31 de agosto de 2012

Medita Rio e Juliana Paes

Houve uma época em que líderes espirituais vindos do oriente se destacaram no mundo ocidental.
Talvez o primeiro deles tenha sido Paramahansa Yogananda que chegou aos EUA por volta de 1920.
Seu livro "Autobiografia de um Iogue" conta toda a história, eternizada por sua fundação Self-Realization Fellowship.
Em fins dos anos 1960 existiu um incremento do movimento da busca por referências pacíficas e não necessariamente religiosas através do interesse de músicos do porte de George Harrison (Beatles), Santana, John McLaughlin (Mahavishnu Orchestra), etc.
Foi a época dos Gurus Indianos que se conectavam muito bem com os ideais da Contracultura.
Mas o mundo mudou e em tempos de Shoppings Centers os modimos são outros.
Pois eis que vejo em uma revista dominical um anúncio de uma organização chamada "Arte de Viver".
Fui pesquisar e achei: "Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, A Fundação Arte de Viver é uma ONG (Organização Não-Governamental) humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em inciativas de controle do estresse e serviços sociais. A Fundação opera globalmente, em mais de 150 países.
Os programas da Arte de Viver seguem a filosofia de paz de Sri Sri Ravi Shankar, em suas palavras: “A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial.” Para ajudar as pessoas a se livrar do estresse e experimentar a paz interior, a Arte de Viver oferece diversos programas para eliminação do estresse, incluindo técnicas de respiração, meditação e yoga. Esses programas já ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a superar o estresse, depressão e tendências violentas.
A Arte de Viver também leva a paz para várias comunidades por meio de seus projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.
"
Interessante.
Pois o fundador desta obra, Sri Sri Ravi Shankar (não confundir com o músico indiano) vai estar no Brasil neste fim de semana.
Lembrando os anos 60 e 70 vai realizar palestras públicas ministrando seus conhecimentos "para uma sociedade livre de estresse e violência". Sábado dia 1 de setembro às 11h no Ibirapuera em São Paulo e domingo, dia 2, 15h, na Cinelândia, Rio.
O título é "Medita Rio (e Medita SP) - Juntos Pela Paz".
Confiram em artedeviver.org.br.
Boa iniciativa em tempos tão materialistas.
Mas, se você - caro amigo - não se animou, uma dica importante: as atrizes Juliana Paes e Guilhermina Guinle já avisaram que vão estar lá. Já pensou se você der a sorte de meditar ao lado delas?!


Nenhum comentário: