7 de novembro de 2010

Notas dominicais (3): Culinária & Música

Agora é que fui olhar as fotos postadas pelo Luiz Felipe ontem. Lugar muito lindo.

Interessante ver essas fotos de sol e mar em um dia (quase) frio e chuvoso como hoje.

Domingo atípico. Novembro, em pleno horário de verão, mas com uma frente fria encostada, formando o que os meteorologistas poderiam chamar de... de que mesmo?

Em dias assim posso me animar e ir para cozinha. Meus filhos estavam me cobrando uma sobremesa e resolvi encarar.

Bem simples: três sabores de gelatina e um creme à base de leite. Aproveitei e fiz também um bolo de chocolate. Com cobertura, por favor. Enquanto isso minha esposa fazia o almoço.

Mas isso não é motivo para um post. Concordam?

É que gosto de fazer essas tarefas domésticas ouvindo boa música. Aí sim.

Costumo dizer que eu não faço as tarefas (lavar o carro, por exemplo) ouvindo música. O que eu faço é ouvir música, aí aproveito e faço umas coisinhas.

Mas qual música iria ouvir à beira do forno e da pia?

Já falei que acho Jazz uma música noturna e que até combina com a confecção de um bom jantar. Mas de dia, fazendo doce?

Aí olhei o tempo e senti a temperatura. A única conjunção que permite o Jazz diurno: frio & chuva.

Escolhi então a coletânea “Jazz For a Rainy Afternoon” da gravadora ‘32 Jazz’ que já comentei aqui. As sobremesas ficaram ótimas.

Como gastei mais tempo que um CD, peguei outro: “Tapestries”, disco de uma parceira do Rick Wakeman com seu filho Adam Wakeman, que também é tecladista.

Nele cada música se refere a uma tapeçaria exposta no “Victoria and Albert Museum” de Londres.

O encarte deste disco é um primor, pois traz reproduções e comentários de cada tapete em que as músicas se basearam.

Bem, é isso.

Boa semana a todos!

Uma amostra da música de Rick Wakeman e Adam Wakeman, ao piano:

Jazz: David Sanborn Group, música "Try a Little Tenderness", do disco "Pearls"

Tapeçaria citada no disco de Rick & Adam Wakeman: "Landscape Verdure With Birds" (Século XVII)

4 comentários:

Jefferson disse...

Aí Marquinhos, sobre seus dotes culinários não posso falar nada, mas resgatar esse disco do Rick e Adam Wakeman é nota 10. Acho que é de 1996, certo? Muito bom. Eu tenho as músicas mas não tenho o CD original. Pela sua descrição o encarte deve ser muito legal mesmo.
Relax total a música do David Sanborn.
Abraço e boa semana pra vc também.

Maria Inês disse...

Como sempre, muito legal o seu post, Marcos.
Boa semana.

MARQUÊS DE SADE disse...

Manda essa receita, parceiro. A da gelatina. Engorda?

Marcos Oliveira disse...

Obrigado a todos pelos comentários.
Marquês, engorda sim, por causa do creme de leite e leite condensado.
Sorry!