29 de agosto de 2012

Imagem do Dia: O Universo e o Açúcar

Não me perguntem como mas astrônomos descobriram pela primeira vez moléculas de açúcar (essa mesma que a gente usa para adoçar qualquer coisa) ao redor de estrelas jovens.
Resta saber se isso pode ser um complicador para quem tem tendência à diabetes (quase todo mundo que come carboidratos e pretende ir além dos 70): tem açúcar flutuando em tudo quanto é canto do universo? Será que eles vão descobrir também adoçantes dietéticos nas estrelas? : )
O importante é que a imagem é bonita e vale muito mais que minhas piadinhas sem graça.


"Um time internacional de astrônomos detectou, pela primeira vez, moléculas de açúcar ao redor de uma estrela jovem, informou nesta quarta-feira (29) o Observatório Europeu do Sul (ESO). A descoberta foi feita pelo telescópio Alma, localizado a 5 mil metros de altura no deserto do Atacama, no Chile.
Os resultados aparecem na revista científica "Astrophysical Journal Letters" e mostram que os blocos de "glicoaldeído", um tipo simples de açúcar – com a fórmula química C2H4O2 –, estavam no disco de gás e poeira que circunda a estrela, que pertence a um sistema binário, ou seja, onde há duas estrelas orbitando um centro comum.
Segundo os cientistas, o açúcar encontrado está no local e na altura certos para serem incluídos na formação dos planetas desse sistema. Além disso, a molécula se movimenta na direção correta, caindo sobre a estrela.
Segundo o principal autor do artigo, Jes Jørgensen, do Instituto Niels Bohr, na Dinamarca, essa forma de açúcar não é muito diferente da que usamos para adoçar o café, por exemplo.
"A grande questão é: qual a complexidade que essas moléculas podem atingir antes de serem incorporadas em novos planetas? Essa questão pode nos dizer algo sobre como a vida aparece em outros locais, e as observações do Alma serão vitais para desvendar esse mistério"."
Fonte: G1

Nenhum comentário: