29 de novembro de 2010

Humor & Cultura para uma segunda-feira quente: o bom anfitrião

O Anfitrião na Mitologia Grega

Neto de Perseu, herói grego matador da Medusa, Anfitrião era esposo de sua prima Alcmena, filha de Electron, rei de Micenas.


Certa feita, quando ele se ausentara para participar de uma expedição militar, Zeus (Júpiter) visitou Alcmena disfarçado com as feições de seu marido, enquanto Hermes (Mercúrio) tomou a forma do escravo chamado Sósia, para montar guarda no portão.

Resultou desse encontro o nascimento de Hércules, filho do deus maior.


Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada pois, evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa, uma vez que ele estava em longa viagem.

Mas... segundo nos relata a lenda, o dia-a-dia do casal logo voltou à normalidade. Sabem porque? Zeus chamou Anfitrião e lhe contou toda a verdade!

Anfitrião acabou ficando muito calmo e feliz pelo fato de sua mulher ter sido escolhida por um deus. Hércules passou então a ser reconhecido como seu descendente.


A partir desse fato o termo anfitrião adquiriu o sentido de "aquele que recebe em casa", enquanto sósia ganhou o significado de "cópia humana".


Segundo o Aurélio, "anfitrião" é:

1. Aquele que recebe convivas; dono da casa.

2. Aquele que dá ou dirige um banquete.

3. Aquele que paga as despesas de uma refeição.


No entanto, contudo, porém, todavia, pelo que vimos da origem do termo, é melhor ter cuidado com essa palavra... Se é que me entendem.

Cultura geral tem esses problemas.


Pesquisar mais em:

Wikipedia
Recanto das Letras

Um comentário:

Anônimo disse...

HEHEHEHEHE.
Muito pândego.
Esses deuses e semideuses sabiam das coisas.