9 de novembro de 2010

Inclusão Digital no Brasil avançará ainda mais com a Telebrás reativada: mais 100 cidades até o fim do ano!

O serviço de banda larga que eu contratei, já algum tempo atrás, com a Via Cabo TV, está longe de ser um serviço de boa qualidade na região de Campos dos Goytacazes. Além de não garantir a velocidade contratada, o preço também é bem salgado para o padrão oferecido.

Dias atrás eu recebi uma ligação telefônica de uma representante da Via Cabo, apenas para me informar que, por decisão unilateral daquele empresa, eu estaria recebendo agora mais do que o dobro da velocidade que contratei originalmente!

Num primeiro momento eu nem entendi bem o que ela havia dito, mas como não configurava qualquer acréscimo de despesas eu nada comentei à informação.

Mas logo depois eu percebi o que estava se processando. Ora vejam só, foi só o Governo Federal anunciar a reativação da Telebrás e a retomada judicial dos milhares de quilômetros de fibra óptica, já instaladas no Brasil e não utilizadas pelas empresas que privatizaram todo o sistema brasileiro de comunicação, que os atuais fornecedores de serviços de internet banda larga começaram a se movimentar na direção dos consumidores!

Mas já é tarde!

A Telebrás vai criar uma revolução neste cenário brasileiro nos próximos meses, veremos!

"Mais de 14 milhões de brasileiros deverão ter acesso à internet banda larga até o final do ano
por Secom em 08/11/2010


Até o final do ano, 100 cidades brasileiras vão ter acesso à internet por meio de banda larga, beneficiando mais de 14 milhões de pessoas. A informação é da Telebrás. O leilão para contratação de equipamentos e serviços do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi aberto no último dia 29 e teve o resultado divulgado na última sexta-feira (5). A empresa Padtec, única brasileira na disputa, foi a vencedora. Com isso, caberá à empresa iluminar as fibras ópticas já instaladas em diversas regiões do País para possibilitar a transmissão de dados, visando a implantação da internet de banda larga. A Padtec vai oferecer soluções baseadas na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para compor a rede nacional de telecomunicações da Telebrás.


Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santana, a meta do PNBL é garantir Internet em alta velocidade e baixo preço a mais de 40 milhões de pessoas até 2014, com planos de até R$ 35 e velocidade mínima de 512 Kbps. Hoje, há no País cerca de 12 milhões de usuários de banda larga. A escolha das primeiras localidades levou em consideração critérios como distância da linha de fibras ópticas (até 50km), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a proporção de acessos no município.
Santana anunciou que haverá mais dois leilões neste mês. O pregão para a aquisição de programas de computador (softwares) e serviços será em 19 de novembro e o leilão para contratar enlaces de rádio digital para distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL está marcado para 22 de novembro. O leilão da Telebrás atende às regras da Medida Provisória 495, de 2010, que dá preferência às empresas que têm fábrica no País."

VEJA AQUI

Um comentário:

M.I.A. disse...

Muito pertinente esse seu comentário Luiz Felipe. Só mesmo entrando uma estatal nesse mercadopara resolver o problema da telefonia no Brasil. Está um absurdo!