2 de dezembro de 2011

Preços e serviços da Auto-Viação 1001: um questionamento

Não é de hoje que a Auto-Viação 1001 é quase unanimidade entre os usuários habituais: deixa a desejar em diversos aspectos do serviço prestado, dos preços à manutenção e limpeza dos coletivos, passando por diversos outros itens.

Vi agora no Blog do Roberto Moraes uma carta aberta publicada no Facebook e que nós reproduzimos aqui.

"Uma carta aberta da Carol Côrtes dirigida à Auto Viação 1001 questionando seus altos preços e a baixa qualidade dos serviços em nosso estado está “bombando” no Facebook e o blog posta abaixo:"

"por Carol Côrtes, quinta, 1 de Dezembro de 2011 às 23:01

Já não é de hoje que os altos preços praticados pela 1001 no trecho Rio x Campos x Rio incomodam os que dependem com freqüência de fazer essa viagem. A esperança de o preço diminuir veio com a entrada da Trip operando no aeroporto de Campos com voos diários para a capital, porém, a única coisa que ganhamos foi a possibilidade do parcelamento das passagens.

Ainda insatisfeita com a média de preço de 70,00 reais em uma viagem de 280km e com o péssimo serviço oferecido pela empresa, fiz uma breve pesquisa dos preços cobrados em trechos de quilometragem próximas ou superiores ao trajeto Campos x Rio. (todas as viagens pesquisadas são interestaduais)

Campos x São Paulo = 712km
Itapemirim – R$89,00

Campos x Governador Valadares = 445km
1001 – R$61,20

Cachoeiro de Itapemirim x Rio de Janeiro = 396km
Itapemirim – R$55,00

Campos x Belo Horizonte = 532Km
Itapemirim – R$85,00

São Paulo x Balneário Camboriú = 616km
1001 – R$87,50

Curitiba x São Paulo = 450km
Itapemirim – R$65,50

Curitiba x Florianópolis = 312km
Viação Catarinense – R$44,25

É com muita tristeza que digo que dependo de uma empresa que não respeita seus clientes, tendo além de preços altos, constantes problemas no seu site e em seu 0800. Suas redes sociais só funcionam para uso da 1001, não tendo nem a dignidade de responder as críticas que são feitas em sua Fan Page ou em seu Twitter.

Como estamos na mão do monopólio da 1001 no trajeto referido, uso do mais democrático espaço que já existiu: as redes sociais. Peço aos que também são insatisfeitos com os preços e serviços oferecidos pela 1001 se junte e compartilhe, para que possamos ser ouvidos.

Aguardamos com urgência um posicionamento da Viação 1001 e uma explicação plausível sobre as tarifas de uma viagem de menos de 300km ser mais cara que trechos interestaduais mais distantes.

Atenciosamente,
Carol Côrtes.”

3 comentários:

Bruna Barreto disse...

As pessoas são muito hipócritas!
Existem pessoas que só sabem olhar o lado ruim da situação, porque não divulgam assuntos bons da empresa quando aparecem? Pois criticar é muito fácil, não é?! Difícil é elogiar, brasileiro é assim mesmo...
Caso algumas pessoas não saibam, vou falar apenas que se a empresa é tão ruim assim, porque outras empresas nao entram na linha para disputar? Vou dizer porque, pois não existe nenhuma que tenha a possibilidade de investir e oferecer a metade que a 1001 oferece.
Os Ônibus estão mal conservados? Qual empresa é modelo por aqui? tem bancos sujos? Qual empresa apresenta aos seus passageiros limpeza impecável? Qual? itapemirim? São salvador? campos tur? Brasil? sÃO Geraldo? águia branca?
As passagens são caras? Qual empresa apresenta tarifas baixas? E cá pra nós, para uma empresa desse porte está até muito proporcional os preços, pois todos devem pensar que atras da industria existem pais e mães de família que precisam trabalhar e receber seus salários que são pagos pelas passagens que nós pagamos para usar o serviço! Agora vocês imaginem, se com tudo isso de ruim que tanta gente fala da empresa ainda sim é a única que recebeu prêmio de maior e melhor empresa do BRASIL, títulos assim devem ser divulgados tanto quanto as críticas!
Amigos, que nas próximas viagens que vocês fizerem pela empresa, conservem a limpeza não deixando "rastros" por onde vocês passam, pois apesar de existirem pessoas para limpar,lembrem-se que, são seres humanos que limpam onde vocês sujam e que se ainda constar sujeiras é porque algum passageiro sujou!
Se as pessoas colaborassem para a conservação dos Ônibus que usam não haveria tantas reclamações!
Pensem... com passageiros tão trabalhosos de lidar, a empresa deve cobrar essa tarifa mesmo, para ver se assim os próprios passageiros lembrem-se de cuidar, preservar antes de "detonar".
Ainda me resta dizer que as tarifas cobradas pela empresa não são estipuladas unilateralmente pela mesma, então a empresa não obtém tanta culpa assim.
Agora quero ainda ressaltar que apesar de tanta gente falar mal ainda existem aqueles que além de andar de graça querem mais o que?
Gostaria de ver quem teria coragem de publicar!

Logan disse...

A 1001 presta um péssimo serviço. E o pior é que monopolizou o transporte publico na Região dos Lagos, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste Fluminense, comprando as empresas concorrentes (como a Macaense) para piorar o atendimento e aumentar os preços. A empresa é tão incompetente que até nas Barcas S.A., na qual a 1001 é a principal acionaista, o caos está instalado. Parece que a Bruna não anda de ônibus da 1001 e nas barcas na Baía de Gauanabara.

Junior disse...

A Bruna leu o post comparando os preços? Parece que não. Viagens interestaduais com serviços melhores e menores preços.

Sabe que para outras empresas entrarem tem que existir abertura de licitação (uma questão política)?

Sabe o que é monopólio privado e quanto isso é danoso para a sociedade como um todo?

No começo a 1001 ia bem, colocando inclusive carros leitos, limpos e com DVD e a preços não exorbitantes. Hoje paga-se quase R$90,00 (Campos x Rio), DVD não funciona, etc. Uma vez fui pegar um executivo desses e estava cheio de mosquitos! É claro que reclamei mas não adiantou nada.