17 de outubro de 2009

Boleros

Ontem postei um comentário sobre o filme “Fados” e citei o bolero como um dos retratos da alma latino-americana. Curioso é que lembrei que - apesar de viver catando coisas que acho interessantes no You Tube para colocar aqui – nunca postei um clipe de bolero no Blog. Assim, escolhi para abrir este fim de semana, dois vídeos da mesma música. Trata-se talvez do maior clássico do estilo e vocês já devem ter ouvido pelo menos uma vez: “La Barca”.

Gênero musical pautado pelo romantismo ao extremo, é através do drama de desencontros, impossibilidades, declarações e descobertas amorosas que o bolero sobrevive ao passar das décadas. Notem que, apesar da citada dramaticidade, sua levada rítmica apela para dança, obviamente não uma dança solitária, mas de casais apaixonados.

No primeiro vídeo, a versão original do ótimo cantor Luis Miguel, que é a mais famosa. A montagem contem a letra em espanhol. No segundo, uma apresentação ao vivo do mesmo Luis Miguel só que com a tradução para o português, não em forma de legenda, mas com uma boa narrativa. Interessante as metáforas utilizadas na ótima letra, fazendo referências ao por do sol, enseadas, (im)precisão do navegar, enfim à complicada experiência do viver e do amar. Espero que gostem! Bom fim de semana!
M.C.


Ao vivo, com narração da letra em português (por Roberto Macedo):

Nenhum comentário: