar aqui no Blog do Felipe algumas considerações.
Acho que a imprensa está equivocada ou de má fé mesmo, ao resumir o ato em simples questão econômica, cujos dividendos são francamente desfavoráveis ao Brasil devido à péssima imagem no líder daquele país em todas as instâncias internacionais.
Análise extremamente simplista, reducionista e sacana. Vamos por pontos:
1 - Mahmoud Ahmadinejad não é nenhum santo. Ponto em comum. Sem discussões. Mas será uma boa estratégia neste momento ficar apenas criticando ele? Estou falando em “estratégia”.
2 – Antes de se encontrar com ele, Lula recebeu este mês também o presidente de Israel, Shimon Peres, e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.
3 – Antes disso já havia estado com Presidentes de outras nações da região, como os do Egito e do Líbano.
4 – Em um dos seus discursos Lula disse ser necessário a presença de novos atores para se buscar a paz no Oriente Médio.
Resumindo esses quatro pontos vemos que no fundo o objetivo da vinda de Ahmadinejad, foi conseguir o início de uma nova configuração internacional que põe o Brasil como interlocutor de um possível caminho que pacifique a região. Os EUA não são considerados neutros (nem pelos árabes/palestinos, nem por China e Rússia). Assim, é hora daqueles que desejam a paz, não criticar a atitude de Lula, nem julgar quem quer que seja e sim ver uma possibilidade do Brasil estar na vanguarda internacional desse problema que dura décadas sem solução. O povo quer a paz, como disse Lula.
Há outro detalhe: uma nação só se torna grande em todos os sentidos quando assume para si a responsabilidade de colocar a “cara na reta” de questões espinhosas na política internacional. E essa acertada e desafiadora atuação diplomática de Lula está incomodando muita gente... Atitudes como esta fazem Lula merecer o Nobel da Paz, muito mais que o Obama, que começa a dar indícios de querer ‘pisar na bola’, inclusive em outras questões, como a ambiental. Ele que trate de arranjar uma boa meta para a COP 15 (e que a cumpra)! E a imprensa de modo geral que critique, mas de uma forma mais responsável, colocando de forma clara a possibilidade aqui explicitada.
MCO

25 de novembro de 2009

Blues: Gary Moore

Acho que nunca postei aqui um video de Blues. Falha nossa. Mas nunca é tarde... E logo de início, um clássico bem polêmico. É que os 'puristas' acusam o ótimo guitarrista, compositor e cantor Gary Moore de ter feito muitas concessões comerciais nesta música. Não se pode dizer que eles não tenham razão, mas duas verdades se sobressaem e é o que importa. Primeiro: "Still Got The Blues" ajudou e muito a divulgar o estilo para os não iniciados. Segundo: a canção é belíssima e, mesmo com as citadas aberturas comerciais, não deixou de ter a emocionante alma melancólica do Blues. Enjoy...

Importante Revista Alemã destaca o Brasil e o seu Presidente Lula, veja abaixo:

"Pai dos Pobres" provocou milagre econômico no Brasil


Jens Glüsing / Der Spiegel

O Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro. Ele está na missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo. Mas ele enfrenta obstáculos.
.
O plano Marshall próprio do Brasil


Os centros nervosos da política econômica do país ficam abrigados em dois imponentes arranha-céus no centro do Rio. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que conta com seus escritórios em uma torre de aço e vidro, foi criado com a ajuda americana e usando o KFW Banking Group da Alemanha como modelo. Ele financiou uma versão brasileira do Plano Marshall.

Nos anos 90, o BNDES administrou com sucesso a privatização de muitas estatais brasileiras. Hoje, ele fornece assistência a fusões e aquisições corporativas, ajuda empresas em dificuldades e financia os investimentos estratégicos do governo.

O BNDES é altamente respeitado. Acredita-se que seja em grande parte livre de corrupção e ele paga os mais altos salários do país. "Há um ano, os bancos estrangeiros batiam à minha porta perguntando se o Brasil estava preparado para a crise financeira", diz Ernani Teixeira, um dos diretores financeiros do banco. Teixeira conseguiu tranquilizá-los, notando que o BNDES tinha separado R$ 100 bilhões em reservas adicionais. No ano passado, o banco emitiu mais empréstimos e garantias de empréstimos do que o Banco Mundial - e até apresentou um lucro respeitável.

O segundo pilar do milagre econômico brasileiro fica diagonalmente no outro lado da rua: um bloco de concreto, iluminado à noite com as cores nacionais, verde e amarelo, é a sede do grupo de energia semiestatal Petrobras. A empresa planeja investir US$ 174 bilhões nos próximos quatro anos em plataformas de perfuração, navios e outros equipamentos para explorar as grandes reservas de petróleo além da costa do Brasil.

Há um ano e meio, a Petrobras descobriu novas reservas de petróleo sob o leito do oceano. Mas o petróleo será difícil de extrair, por estar situado abaixo de uma camada de sal em profundidades de pelo menos 6 mil metros. A expectativa é de que os poços comecem a produzir daqui pelo menos seis anos. A receita desse petróleo será depositada em um fundo que o governo usará principalmente para financiar novas escolas e universidades."

LEIA MAIS

AQUI TAMBÉM

...a Miriam Leitão fica gaguinha "da silva" quando tem que falar bem do Governo Lula, que coisa...ela não aprende a ser imparcial não tem jeito!!

O verão vem aí

A preocupação feminina com essa questão da celulite é exagerada. Parte da culpa é do "público" masculino. A natureza é "ingrata" em alguns aspectos, mas vamos "desencanar"... De qualquer forma, saúde mental e física é fundamental, independente de estarmos no verão ou em qualquer estação. Segue parte de uma matéria "pescada" na Internet sobre o assunto. Para ler todo o artigo, sigam o link indicado. E não esqueçam do filtro solar...

Corpinho perfeito

Veja como a corrida pode ajudar a diminuir as celulites, uma das maiores inimigas das mulheres

Por Maurício Belfante

Qual mulher não se preocupa com a celulite? Esse problema que afeta, principalmente, a ala feminina, tem solução. E para quem ainda não sofre com esses pequenos incômodos, formas preventivas para que ela não apareça de surpresa também podem ser usadas.

A celulite está diretamente ligada ao estrógeno, hormônio feminino que também aparece, em pouca quantidade, nos homens. Ela se cria a partir de uma inflamação no tecido cutâneo, alterando a microcirculação da pele e da gordura, sendo assim, causando as ondulações cutâneas.

E alguns locais do corpo podem ser mais propícios a terem celulite do que outros, como explica a Dra. Patrícia Nakahoto, dermatologista. “Existem vários locais, como a coxa, a parte do glúteo, abdômen, chegando a aparecer até nos braços”, diz a dermatologista, que completa. “A celulite aparece devido as alterações nos vasos linfáticos, hipertensão hídrica, obstruções da drenagem da pele e pela flacidez que se encontra na sua superfície”.

Além do estrógeno, alguns motivos também contribuem para o aparecimento da celulite nas mulheres, como explica o dermatologista Fábio Rebucci. “Devido a tendências genéticas e aos hábitos de vida, as mulheres acabam tendo uma incidência maior de celulite, que é uma grande preocupação para a sociedade feminina”, diz Rebucci.

Contribuição da corrida
A prática de um esporte como a corrida pode ter uma grande contribuição para a eliminação das celulites. Aliado a outros tratamentos e a hábitos saudáveis, o esporte ajuda também na prevenção deste problema.

“Os exercícios deixam a pele esticada, trazendo cada dia menos probabilidade de desenvolvimento da celulite. A corrida não é o principal meio de diminuir este problema, mas ajuda indiretamente”, afirma Patrícia.

“A prática de uma atividade aeróbica, como a corrida, ajuda na circulação sanguínea, o que contribui para a prevenção e na diminuição deste mal”, completa Rebucci.

Alimentação
A alimentação influi diretamente no aparecimento da celulite. Uma alimentação mais saudável se faz necessária para no processo de eliminação da celulite.

Leia o restante.

24 de novembro de 2009

Concertos de Natal

Não tem jeito pessoal, o tempo continua passando rápido demais... Já chegou a época de Natal, o que significa que já estamos às portas de 2010. E vamos envelhecendo... Mas tudo bem. Sigamos. O Espírito de Natal já está no ar. Montem as árvores!
Uma coisa legal dessa época são as ótimas músicas que são lembradas, servindo como trilha sonora do momento (farei posts no mês de dezembro contendo diversas versões dessas canções, não percam). Pensei nisso e resolvi fazer essa postagem quando recebi um e-mail da minha amiga Elisa Wiermann do Rio de Janeiro. Líder do grupo de Rock Progressivo Quaterna Requiem, a professora de música erudita Elisa é uma fantástica tecladista e compositora, se destacando tanto no piano, como no cravo e sintetizadores. No e-mail ela informa as datas e locais de diversas apresentações que ela fará (música erudita) até o final do ano. Repasso abaixo para informação dos que estiverem pelo Rio e São Paulo neste período. Vale a pena! Um grande abraço, Elisa!

Dia 24/11 – 20h – Sala Cecília Meireles
Festival Bach (Cia. Bachiana Brasileira / Maestro Ricardo Rocha) – Oratório de Natal – J.S.Bach

Dia 25/11 – 20h – Sala Cecília Meireles
Festival Bach (Cia. Bachiana Brasileira / Maestro Ricardo Rocha) – Concertos de Brandemburgo 2, 3, 4 e 6 – J.S.Bach

Dia 03/12 – 18h – Catedral da Antiga Sé
Concerto de Natal (Calíope / Maestro Júlio Moretzsohn) – Hassler, Praetorius, Holst e outros.

Dia 04/12 – 16h - Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico
As Quatro Estações – Antônio Vivaldi - (Solista: Ricardo Amado)

Dia 16/12 – 13h – Palco R. Graça Aranha
Concerto de Natal (Calíope / Maestro Júlio Moretzsohn) – Costeley, Bach, Mozart, Orrego-Salas e outros.

Dia 17/12 – 19h – Catedral da Antiga Sé (Música nas Igrejas)
Missa Pastoril – Pdre. José Maurício (Cia. Bachiana Brasileira / Maestro Ricardo Rocha)

Dia 21/12 – 13h – Centro – Palco na R. Graça Aranha
Concerto de Natal (Calíope / Maestro Júlio Moretzsohn) – Holst, Haendel, Leontovich, Orrego-Salas e outros.

Blogs e Justiça

Deu hoje no G1 que um blogueiro do Ceará foi condenado a pagar indenização de R$ 16 mil devido à um comentário de um internauta em referência a uma postagem. A justiça inclusive já mandou penhorar bens do estudante de jornalismo que é dono do Blog. O blogueiro quer agora "mobilizar e sensibilizar as pessoas que militam nas redes sociais da importância de discutirmos e pressionarmos nossas autoridades para uma legislação clara e que possa amparar quem produz conteúdo na rede". E conclui: "Toda vez que conto essa história para alguém as pessoas ficam impressionadas. Há muita desinformação sobre tudo isso".
Vejam detalhes dessa história e as implicações jurídicas clicando aqui.

22 de novembro de 2009

Preparando um Drink

Bem, amanhã é segunda-feira, dia de luta... Então hoje à noite não é o momento adequado para preparar e beber um bom drink. Sem problema, guardem essa clássica dica de coquetel (Tom Collins) para a próxima sexta ou sábado (é o que o Blog recomenda; mas se você não for trabalhar amanhã e tiver os ingredientes em casa...). Quem dá a receita é a sommelière Deise Novakoski, a mesma que apresenta o programa "Menu Confiança" (junto Claude Trosgos) e escreve às sextas na revista "Programa".
Boa semana!

Madredeus

Um dos mais importantes grupos surgidos em Portugal, o Madredeus explora temas folclóricos com uma linguagem ao mesmo tempo erudita, poética e popular. "O Pastor" é um dos seus clássicos. Nesse o video o Internauta colocou fotos da doce terrinha. Para viajar nesta noite de domingo.

Campeonato Brasileiro

Há muitos anos não víamos as rodadas finais do Campeonato Brasileiro com tantas emoções. Lutando contra o rebaixamento, Botafogo e Fluminense tiveram ótimas vitórias (é 13ª rodada que o Fluminense não perde) e o Flamengo pode assumir ainda hoje a liderança. As duas rodadas finais serão emocionantes. Vejam um dos gols do tricolor!

Sting e a Natureza

Presente mais uma vez no Brasil, Sting participa hoje em São Paulo do "Festival Natura Nós - About Us", interessante iniciativa que busca ser um reforço para a convenção climática de Copenhage e que tem o patrocínio da Petrobras (o festival).
Sting (cantor, compositor, baixista e ex-líder do grupo The Police) tem um longo histórico de apoio às causas ambientais através de sua Fundação Rainforest. Essa entrevista foi ao ar esta semana no programa Milênio.



"Há 58 anos Sting nascia na Inglaterra. Ele foi professor, técnico de futebol e até coveiro. Ganhou o mundo nos anos 70 com o The Police e se tornou um dos artistas mais respeitados do mundo."

20 de novembro de 2009

...deu no Conversa Afiada sobre o caso Battisti e a decisão do STF...





"Modestamente, Ministro Peluso, este Conversa Afiada considera dispor de condições intelectuais para resumir com inteira fidelidade o douto raciocínio da maioria.


É simples.

Quem decide é o Lula.

