3 de dezembro de 2012

AMAN 2012 - Formatura dos novos oficiais.

Neste fim de semana eu tive a honra de participar, juntamente com outros familiares, da cerimônia de colação de grau e formatura dos novos oficiais do Exercito Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras, pois lá dentre os formandos estava um sobrinho, o Daniel Muniz de Souza Cruz.

Eu ainda não conhecia as instalações da Escola Militar de Resende, hoje AMAN - uma obra de orgulho nacional criada por decreto pelo ex-Presidente Getúlio Vargas em 1943 -, apenas ouvia do sobrinho as histórias do forte treinamento e do enorme esforço exigido durante todo o período em que por lá esteve. As nossas breves conversas sempre foram  enriquecidas pelo meu interesse permanente nas questões de geo-política do Brasil e procurava sempre fazer com ele algumas costuras sobre o momento ímpar do país diante do novo quadro econômico, social e político internacional, os riscos desse nosso tempo, onde o Brasil figura agora num lugar de destaque entre as maiores nações do planeta e uma liderança inevitável na América do Sul.

Fiquei particularmente feliz com a presença - e tb por assistir o pronunciamento oficial - do ministro Celso Amorim, atual Ministro da Defesa e ex-Ministro das Relações Internacionais do Brasil. O ministro ressaltou a grande importância do fortalecimento da defesa nacional diante dos novos patamares alcançados pela nação brasileira, no atual quadro das nações, e por mais de uma vez reafirmou a nossa opção pela paz, pela democracia e pelo entendimento entre os povos e nações, mas também deixou claro que nada disso se faz tão somente com palavras e boas intenções!

A Presidenta Dilma também era esperada por lá, mas não pode comparecer e mandou um forte e elegante discurso aos formandos!  

Foi para mim uma experiência duplamente agradável, primeiro pela formatura de mais uma membro da família Muniz e segundo por presenciar sinais evidentes de que o Brasil está atento, em todos os sentidos, para o aperfeiçoamento e modernização das forças armadas brasileiras e dos seus membros oficiais.

Registro mais uma vez os parabéns ao querido sobrinho e desejo sucesso na fronteira escolhida para os próximos 2 anos: Tefé - Amazonas - Brasil!

Como um amante da fotografia, Canon em punho, eu divido neste espaço alguns instantes captados por lá:





    

4 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Felipe, ótimo post e ótimo registro em texto e imagens do evento.

Parabéns pela formatura do seu sobrinho Daniel. Qualquer formatura é sempre um evento bonito e emocionante para amigos e familiares (e obviamente mais ainda para o formando) por ser uma conquista, um passo à frente em direção ao caminho que se escolheu ou que se sonhou na vida.

Mas essas formaturas militares devem ser mais bonitas e emocionantes ainda, por contarem com toda a pompa e circustância militar e presença oficial do estado.

O seu post me lembrou uma fase de minha vida. Teve uma época, lá pelos idos da década de 1970, que considerei a possibilidade de tentar seguir carreira militar e a Academia Militar das Agulhas Negras era um caminho natural.

Naquele tempo (de ditadura militar) havia uma forte campanha para recrutar jovens e cheguei até mesmo a pesquisar a localização da Academia. O nome me atraia mas eu não sabia o que significa aquilo. Pesquisei e vi que se referia ao fato da cidade de Resende (onde está a AMAN) estar localizada na divisa Rio, São Paulo e Minas e ali perto está o ponto mais alto do Rio, exatamente o Pico das Agulhas Negras, na Serra da Mantiqueira.

Bem, isso é passado mas ficou registrado. Como sabe segui outro caminho. Mas o Daniel optou, batalhou e inicia agora efetivamente sua carreira.

Que ele tenha todo o sucesso do mundo exatamente em um momento em que o país retoma os investimentos em suas forças armadas, reconhecendo a importância de nos prepararmos para defender o país, alvo que seremos cada vez mais do interesse internacional por causa de nossas riquezes naturais e liderança regional.

Mais uma vez parabéns a todos os familiares e amigos do agora Oficial do Exército Brasileiro Daniel Muniz de Souza Cruz. Grande conquista do jovem. E através dele parabenizamos também todos que se formaram.

Abraços.

Ryan disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

Preciso de sua ajuda. como posso saber pelo nome, se um rapaz de 23 anos é realmente oficial do Exercito

Marcos Oliveira disse...

Sugiro entrar em contato com o próprio Exército.