12 de dezembro de 2012

Música ao Longe

Interessante como um fato vai puxando outro, sucessivamente. Coincidências...
No post que publicamos ontem, denominado Lounge, fizemos um trocadilho (paupérrimo) com um livro chamado "Música ao Longe".
Uma leitora alertou que o autor do mesmo era o Érico Verissimo: "Música ao Longe é um romance escrito por Érico Veríssimo e publicado em 1936.
A obra retrata a decadência econômica e moral da rica e tradicional família Albuquerque sob o ponto-de-vista de jovem professora Clarissa, personagem do romance homônimo de Érico. Em Música ao longe, a jovem, apaixonada pelo primo Vasco, dá os primeiros passos em direção à vida adulta e à maturidade.
O título do livro remete aos sentimentos de Clarissa, que são como uma "música ao longe", pois ela não tem certeza se eles são mesmo verdadeiros.
O livro foi vencedor do "Prêmio de Romance Machado de Assis", instituído em 1934 pela Cia. Editora Nacional de São Paulo
" (é da Wikipedia).
Ao que respondi: "O Erico (pai do Luis Fernando) Veríssimo foi um dos maiores escritores brasileiros.
Esse eu não li ("Música ao Longe"), mas lembro vagamente de ter lido na adolescência os romances "Clarissa", "Olhai os Lirios do Campo", "Incidente em Antares" e acho que um do volumes de "O Tempo e o Vento", todos do Erico."
Pois bem, ao final do post, nova brincadeira com o assistir a novela antes de ouvir a música lounge (eu estava postando por volta das 21:45h). Depois do comentário da leitora resolvi pesquisar um pouco mais e não é que o livro já teve uma versão televisiva?! 
Vejam:
"Música ao Longe foi uma telenovela brasileira exibida pela TV Cultura entre 30 de agosto e 24 de setembro de 1982, às 19h30. Baseada no romance homônimo de Érico Veríssimo, foi escrita por Mário Prata.
A história é construída do ponto de vista da jovem Clarissa, professora em Jacarecanga, e que vive com a família que, de origem rica, está declinando. Em meio à monotonia da cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul e da tristeza pela dissolução de sua família, a moça sonha com sua aproximação com um primo, Vasco.
Os outros personagens da trama são João de Deus, estancieiro arruinado; Jovino e Amâncio, com dificuldades financeiras, dominados pelo vício; Dona Zezé, uma velhinha que vive voltada para o passado; Cleonice e Pio, noivos há doze anos; Seu Leocádio, o velhote dos mistérios, dono do único telescópio existente em Jacarecanga, charadista, poeta, músico e que entende de almanaques; e, por fim, Vasco, rapaz esquivo, agressivo e misterioso, que desperta Clarissa para o amor." (Wiki).
E descobri que a coincidência com o tema "novela" não terminava aí.
Mês passado fizemos um post chamado Artur Xexéo, o Bairro Peixoto e Djenane Machado. Pois não é que a personagem principal da novela, Clarissa, é vivido pela Djenane Machado! Bem, vocês vão ter que clicar no link e ler o post para entender melhor. Se acharem que vale a pena.
P.S.
Mais algumas informações sobre a versão para a TV de "Música ao Longe" (que eu não vi):
"Mais uma vez Mário Prata adaptava uma obra de Érico Veríssimo para a série "Tele-Romance", da TV Cultura - no ano anterior foi ao ar "O resto é silêncio".
A adaptação mesclava, numa mesma narrativa, duas épocas de história: 1910 e 1935, sem maiores complicações.
A exemplo de Iaiá Garcia, a TV Cultura mais uma vez promoveu um concurso literário incentivando os estudantes a compararem a obra escrita com a adaptação para a televisão.
E, com 17 romances adaptados para a televisão, chegava ao fim a série "Tele-Romance"
."

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao longe eu escuto uma musica suave. Sera real ou fruto das minhas emocoes, sensacoes ou alucinacoes?

Josi disse...

Nunca tinha ouvido falar deste livro nem desta novela. Aguçou minha curiosidade. Post legal!
Bjssss.