Paulo Henrique Amorim"

VEJA MAIS

Hawaii - Living Landscapes

Com o colarão que está aí, o estresse, o corre-corre diário, para vocês um nicho de tranquilidade aqui no Blog, com o visual "live" do mar e das ilhas havaianas ao som de música relaxante. Bom feriado e ótimo fim de semana a todos (de preferência perto da água ou à sombra das árvores...).


19 de novembro de 2009

Dream Lab

Não tenham dúvidas sobre o que eu mais gosto de postar aqui: música! Bem, tem um pouco de cinema, literatura, pintura, etc. Ainda bem que tem o Luiz Felipe que aborda assuntos mais sérios, fazendo com que o Blog tenha uma ótima diversidade. Com relação à música, embora possa parecer que sou meio nostálgico ao colocar artigos e videos de sons de décadas passadas, saibam que continuo antenado com a atualidade. Conheçam, por exemplo, o Dream Lab, novíssimo grupo que faz um som muito legal. Na verdade é um duo formado por um sueco e um inglês. Um som bem espa(e)cial, conforme registra o nome da música e do disco deles. Terapia Cósmica!

18 de novembro de 2009

Jazz

Tem um tempinho livre? Gosta de música? Gosta de História? Gosta de uma ótima entrevista? Então assista a edição do programa "Milênio", postado logo abaixo. Vale a pena. É ótimo conhecer um pouco mais de assuntos como este, mesmo que não seja sua praia...



"O Jazz surgiu na virada do século XIX para o XX como música de negro. Hoje é uma das maiores expressões de refinamento musical. Porém, volta e meia algum especialista coloca em dúvida a saúde do Jazz."

17 de novembro de 2009

Eleições OAB - CAMPOS/RJ

Parabéns ao Presidente Dr. Filipe Franco Estefan pela conquista folgada de mais um mandato de 3 anos, obtido ontem (16) para condução da 12ª Subseção da OAB/RJ.


Ao Dr. Cláudio Andrade, concorrente e o meu candidato na disputa, o mais sincero respeito pelo pioneirismo no pleito virtual, pela coragem e ousadia de lançar na rede aberta dos blog's a sua campanha e as suas idéias para a sociedade campista e regional. A sua luta destemida e perseverante na Internet e ao mesmo tempo junto à categoria, devo dizer, pode ter assustado vários setores e segmentos de nossa Campos...algo bastante incomum e inovador para os modelos que por aqui ainda imperam desde os velhos ares dos engenhos...mas não se arrependa jamais, pois independente dos possíveis erros cometidos no trajeto, a inauguração desta via singular é uma vitória de sua campanha e merece o nosso reconhecimento público.

A disputa entre dois jovens candidatos para liderar tão importante Subseção da OAB em nosso Estado do Rio de Janeiro deveria, por si só, ser motivo de muita alegria para todos (e é para mim) os democratas desta região tão miserável e podre de rica!

Infelizmente não pude comparecer para depositar o meu voto, pois estou fora da cidade em compromissos profissionais, mas posso e devo reafirmar os meus votos agora de sucesso ao candidato vencedor, Dr. Filipe Estefan, e que a sua conduta seja sábia, fazendo valer no dia-a-dia da labuta escolhida, os princípios norteadores das reais finalidades de nossa Ordem, nas palavras do Estatuto da OAB:

“...defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;”

E que a Ética, Sr. Presidente, tão falada e ventilada em tempos de campanha, seja de fato uma bandeira comum e de sua gestão. Uma busca permanente para os operadores desta tão árdua, nobre e fundamental atividade aos olhos dos injustiçados e dos que almejam um desenvolvimento sócio-eco-econômico mais justo em nosso país, em particular, em nossa região norte-noroeste fluminense, cujos tempos de mudanças nos trazem preocupações tão radicais como radicais são os velozes tempos que nos fogem e que nos alcançarão certamente, muito em breve!

Estes são os meus votos!

Contos de Fadas


Recebi esses micro-contos de um amigo que tem ótimo senso de humor. Acho que alguns leitores e leitoras do Blog vão gostar...

Conto de fadas para mulheres do séc. 21 (1)
Era uma vez uma linda moça que perguntou a um lindo rapaz:
- Você quer casar comigo?
Ele respondeu: NÃO!
E a moça viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, conheceu muitos outros rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro, mobiliou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava nada, bebia cerveja com as amigas sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela.
O rapaz ficou barrigudo, careca, o p... caiu, a b... murchou, ficou sozinho e pobre, pois não se constrói nada sem uma MULHER.
FIM!!!

Conto de fadas para mulheres do séc. 21 (2)
Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã.
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...
E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Nem f#$%o##%d&#*e&##ndo!
FIM!!!

Première de Lua Nova

Atenção fãs da série: foi lançado ontem, em noite de gala, em Los Angeles o filme "Lua Nova", que estréia no circuito mundial na próxima sexta-feira. Vejam as fotos dos jovens astros da franquia".

16 de novembro de 2009

Villa-Lobos

Não sou especialista na chamada 'música erudita', mas entre as coisas que ouço habitualmente encontram-se composições de Bach, Mozart, Beethoven, etc. (ao lado de Metalica, AC/DC, RHCP, Chico Buarque, Roberto Carlos, Pink Floyd, Genesis, John Coltrane, Miles Davis... ou seja tudo que é bom!). Bem, amanhã (na verdade daqui a pouco, são 23:05 h agora) completa-se meio século da morte daquele que é provavelmente o maior compositor brasileiro: Heitor Villa-Lobos, considerado um gênio em todos os recantos do mundo. E o mais importante é que toda sua inspiração vem das origens da música brasileira, o seu folclore, a sua natureza. Em homenagem a ele o Blog selecionou "Bachianas Brasileiras - Nº 5", uma composição que de tão linda chega a ser "indecente" para os padrões mortais. É um orgulho que Villa-Lobos tenha nascido no Brasil. Mas ele é acima de tudo do Planeta Terra.



Outro clássico, desta vez para quem gosta de uma música mais 'animada': "O Trenzinho do Caipira" (Bachianas Brasileiras Nº2).

A Gripe H1N1 nos EUA

A coisa não está tranquila nos EUA. E estamos falando da (ainda) mais rica nação do mundo. É preciso que aqui no Brasil as autoridades se preparem (com vacinas, medicamentos e programas de saúde) para a segunda onda que deve acontecer no inverno de 2010.

Nova gripe adoeceu 22 milhões de americanos em seis meses

Total de mortos pelo vírus H1N1 foi corrigido de 1,2 mil para mais de 4 mil.Quase 100 mil americanos foram hospitalizados.

"Nos primeiros seis meses de pandemia de nova gripe, 22 milhões de americanos contraíram a doença. A avaliação é da diretora do Centro Nacional de Imunizações e Doenças Respiratórias, Anne Schuchat. O total de mortos pela ação do vírus H1N1 foi corrigido de 1.200 nas estimativas iniciais para mais de 4 mil, até a semana passada.

Já os dados apresentados sobre a segunda temporada de gripe, que começou em outubro, mostram que o novo vírus está se espalhando rapidamente. Dos 50 estados norte-americanos, 48 já notificaram infecções e óbitos. Desde a implantação do sistema nacional de vigilância de gripe nos Estados Unidos, em 1997, este ano já é campeão em casos, e a temporada está só começando."
Leia mais.

...e não param as boas notícias...essa o Brasil precisa conhecer nos detalhes: O filho bastardo de FHC e a Rede Globo após 18 anos!!


"A relação amorosa do Senador Fernando Henrique Cardoso com a jornalista da Globo Miriam Dutra era pública e sem recato.Sempre se soube que tiveram um filho.


Nenhum órgão do PiG (***) tratou de Thomas, em dezoito anos.

O argumento – inclusive o da Folha (*) – era comovente: como nenhum dos dois confessa, não é verdade.

O PiG (***) blindou o campeão da Moral e dos Bons Costumes.

Quem tratou disso foi a revista Caros Amigos.

E o Juca de Oliveira que, numa de suas peças, diz abertamente que Fernando Henrique tinha um filho fora do casamento.
Na noite a que assisti, a platéia tucana de um teatro que se incendiou suspirou com irritação maior que o ceticismo.
O furo de reportagem Bergamo é de levar o leitor às lagrimas.

Fernando Henrique aparece como um pai pródigo e generoso, que deu ao filho uma educação exemplar (no exterior).
A jornalista, agora, virtuosa, toma a iniciativa de pedir à Globo para se afastar do pai de seu filho e ir trabalhar fora do país.
A Globo, também altruísta, entende o drama por que passava a memorável repórter e a transfere para um posto de sacrifício: Barcelona.
Coincidentemente, por essa mesma época, o ex-senador resolve se candidatar à Presidência e lá fica por oito anos.
Quando, tomado pela afanosa tarefa de governar o país, não tinha tempo de reconhecer o Thomas.

Passaram-se os anos, a Globo reconheceu o trabalho profícuo da infatigável jornalista e a deslocou para Londres e, agora, Madrid.

Por vinte anos ela ocupa a tela da Globo com reportagens que o amigo navegante não será capaz de olvidar.

Agora que o Farol de Alexandria começa a apagar, quando diminui a possibilidade de voltar ao poder, por conta própria, ou pela mão de pseudo-aliados, o pai reconhece o filho. É comovente.
A mãe e o pai saem da história da Bergamo como se fossem a Maria e José numa versão pós-moderna.

Os que saem mal da história da Bergamo são o Thomas e a D Ruth.

A D Ruth, porque deveria saber o que todo mundo sabia, e dançou o minueto da dissimulação.

E Thomas, porque teve a ousadia de nascer.
Paulo Henrique Amorim

(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele acha da investigação, da “ditabranda”, do câncer do Fidel, da ficha falsa da Dilma, de Aécio vice de Serra, e que nos anos militares emprestava os carros de reportagem aos torturadores.
(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (**) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista."

SAIBA MAIS

LEIA AQUI TAMBÉM

15 de novembro de 2009

Cléo

A atriz Cléo Pires fez o seu primeiro ensaio fotográfico. Ficou muito bom. Está na Revista Trip deste mês. Para fechar o domingo...

...com certeza que há notícias boas, mas infelizmente temos que divulgar ações como essa, as vésperas do verão tropical!!


Manifestantes realizam protesto em praia de Sydney, na Austrália, para alertar sobre elevação dos casos de câncer de pele

Catástrofe

Acompanho o chamado "cinema catástrofe" desde "Inferno na Torre", da década de 1970. Ontem assisti à "2012" e afirmo que mais uma vez a tecnologia proporcionou um avanço no realismo das cenas. O diretor alemão Roland Emmerich superou seus próprios resultados de "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã", graças à experiência adquirida com esses filmes, à citada tecnologia de ponta e também aos mais de US$ 200 milhões injetados no projeto. Como ponto negativo citaria apenas o pouco destaque dado à história dos Maias, que seria - no final das contas - o motivo do título do filme (a data). Quanto ao resto, quase 3 horas de imagens assustadoras e um desenrolar bem feito. Recomendo. E vamos torcer para que a data esteja errada... Eu aposto em 2112... (que é também é um disco muito bom com temática de ficção científica do grupo canadense Rush). Boa semana a todos os leitores do Blog e "cinéfilos de carteirinha".



Rodoanel em SP, mais uma obra de engenharia fajuta! Onde está a imprensa nacional apertando o Governo de SP?!

"Construtoras não cumpriram o contrato em obra do Rodoanel

da Folha Online
Auditoria realizada em 2007 e 2008 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) constatou que as empreiteiras responsáveis pelo Rodoanel mudaram o material descrito em contrato e optaram por vigas pré-moldadas a fim de baratear o custo dos viadutos. É o que revela reportagem da Folha deste domingo (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Nesta sexta-feira (13), três vigas da obra caíram, atingiram veículos e deixaram três pessoas feridas."

SAIBA MAIS

Nos extremos da redução de custos há o risco iminente de falhas em obras de engenharia. Não é preciso ser um grande especialista para apontar os erros e as omissões em grandes obras, basta verificar os procedimentos que estão sendo implementados e se contemplam os mais adequados preceitos técnicos de construção e controle de qualidade, daquilo que está sendo efetivamente realizado na prática em atenção ao projeto.

Quando a redução dos custos ameaçam a qualidade dos materiais empregados ou fragiliza (quando não elimina de vez) a atuação dos agentes responsáveis pelo controle de qualidade, ou seja, aquele controle que efetivamente irá garantir o cumprimento do projeto aprovado na prática...a obra seguirá no limite do risco iminente sempre, sim!

Foi assim que ocorreu, e o Ministério Público comprovou, com o desastre do Metrô de SP, foi assim com a queda de diversas pontes nos períodos de cheias dos dois últimos anos, foi assim com alguns dos trágicos acidentes da aviação nacional...e tudo indica que também são estes os motivos da queda de uma viga de 85 toneladas do Rodoanel de São Paulo!! Mas a memória coletiva é muito curta mesmo.

O que mais preocupa na verdade, agora, não é a tragédia em si, pois não tivemos graves vítimas, mas a descarada desatenção que a grande mídia está dando para um fato. Tal evento coloca em dúvida toda a enorme obra do Rodoanel da cidade de São Paulo, algo orçado em 3,6 bilhões de reais pelo Governo Estadual e que o TCU já apontou mais de 13 irregularidades somente no trecho sul, exatamente onde ocorreu o trágico evento! 

Onde estão os ávidos jornalistas da Rede Globo atrás das causas do acidente??   
LEIA MAIS AQUI

Frei Betto fala de Copenhague - deu no "O Dia"

"Frei Betto: Brasil em Copenhague

Autor de “O Amor Fecunda o Universo – Ecologia e Espiritualidade”

Rio - É uma espinha na garganta do governo brasileiro a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, em Copenhague. Todos sabemos que o nosso planeta está doente, exposto aos efeitos nocivos de nossas atividades, que afetam a preservação ambiental.

Calcula a ciência que o Universo existe há 14 bilhões de anos. A Terra, há 4,5 bilhões. Atingida, durante milênios, por meteoros, períodos glaciais, secas prolongadas, ela foi capaz de autorregenerar.

Mas, nos últimos 150 anos, o homem causou demasiado estrago em seu habitat. Entupiu de lixo rios e mares, desmatou florestas, contaminou o ar que respiramos.

Enfim, provocou tamanha degradação, a ponto de ter perdido 25% de sua capacidade de autorregeneração. A Terra só pode ser salva se houver a intervenção humana.

O Brasil é o quarto maior emissor do mundo de gases de efeito estufa. Mas o presidente Lula nunca priorizou a agenda ecológica: liberou sementes transgênicas, o desmatamento da Amazônia e silencia quando ministros lobistas do agronegócio e das empreiteiras se queixam do Ibama.

A decisão de Marina Silva, de entrar na disputa presidencial em 2010, é um imprevisto político para o governo, agora obrigado a não mais empurrar com a barriga a questão ambiental. O que está em questão não é apenas evitar que a temperatura da Terra suba dois graus, provocando efeitos nefastos. Temos pela frente apenas 15 anos para evitá-lo.

Queira Deus que o governo se preocupe mais com as futuras gerações e a saúde do planeta do que com os interesses pecuniários das empresas responsáveis pela degradação ambiental."
VEJA AQUI

14 de novembro de 2009

E agora Serra...já derrubou o Metrô de SP...agora o Rodoanel!!??











"Obras do Trecho Sul do Rodoanel ficarão paradas por 15 dias

Nesse tempo, serão investigadas causas do acidente; governo diz que data de entrega da obra não será afetada
estadao.com.br
As obras do Trecho Sul do Rodoanel, onde ocorreu a queda das vigas ontem, ficarão paralisadas por 15 dias para que as causas do acidente sejam apuradas. Essa investigação será feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O governo afirma que essa interrupção não irá atrasar a entrega das obras, prevista para março de 2010."
SAIBA MAIS

Frisson

Para iniciar este sábado, 14 de novembro, olha só o que eu achei no You Tube. Uma raridade essa gravação do Tunai. Um belo e inesquecível clássico romântico. Linda canção.


eav

13 de novembro de 2009

Veja o resultado de uma pesquisa interessante do Observatório da Imprensa...


"A imprensa brasileira consegue explicar objetivamente o confronto entre o governo de Hugo Chávez e parte da mídia venezuelana?

1. Sim
4%                                                                    18 votos

2. Não
96%                                                                  475 votos

Total:                                                                 493 votos"

VEJA AQUI

Fotos das savanas africanas expostas em Paris...



O fotógrafo britânico Nick Brandt inaugura em Paris uma mostra que traz 'retratos' de animais selvagens da África, como se estivessem posando para as lentes.


A tristeza movendo o talento

Artistas nem sempre são alegres e felizes. Muitas vezes, o contrário. O talento só surgiu a partir de uma vida sofrida. Sobretudo quando falamos de mulheres. Nelson Motta faz uma análise um pouco nessa linha, no video abaixo. Cantoras para se ouvir em noites de sexta-feira, com uma leve graduação alcoólica...



"O que Billie Holiday, Janis Joplin e Amy Winehouse têm em comum? Além do talento musical e do uso devastador de álcool e drogas, elas são marcadas pela tristeza e a dor. Mas mostraram que são únicas."

O Blog recebeu este manifesto a favor do Monitor Campista e dá publicidade...

"VAMOS TENTAR EVITAR ISSO! A DIREÇÃO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS MARCOU UMA ASSEMBLÉIA PARA O DIA 23/11 :  EXTRAORDIÁRIA:


A)EXAMINAR, DISCUTIR E DELIBERAR SOBRE PROPOSTA DA DIRETORIA PAEA SUSPENDER A EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO JORNAL "MONITOR CAMPISTA".
SEM ENTRAR NO MÉRITO : E A NOSSA MEMÓRIA, JÁ TÃO POBRE, COMO FICA?
 
Abaixo, link para assinar a Petição Online, dirigi da ao Grupo Diários Associados, contra o fechamento do Monitor Campista:

http://www.petitiononline.com/mc2009/petition.html "

12 de novembro de 2009

Lá fora o Brasil é só elogios...por aqui a VEJA já decidiu a sua capa do próximo exemplar apostando contra o país!!!























"Veja prepara capa para rebater Economist"

Segundo o blog "Vi o Mundo" do Azenha - LEIA AQUI

...enquanto isso deu na Forbes:

Lula é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, diz ranking da 'Forbes'




Lula governa maior produtor de alimentos do mundo, diz a revista

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana Forbes e divulgado nesta quinta-feira.

A lista é encabeçada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido pelos presidente da China, Hu Jintao, e pelo premiê e ex-presidente russo Vladimir Putin."
SAIBA MAIS

Assim o mundo vê o Brasil, segundo a revista britânica...


"Capa da revista britânica "The Economist", que sob o título "O Brasil decola" traz reportagem sobre economia do país"  


...então quer dizer que agora o Lula deu é "sorte", como diz o "THE ECONOMIST", segundo o Estadão!? VEJA AQUI

Não caros europeus, o Brasil teve a coragem de eleger sim um cidadão como o metalúrgico Lula, e este teve a sabedoria de enfrentar todas as oligarquias que sempre reinaram - e querem a qualquer custo voltar ao poder - e dilapidaram este território e esta gente dos trópicos...mas um novo tempo chegou de fato.

Pois venham com os seus investimentos. Saibam, porém, que por aqui não há mais espaço para especuladores e neo-liberais irresponsáveis. Há uma revolução se processando e não esperem encontrar somente belas imagens, belas bundas e uma gente tola que não sabe bem o que quer da vida!

De uma hora para outra todos agora, ao mesmo tempo, querem investir no Brasil, que coisa! Por quê não a China, a Índia, a Rússia...? Não, eles querem o Brasil! Sabem que somos um povo pacífico por natureza e a natureza aqui é exuberante. Sabem que temos carências estruturais fabulosas, porque foram, em boa parte, também eles os responsáveis pelo atraso fantástico em nossa história passada e recente.Já possuem boa parte do nosso sistema de telefonia e já buscam liderança no sistema bancário nacional privado...   

Nada contra qualquer dos povos deste planeta, mas não é mais possível aceitar qualquer milímetro de submissão, como ainda pensam e querem os soldados de chumbo do PSDB e do DEM, preocupados tão somente com os seus destinos muito pessoais, diante dos avanços impensados das classes sociais menos assistidas deste país e que em poucos anos formará opinião livre do ranço malígno dos atores vendilhões de nosso Brasil! Ainda veremos muito mais por aqui, mesmo perante a enorme crise climática que estará nos atingindo - a todos - irremediavelmente!

Vejam o que diz a BBC-BRASIL:

"A ascensão econômica do Brasil é o tema da capa, de um editorial e de um especial de 14 páginas da edição desta semana da revista britânica The Economist, divulgada nesta quinta-feira.

Intitulado Brazil Takes Off (“O Brasil Decola”, em tradução literal), o editorial afirma que o país parece ter feito sua entrada no cenário mundial, marcada simbolicamente pela escolha do Rio como sede olímpica em 2016.
A revista diz que, se em 2003 a inclusão do Brasil no grupo de emergentes Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) surpreendeu muitos, hoje ela se mostrou acertada, já que o país vem apresentando um desempenho econômico invejável.
A Economist afirma também que o Brasil chega a superar outros Bric. “Ao contrário da China, é uma democracia, ao contrário da Índia, não possui insurgentes, conflitos étnicos, religiosos ou vizinhos hostis. Ao contrário da Rússia, exporta mais que petróleo e armas e trata investidores estrangeiros com respeito.” "

LEIA MAIS

Boa sorte ao Brasil e sigamos em frente.

Trio Smetana

A Sociedade Musical Macaense (do amigo Fagundes) pede para divulgar. É hoje em Macaé.


O Trio Smetana da antiga Tchecoslovaquia (agora mudou de nome, República Tcheca - Ceská Republika) é considerado pela crítica especializada do mundo inteiro, o maior intérprete da música de Dvorak (mas tocarão também outros grandes compositores eruditos, é claro!).
Concerto imperdível!

11 de novembro de 2009

Cadê o Príncipe Encantado?

A seguir vejam trecho do bom documentário exibido no programa GNT.doc, "Onde está meu príncipe encantado?".
"O filme mostra como o estereótipo é construído na mídia, através de filmes e livros, e quanto tempo e dinheiro as mulheres despendem para se debruçar sobre esta fantasia."

Segundo técnicos do Paraguai a culpa pelo apagão foi de SP...

Curto circuito em SP teria desencadeado apagão, diz companhia paraguaia


Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

O chefe da divisão de operações do sistema elétrico do Paraguai, na Administradora Nacional de Eletricidade (Ande, equivalente à Eletrobrás), engenheiro Luis Alberto Villordo, disse à BBC Brasil que um “curto circuito” no estado de São Paulo teria desencadeado a falta de energia no Brasil e no país vizinho.

“Houve um curto circuito numa linha de transmissão que atende a região de São Paulo. Esta falha não foi contida e foi se alastrando, contaminando outras linhas de transmissão de energia até chegar à hidrelétrica de Itaipu”, disse Villordo, por telefone, falando de Assunção.
VEJA MAIS

Enquanto a Rede Globo continua tentando provas para acusar o Governo Federal pelo "apagão" de ontem, todas as evidências indicam que tudo se deu por conta de forte tempestade com raios incomuns na região de São Paulo. Até mesmo um técnico do INPE, ao vivo, confirmou tal fenômeno...perdeu, mais uma vez o PIG ...

Os Sistemas Elétricos em todo o mundo são vulneráveis, diz especialista - BBC-BRASIL

Vulnerabilidade do sistema elétrico não é exclusividade do Brasil, diz especialista

Rogerio Wassermann
Da BBC Brasil em Londres

Blecaute deixou às escuras as principais cidades brasileiras

A possível falha na transmissão de energia que provocou o blecaute da noite da terça-feira é o resultado da vulnerabilidade dos sistemas tradicionais de energia no mundo todo e não somente no Brasil, na avaliação do especialista canadense-britânico Walt Patterson, pesquisador associado da Chatham House (Instituto Real de Assuntos Internacionais), de Londres.

“É um sistema pensado há mais de cem anos, com grandes geradores remotos que necessitam de longas linhas de transmissão com um controle central”, disse ele em entrevista à BBC Brasil. “A quebra de um único cabo é capaz de provocar uma sobrecarga que leve a um efeito dominó em todo o sistema.”

Para Patterson, autor do livro Keeping the Lights On – Towards Sustainable Energy ("Mantendo as Luzes Acesas – Em Direção à Energia Sustentável", em tradução livre), mesmo países ricos sofrem com a mesma vulnerabilidade.
SAIBA MAIS

O valor da Petrobras...

Valor de mercado da Petrobras cresce 1250% no governo Lula


SÃO PAULO - O valor de mercado da Petrobras teve crescimento de nada menos que 1250% durante o governo Lula. Segundo levantamento da consultoria Economatica, o valor da estatal saltou de US$ 15,4 bilhões em 2002 para US$ 207,9 bilhões até o fechamento do último dia 9 de novembro.

Ações brasileiras mais negociadas na Bolsa de Nova York superam patamar pré-crise

Com o crescimento, a estatal subiu da 118ª colocação para o terceiro lugar entre as maiores companhias das Américas. No período estudado, a Petrobras conseguiu ficar na segunda colocação entre as americanas em sete oportunidades.

“Nos dia 21 e 22 de maio de 2008, a Petrobras atingiu o maior valor de mercado histórico com US$ 309,5 bilhões, o que a colocou na segunda colocação atrás somente da Exxon”, informou a consultoria.
VEJA AQUI

Apagão em boa parte do Brasil e Paraguai - BBC - BRASIL

Apagão atinge vários Estados do Brasil

Atualizado em 10 de novembro, 2009 - 23:56 (Brasília) 01:56 GMT

Um apagão atingiu grandes extensões de vários Estados brasileiros na noite desta terça-feira.

Por volta das 22h (horário de Brasília), o fornecimento de energia elétrica teria sido interrompido em grandes áreas dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), cerca de 800 cidades teriam sido atingidas pela falta de energia elétrica.

VEJA AQUI

10 de novembro de 2009

O Brasil, segundo o presidente de Israel - Shimon Peres

Em discurso hoje no Congresso Nacional Brasileiro o Presidente de Israel faz uma revelação quase que tão extraordinária quanto aquela do presidente Obama sobre o presidente Lula no encontro do G-20, quando o chamou de "o cara"!

O Shimon Peres clamou hoje ao Brasil para que ocupe o espaço vago de articulação pela paz - mas que o Noblat insiste em chamar de "voz contra o terror" - , sendo o novo e o grande articulador internacional pela Paz Mundial, exatamente neste cenário pós humilhação dos mercados livres, cuja crise teve por aqui o seu menor efeito, mas que assolou em particular os países desenvolvidos.

Uma missão espinhosa, sem dúvidas, mas que confirma o fantástico momento do nosso país diante de toda a comunidade internacional, algo somente abominado pelo Caetano, o Serra e o FHC. O Novo Brasil está agora, mais do que nunca em sua história, alçado como um verdadeiro e inspirador líder, exatamente neste momento de incertezas, absurdos climáticos, redefinições de rumos da economia e o futuro da humanidade!

Veja abaixo trechos do blog do Noblat sobre o que ele disse na tarde de hoje em Brasília:
 "Do presidente de Israel, Shimon Peres, em discurso no Congresso Nacional, antevendo a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad ao país, que deve acontecer neste mês:


- O Irã ajuda o Hamas [grupo terrorista palestino] a tratar mal a Palestina. O estado Palestino precisa de uma voz contra a destruição. Uma voz contra terror, voz clara para ter coexistência para a paz. Eu sei que Brasil nega ameaças de destruição, nega terror, e sua voz clara e positiva tem um eco muito alto no mundo inteiro. Sei que o Brasil apóia processo de paz. Isso é então alternativa única.

- Não quero discutir em território brasileiro com o presidente do Irã [Mahmoud Ahmadinejad], que consideramos perigoso (...) O povo do Irã nunca foi nosso inimigo e acredito que vamos voltar à amizade. Mas o governo faz armas nucleares e manda destruir Israel.

- O Brasil era sonho, hoje é realidade fascinante (...) A paisagem humana é feita um arco-iris étnico com cores que não se focam no rancor (...) A Olimpíada ser realizada no Brasil é reverência mundial para o país.

- Vim aqui para ver e aprender como um país enorme nasce e é alçado a vôo nas alturas. (...) Ver como Lula, uma liderança que desperta inspiração, transforma o futuro em presente. Eu e Lula viemos do mesmo berço socialista.

- Israel já avisou que está pronta a fazer concessões difíceis e dolorosas (...) Com ousadia, em um ou dois anos podemos chegar à paz [em Israel e na Faixa de Gaza]."

Mais um brasileiro se destacando na natação mundial

Kaio Márcio bateu o recorde mundial em piscina curta agora a pouco nos 200m Borboleta!



"Na Copa do Mundo de Natação, brasileiro completa a prova em 1m49s11, à frente do russo Nikolay Skvortsov (1m50s75) e o britânico Michael Rock (1m51s32)."

Mikhail Gorbatchov chama a atenção dos líderes mundiais para o imenso muro da crise climática global - Deu no Jornal Valor Econômico


No momento em que o mundo todo comemora os 20 anos da queda do Muro de Berlim, o ex-presidente da antiga União Soviética publica artigo convocando todos os grandes líderes mundiais para derrubada dos muros atuais, que separam a humanidade de um futuro promissor diante da ameaça indiscutível das mudanças climáticas planetárias já em curso, veja abaixo um trecho e o caminho para leitura integral:

" Abordar as mudanças climáticas exige uma mudança de paradigma de tamanho similar à que foi necessária para acabar com a Guerra Fria. Precisamos, contudo, de uma "interrupção", para escapar da abordagem usual que domina atualmente a agenda política. Foi a transformação trazida pela "perestroika" e "glasnost" que preparou o palco para o grande salto à liberdade da União Soviética e do Leste Europeu e abriu caminho para a revolução democrática que salvou a história. A mudança climática é complexa e está intimamente entrelaçada com uma série de outros desafios, mas é necessária uma ruptura similar em nossos valores e prioridades.


Não há apenas um muro a derrubar, mas muitos. Há o muro entre os Estados já industrializados e os que não querem ser contidos em seu desenvolvimento econômico. Há o muro entre os que provocam as mudanças climáticas e os que sofrem suas consequências. Há o muro entre os que prestam atenção às evidências científicas e os que cedem a interesses velados. E há o muro entre cidadãos que mudam seu próprio comportamento e querem ações mundiais sólidas e os líderes que, até agora, os estão decepcionando.
.
Hoje, observando o profundo vão entre ricos e pobres, a irresponsabilidade que provocou a crise financeira mundial e as respostas fracas e divididas às mudanças climáticas, sinto amargura. A oportunidade para construir um mundo mais seguro, justo e unido vem sendo amplamente desperdiçada.


Ecoando o que me foi pedido pelo meu finado amigo e parceiro de disputas, presidente Ronald Reagan: senhores Obama, Hu, Singh e, novamente, em Berlim, Merkel e seus homólogos europeus, "Derrubem este muro!". Porque este é seu "Muro", seu momento decisivo. Vocês não podem desviar-se do chamado da história."

LEIA NA ÍNTEGRA AQUI

O Biodiesil e o Pré-Sal - uma opinião da Agência Brasil

Pré-sal não atrapalha biodiesel, diz diretor da Ubrabio

Por Mariana Jungman, da Agência Brasil

Brasília - As atenções dispensadas ao petróleo da camada pré-sal não atrapalham o programa do biodiesel. Essa é a interpretação do diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Sérgio Beltrão. Segundo ele, o biocombustível vai continuar crescendo, como já estava planejado, e a iniciativa privada continua apostando no projeto.

“A sociedade global está querendo mudar o paradigma de consumo, seja por questões ambientais ou pela saúde pública”, afirmou. No próximo ano, oito novas usinas de biodiesel devem entrar em funcionamento nos estados de Goiás, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Beltrão, o novo combustível tem espaço para crescer sem afetar a produção de alimentos porque o Brasil tem aproximadamente 90 milhões de hectares de pastagens degradadas e áreas já desmatadas. Ele destacou que a ideia de que o biodiesel usa comida para produzir combustível é completamente errada.

“O biodiesel é produzido a partir do óleo da soja, por exemplo. O que sobra é farelo, que alimenta a produção animal. Para cada litro de óleo, temos quatro quilos de farelo que vão virar proteína animal”, explicou o diretor da Ubrabio.

Apesar de apostar no crescimento da adição do biodiesel ao diesel consumido em todo o país, Beltrão reconhece que o produto é cerca de 30% mais caro. “Mas, para comparar o preço, é preciso considerar os gastos com saúde pública, em função das doenças provocadas pela poluição, e com os impactos ambientais”, ressaltou o produtor.

Quanto à poluição, Beltrão lembrou que o biodiesel ajuda a diminuir a queima de enxofre pelo fato de se usar menos diesel devido à mistura, óleo combustível que é usado também como lubrificante Segundo ele, a chamada Agenda Conama – referência ao Conselho Nacional de Meio Ambiente – prevê a redução gradual de enxofre no combustível.

Atualmente, existem três tipos de classificação do diesel quanto a isso. Nas estradas, ele tem em geral 1.800 partes por milhão (ppm), nas regiões metropolitanas, 500 ppm e em algumas cidades, como Curitiba, 50 ppm.

Para 2013, está prevista a implementação do S10, com 10 ppm. “O biodiesel entra como um fator de melhoria da qualidade, podendo se antecipar às metas de qualidade do diesel”, concluiu Beltrão. (Edição: Nádia Franco)
(Envolverde/Agência Brasil) http://envolverde.ig.com.br/

9 de novembro de 2009

Muro de Berlim - 20 Anos da queda e hoje a festa...o socialismo ruiu com o muro, mas o capitalismo não dará conta do recado! Então o quê virá?

Uma boa análise de Campos dos Goytacazes e do trabalho com a cana

Não deixem de ler o excelente artigo "Entre a morte e a escravidão em Campos dos Goytacazes" de Leandro Uchoa do Blog "Fazendo Média".
Cliquem aqui.
Trecho:
"A história da maior cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro é repleta de tradição, conservadorismo, e fragil mobilização social. “Basta verificar as colunas sociais. São as mesmas famílias há anos”.
Com 432 mil habitantes, e a maior extensão territorial do Estado, Campos é a sexta cidade mais rica do país. Qualquer um que visita suas ruas duvida do que vê. Ruas sujas, habitações precárias, comércio pouco desenvolvido e transporte sucateado marcam a paisagem a todo momento. Negro e pobre, o povo campista parece não ser beneficiado por um centavo dos R$ 1,4 bilhão do orçamento do município. Se pudesse ser simplesmente distribuído à população, cada habitante receberia R$ 3,2 mil. O valor bilionário se deve aos royalties do petróleo."

As várias faces da violência!

Dois artigos recentemente publicados pelo sempre elegante e coerente Mauro Santayana, jornalista e analista político do JB, chamaram muito a minha atenção e acho que também deveriam chamar a sua:

"AS LISONJAS E O RESPEITO" e

"Acordo Eua-Colômbia: sem os véus da alegoria".

Não há nada de muito novo na descrição do cenário que apresenta, porém, é preciso que façamos as conexões corretas dos diversos eventos para entendê-los na correta dimensão, pois na velocidade atual em que as coisas estão se dando no campo sócio-político-econômico deste novo Brasil, penso que será preciso muito mais do que bons discursos, bons cursos, boas universidades e excelentes artigos.


Será preciso fazer frente sim ao avanço desmedido das velhas e carcomidas oligarquias mundiais, hoje ensandecidas por conta da gravidade da crise imposta pelos mercadores neo-liberais, pelo aumento desmedido do desemprego nos territórios mais ao norte e pela falência declarada dos modelos de desenvolvimento ainda em vigor e com vigor... todos parecem, mais uma vez, mobilizados para invadir os trópicos atrás de seu quinhão, assim pensam, por isso nos elogiam tanto e nos afagam tanto!

Dentre nós também há muitos “papagaios de pirata” dando sinais e rotas indeléveis aos ouvidos dos sedentos, que podem ferir de morte a nossa já frágil democracia; não acredita? Pois devemos é ficar bem atentos!

Não morro de amores pelo venezuelano Chávez, mas ele faz o que faz não é à toa e nem é sem motivos históricos e atuais...


Leiam os artigos e tirem as suas próprias conclusões, boa leitura.

Enquanto o Brasil apresenta índices absurdos de violência e corrupção, veja o que é apontado pelos Delegados Federais como fundamental para a democracia brasileira no IV Congresso Nacional da categoria:

"Carta de Fortaleza 2009


Os Delegados de Polícia Federal com o objetivo de promover o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a defesa da dignidade da pessoa humana, após o IV Congresso Nacional da categoria, cujo tema central foi Polícia Federal e os instrumentos de combate à impunidade, manifestam as seguintes conclusões:


1. É preciso mudar a cultura jurídica de tolerância com o crime do colarinho branco, que gera um abismo social entre os criminosos que são alcançados pela Justiça e os que não são.

2. Não se pode aceitar a violência social provocada pela corrupção e pela ação de poderosos grupos políticos e econômicos, que se constituem em organizações criminosas altamente lesivas ao interesse público, como algo menos reprovável do que a violência física cometida nos grandes centros urbanos deste país por facções do crime organizado e delinquentes comuns.

3. O sistema de persecução penal requer uma reforma legislativa que prestigie o poder de requisição de dados e informações da Autoridade policial e a celeridade da investigação criminal e do processo penal com uma redução significativa de procedimentos e recursos processuais meramente protelatórios e com regras mais rígidas contra a prescrição penal.

4. A realização de investigações de forma isolada e fora do inquérito policial não acrescenta qualquer melhoria ao atual sistema de persecução criminal e causa insegurança jurídica. Pelo contrário, gera indesejável conflito entre instituições que deveriam trabalhar irmanadas. Além disso, não se pode escolher o que investigar, pois não se trata de uma decisão pessoal ou institucional, devendo-se promover a aprovação constitucional da criação do Conselho Nacional de Polícia como o instrumento para a regulação do controle externo da atividade policial.

5. É preciso fortalecer o sistema penitenciário nacional e o seu emprego como mecanismo de combate ao crime organizado, bem como o papel da Polícia Judiciária e dos demais operadores na primeira e na segunda instâncias. Como, por exemplo, diminuindo as hipóteses de foro privilegiado.

6. Não se deve interpretar o legítimo princípio da presunção da inocência de modo exagerado, tomando-o como justificativa para casos de impunidade e injustiça social.

7. A construção de uma Polícia Republicana, que atua a serviço do Estado e não de governos, só será possível com o mandato para o cargo de Diretor-Geral escolhido entre os Delegados de Polícia Federal, o respeito aos princípios basilares da hierarquia e disciplina e mediante autonomia institucional, gerencial, administrativa, orçamentária e financeira da Polícia Federal.

8. A preservação de uma investigação criminal justa, independente e isenta, pressupõe necessariamente a aprovação de uma lei orgânica com um regime de prerrogativas legais garantidoras da autonomia funcional das Autoridades de Polícia Judiciária e o seu resgate constitucional como carreira jurídica.

9. A reestruturação das carreiras da Polícia Federal com uma solução imediata para os policiais federais da terceira classe e a adoção de um plano de cargos e salários que estimule o ingresso nas carreiras policial e administrativa, bem como a permanência no cargo de seus dirigentes, criando a ambiência interna necessária ao exercício das funções de Polícia Judiciária da União.

10. Uma investigação criminal moderna implica no emprego contínuo de novas técnicas e tecnologias, na coleta de provas, bem como considerável investimento público na tramitação eletrônica, rápida, segura e compartilhada do inquérito e dos procedimentos de inteligência policial.

11. Por fim, disseminar a seletividade conforme o grau de lesividade dos ilícitos penais e a responsabilidade compartilhada entre as autoridades e instituições oficiais encarregadas de investigar e combater os ilícitos administrativos com repercussão na seara criminal, no Brasil e no exterior.

Fortaleza-CE, 6 de novembro de 2009.

ADPF – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL"
LEIA AQUI